Artigo

Substantivos e valores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

A consciência leva-nos a propósitos, substantivos e valores que podem ser representados por alguns citados nesta escrita bem como humanidade, espiritualidade, trabalho, força, perdão, responsabilidade, criatividade, amizade, integridade, compaixão, igualdade, felicidade, humildade, paz, honestidade, harmonia, perspicácia, alegria e bondade, nestes substantivos femininos e masculinos nos vêm os atributos peculiares. E quem sabe, isto tudo nos mostre que a confiança no eterno pode mudar as especialidades, qualidades e trazer-nos intensas revelações do que verdadeiramente é o amor.

O substantivo feminino “força” dando a capacidade de alterar o estado físico e o ânimo como resposta na hora da fraqueza, e igual agente de Deus o perdão remindo o infortúnio da ofensa e como indulto a desobrigação do cumprimento da sentença e a justiça sendo somente a característica do que está em harmonia com habitual vivido e o que está certo vem como a maneira perceptível de avaliar o que é direito e justo, reconhecendo o mérito de alguém. Então a “nobreza” como substantivo feminino da alma inclina-se para a modificação necessária, produzindo o substantivo “criatividade” que todos podem tê-lo e alcançar o alvo da determinação.

O substantivo “amizade” como sentimento nos faz assumir a responsabilidade e obrigação de responder por ações que nos faz feliz pela reciprocidade dos gestos de amor, e nos trazendo um nível de equilíbrio eficaz, transformando o nosso ambiente, forma de vida. A vitalidade num estado de boa disposição, bem-estar e nos trás o substantivo feminino “criatividade” que se transforma em qualidade, característica de quem ou do que criamos. Fantasiando, aguçando os talentos que são natos e adquiridos para inventar, inovar e nos mostrar como a amizade nos leva a lugares desconhecidos e bons.

A amizade une-se ao substantivo “compaixão” e suscita um impulso altruísta de atenção a quem se quer ser amigo de verdade, e isto faz bem! Tornando-nos iguais sem diferença de condição ou estima, mostrando-se nas mesmas proporções a honestidade, qualidades e atributos do que é decente, tem inocência e é irrepreensível. Sendo a harmonia num ajuste de ambientes ligados por uma relação, produzindo uma impressão afável e de encanto. Segue-se o substantivo “alegria” num estado de exultação que nos permite participar da vida em conjuntura de felicidade plena, afortunada de companhias boas, e Deus nosso ente interminável, infindável, excelso e vivente por si só nos causa à alegria do existir numa forte afeição, nascidas de laços baseados no amor ágape.

Se tivéssemos a humildade não unicamente como substantivo feminino, mas como virtude caracterizada na simplicidade, teríamos a verdadeira paz sem conflitos, sem discórdia numa relação tranquila, sem apego as futilidades e sim com qualidades, tendo os substantivos “autocontrole e equilíbrio” como visão do presente e futuro esperançoso, eficiente, agregador, cooperador, com foco, resultados da confiança. Respeitando os princípios do substantivo “lealdade” que norteia a honra e o compromisso, crendo nos substantivos cordialidade, lealdade, competência, e fé, sem falhar no cumprir da missão. Sendo igual líquido secreto e determinante, dando condições físicas e mentais para contagiar não só nosso corpo, mas aos outros e lugares. Entendendo e envolvendo-se com a emoção, a razão, substantivos e valores.


Aldinha Blume

Chanceler master, comendadora e membro da Academia Arariense de Letras

E-mail: aldablume2@gmail.com


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.