Perigo

"Valas" em canteiro se tornam armadilhas para pedestres

Buracos já causaram diversos tropeços de pessoas que passam pelo canteiro; um bloco de concreto contendo ferro enferrujado também é outro perigo no local

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Com valas abertas, perigo de pedestre se machucar na calçada é grande
Com valas abertas, perigo de pedestre se machucar na calçada é grande (Vala)

Pedestres reclamam de uma situação que acontece no Jardim Renascença, em São Luís, onde pequenas “valas” estão se tornando armadilhas. Os buracos, localizados em um canteiro na Avenida Colares Moreira, em frente a um shopping center e uma faculdade particular, já causaram diversos acidentes, sobretudo com idosos, de acordo com declarações das pessoas que transitam pelo local.

Pelo menos três buracos podem ser encontrados no canteiro, que fica ao lado de uma parada de ônibus, com grande circulação de pessoas em qualquer horário. Uma dessas “valas” está em frente a uma faixa de pedestre. Por este motivo, não é raro que ocorram tropeços. “Há dois meses, um senhor torceu o pé ao cair no buraco. Ele não viu o buraco no canteiro e teve de ser levado ao hospital”, relembrou um flanelinha, que atua na região há 15 anos.

Ele, que não quis se identificar, contou que não são somente os pedestres que se prejudicam por causa desses buracos, como, também, condutores, principalmente, quando estacionam no local. “Muitos motoristas não olham os buracos no canteiro e aí o carro cai, mesmo. Quando percebem, já aconteceu. As caminhonetes são as que mais caem aqui. Isso acontece praticamente todo dia”, comentou o flanelinha.

Muitas vezes, as pessoas tropeçam nos buracos ao ficarem distraídas, quando estão fazendo ligações ou verificando as redes sociais no celular. “Outro dia, olhei uma menina, acho que era universitária, que pegou uma queda feia aqui. Pelo que vi, ela estava com o celular na mão, vendo algo, e aí tropeçou. O celular dela quebrou a tela”, recordou Maria de Fátima Baltazar, que vende lanches em frente ao canteiro.

Perigo
Outro problema que há no canteiro é um bloco de concreto que contém pequenas barras de ferro enferrujadas. Há relatos de pessoas que tropeçaram e se feriram no ferro, que fica quase camuflado no chão, ao lado de uma planta. Em frente, ônibus param e passageiros descem e no desembarque, o perigo de esbarrar nas barras enferrujadas é maior.

“Já vi gente perdendo unha. Já vi gente quebrando o pé e perdendo sapatos. Isso daí tem que ser retirado logo. Quando causar algo grave, aí vão agir”, declarou o flanelinha. O trecho é constantemente pisado por pessoas que atravessam a Avenida Colares Moreira em direção ao shopping ou em direção à faculdade, o que aumenta o risco de alguém se ferir ali

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.