Cerco

Blitz da Lei Seca está rigorosa durante este mês, na Grande Ilha

Trabalho é realizado pela BPRv, em companhia da equipe do Detran-MA; somente nos três últimos fins de semana, 845 veículos foram abordados

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Objetivo das blitze é educar motoristas e reduzir os casos de óbitos no trânsito; a blitz da Operação da Lei Seca é realizada pelo BPRv
Objetivo das blitze é educar motoristas e reduzir os casos de óbitos no trânsito; a blitz da Operação da Lei Seca é realizada pelo BPRv (Operação Lei Seca )

Se beber, não dirija. Muitos condutores estão cansados de ouvir, principalmente pela mídia, este ditame. Mas é verdade que a maioria dos casos de acidente de trânsito decorre da mistura do álcool e direção. Com o objetivo de educar os motoristas e reduzir os óbitos no trânsito, a blitz da Operação Lei Seca, que é realizada pelo Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) e pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), estão sendo rigorosas durante este mês, com adoção da tolerância zero, na Grande Ilha.

Dados da Divisão de Estatística do Detran-MA mostram que somente no decorrer dos cercos realizados nestes três últimos fins de semana um total de 845 veículos foram abordados, 754 testes de etilômetro realizados, 91 recusas e 44 autos a condutores que dirigiam sob efeito de bebida alcoólica, enquanto, no mês passado, foram realizadas mais de mil abordagens durante as operações e somente 3% do número total de condutores, que foram abordados e submetidos aos testes do etilômetro, acabaram sendo autuados por alcoolemia.

“Esse trabalho tem como finalidade salvar vidas por meio da redução dos números de acidentes de trânsito causados por motoristas, sob efeito de bebidas alcoólicas”, esclareceu o subcomandante do BPRv, tenente-coronel Rômulo. Ele ainda informou que as blitze, de forma intensa, já começaram a ter efeito na Grande Ilha, e os óbitos durante acidente de trânsito estão diminuindo na Grande Ilha.

Segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no decorrer deste mês houve apenas duas mortes em acidente de trânsito ocorridos em fim de semana. Um dos casos ocorreu na noite do último dia 4, no Maracanã, e teve como vítima Ivan Pereira dos Santos, de 44 anos. O outro registro foi na noite do dia 23, no bairro João de Deus, e a vítima foi Miguel Lopes Dutra, de 42 anos. No mês passado, o registro foi de quatro óbitos.

Cercos
O tenente-coronel Rômulo afirmou que, durante os cercos na Ilha, os militares da BPRv fazem as abordagens e as vistorias nos veículos, enquanto a equipe de Educação para o Trânsito do Detran-MA atua alertando para a importân­cia de práticas que proporcionam mais segurança no trânsito. Ainda é distribuindo material informativo e realizado o teste do bafômetro.

O último trabalho foi realizado nos dias 23 a 25 e tiveram como pontos as avenidas Daniel de La Touche, Holandeses e Litorânea. Um montante de 343 veículos fo­ram abordados, realizados 312 testes de etilômetro, ocorreram 31 recusas e foram lavrados 20 autos a condutores que dirigiam sob influência de álcool. Como ainda ocorreu uma prisão de um condutor suspeito de embriaguez.

Os cercos também ocorreram durante os dias de 16 a 18 deste mês, nas avenidas São Luís Rei de França, Holandeses e Vale do Rio Pimenta. No decorrer deste período, segundo dados da Divisão de Estatísticas do Detran-MA, fo­ram realizadas 332 abordagens a veículos, 294 testes do etilômetro, 38 recusas e 14 autos lavrados a condutores que dirigiam sob a influência de álcool.

O trabalho que foi realizado no último dia 10, na Avenida Atlântica, nas proximidades da praia do Araçagi, em São José de Ribamar, ocorreram 170 abordagens a veículos, 148 testes do etilômetro, 22 recusas e 10 autos lavrados a condutores que dirigiam sob a influência de bebida alcoólica.

Treinamento
O Detran-MA, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, promoveu, no último dia 20, um treinamento para os servidores, que atuam nas blitze da Lei Seca, como ainda contou com a participação de integrantes do BPRv.

Esse treinamento foi ministrado pelo chefe da Divisão de Estatística do Detran-MA, Pabyo Mendes e apresentou os temas: “Lei Seca: Sua Importância e o Aspecto Social”, “Operação Lei Seca no Maranhão” e “Nova Estrutura da Opera­ção Lei Seca”. Também houve uma palestra proferida pela chefe da Divisão de Controle de Infrações do Detran-MA, Éllyda Nascimento, que tratou sobre “Processos Administrativos de Trânsito”.

Para Pabyo Mendes, o treinamento tem como um dos objetivos padronizar as ações. “Nós aproveitamos para tirar qualquer dúvida sobre legislação e, principalmente, trocar experiências com os profissionais que participam das ações”, declarou.

Esse trabalho tem como finalidade salvar vidas por meio da redução dos números de acidentes de trânsito causados por motoristas, sob efeito de bebidas alcoólicas”Tenente-coronel Rômulo, subcomandante do BPRv(SP)

Operação Lei Seca
A Operação Lei Seca nada mais é do que o ponto de fiscalização das autoridades no cumprimento da Lei Seca pelos motoristas. São as conhecidas e temidas blitze. Nelas, determinados veículos são selecionados para verificação de seus condutores pelo consumo de álcool.

Em certas cidades, é comum ver cinco, dez, quinze pontos de operação da Lei Seca atuando em um mesmo período. Geralmente, ela acontece à noite e aos finais de semana, onde há mais probabilidade de consumo de álcool pelas pessoas.
Essa operação é organizada pelo Governo Estadual em parceria com a polícia militar e os Departamentos Estaduais de Trânsito. Para a eficiência na fiscalização, esses locais e horários escolhidos não são divulgados previamente pelos órgãos responsáveis.

Na tentativa de evitar a fuga por parte do motorista, os locais escolhidos geralmente são vias extensas e sem possibilidade de retorno ou desvio. Também são considerados pontos em que os condutores não consigam visualizar de longa distância.
Enquanto os veículos estão passando, em velocidade baixa, pela Operação, agentes se colocam próximos, selecionando quais serão vistoriados ou não. O motorista que for parado deverá apresentar a carteira de motorista e o Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV), e será convidado a soprar o bafômetro.

SAIBA MAIS

O que é a Lei Seca: De acordo com o Código Trânsito Brasileiro, fica proibido o consumo de álcool, em qualquer quantidade, por condutores de veículos, carros, motos, ou outros. O motorista que for flagrado durante a operação Lei Seca sob efeito de alcoólicos, está sujeito a multa. Além disso pode ter a carteira de motorista suspensa.
Tolerância: A lei, inicialmente, previa uma tolerância de até 0,1mg de álcool registrado no bafômetro ou 0,2mg de álcool presente no exame de sangue. Porém, isso mudou, e a fase tolerância acabou na segunda versão da Lei Seca, no ano de 2011.
Bafômetro: É o nome popular para o etilômetro. É um aparelho que mede o teor alcoólico presente no ar dos alvéolos pulmonares das pessoas. Essa medição é feita a partir de células de combustível revestidas por eletrodos de platina que são capazes de se conectarem com as moléculas do álcool causando uma reação química que gera uma corrente elétrica.
Multa: O motorista que for pego dirigindo alcoolizado pela operação lei seca, é autuado em infração gravíssima, perde sete pontos na carteira e ainda tem de pagar uma multa no valor de R$2.934,70. Ou seja, dez vezes o valor da multa por infração gravíssima. Este valor é dobrado caso o mesmo motorista repita a infração dentro do período de 12 meses.
Tolerância zero: Com a Lei Seca, o nível de álcool presente no sangue tolerado pelo teste do bafômetro é zero. No entanto, algumas situações atípicas podem causar problemas. Se o motorista ingerir um bombom de licor ou utilizado enxaguante bucal a base de álcool, o aparelho poderá detectar presença de álcool num prazo máximo de 15 minutos.

NÚMEROS

845 veículos foram abordados

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.