COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
EM SÃO PAULO, no sempre charmoso restaurante A Bela Sintra. Nos Jardins, o empresário César Bandeira e Thatiana com o filho Carlos Eduardo e a nora Stefanie; em São Luís, no bistrô Alameda Trinta, Thatiana com Ana Elvira Buhatem e sua filha, a médica Thais Buhatem Moreno, que mora em Fortaleza e veio passar o fim de semana nesta Capital
EM SÃO PAULO, no sempre charmoso restaurante A Bela Sintra. Nos Jardins, o empresário César Bandeira e Thatiana com o filho Carlos Eduardo e a nora Stefanie; em São Luís, no bistrô Alameda Trinta, Thatiana com Ana Elvira Buhatem e sua filha, a médica Thais Buhatem Moreno, que mora em Fortaleza e veio passar o fim de semana nesta Capital

Processo Eletrônico
O Poder Judiciário do Maranhão concretizou a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJE) em 107 comarcas instaladas e não-agregadas no Estado.
A última comarca a ter o sistema instalado foi a de Alto Parnaíba, atingindo 100% do cronograma de expansão do uso dessa tecnologia.
Para o presidente do TJMA, desembargador Joaquim Figueiredo, a modernização do Judiciário é uma das apostas centrais da sua gestão, que vem adotando novas práticas e novos conceitos de qualidade e de eficiência.

Natal com prêmios
A CDL São Luís e a Associação Comercial do Maranhão vão realizar a segunda edição do “Natal Show de Prêmios”.
Trata-se de uma campanha promocional para aquecer as vendas do comércio do mês de dezembro, premiando consumidores, vendedores e um lojista.
Já é grande a movimentação dos empresários na aquisição do kit que garante a adesão à campanha.
Afinal, tudo é válido para aquecer aquele que é o principal período de vendas para o varejo mundial.

Concurso do TJMA
Tomem nota: terminam amanhã as inscrições do Concurso de Ingresso de Servidores para o provimento de 63 vagas – distribuídas entre os cargos de Analista Judiciário, Oficial de Justiça e Técnico Judiciário – e formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal efetivo do Poder Judiciário do Maranhão, que estão sendo feitas, via internet, no site www.concursosfcc.com.br.
O concurso está a cargo da Fundação Carlos Chagas (FCC) e os exames serão realizados no dia 29 de setembro.

@print
Pasmem: não é o Twitter. O meio mais usado pelos políticos em busca de informações é o jornal.
Segundo uma pesquisa sobre consumo de informação dos congressistas, realizada pela Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e pelo DataPoder360, os jornais detêm a preferência de 20% dos congressistas entrevistados, seguidos pela televisão (17%), portais de notícia (16%)
e redes sociais (15%).
Além disso, 71% disseram considerar a repercussão de temas na mídia tradicional importante na hora de decidirem seus votos.
Em relação às redes sociais, 98% dos políticos afirmaram utilizar mídias sociais em seus mandatos.
As redes mais utilizadas são o Facebook (31%) e o Instagram (31%). O Twitter (27%) e o YouTube (10%) aparecem na sequência.

A crise midiática da selva
O presidente Jair Bolsonaro, após avaliações das áreas de inteligência do governo identificando uma ação midiática internacional com o objetivo de enfraquecer a imagem do governo brasileiro utilizando fatos inverídicos sobre a Amazônia, estabeleceu vários contatos e recebeu dezenas de manifestações de apoio de chefes de Estado. Do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, e do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, de Israel. Este reconhece os esforços do Brasil no combate aos focos de incêndio na Amazônia.

TRIVIAL VARIADO

Tudo pronto para o grande evento de amanhã, dia 28, no São Luís Shopping. Será um momento de troca e aprendizado sobre moda, beleza e mercado digital. É a proposta do talkshow que O Boticário, a marca mais amada pelos brasileiros, promove.

Tem mais: em parceria com F*hits, a primeira e principal plataforma de influenciadores digitais do país, a marca traz para esta Capital a CEO e fundadora da plataforma, Alice Ferraz, e a influenciadora e beauty artist, Alice Salazar, para um encontro inédito.

Em tempo: o evento, com início previsto para as 19h30, é exclusivo para convidados, imprensa, influenciadores e clientes da marca. Nessa noite, as estrelas F*hits receberão os convidados para um bate papo sobre maquiagem, o mercado de beleza brasileiro, diversidade e o papel dos influenciadores digitais neste contexto.

Para que em gosta de comprar artigos de qualidade com preços baixos, a boa opção é o Happy Day Bazar que o São Luís Shopping realiza nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. Nesses dias, as lojas estarão sinalizadas com até 70% de desconto.

Ninguém ousa contrariar Lula. Por isso, Gleisi Hoffmann tem a permanência garantida na presidência nacional do PT por quanto tempo quiser. O projeto da deputada federal é percorrer todas as capitais. Só aguarda convite para vir a São Luís.

É o giro do carrossel. Deu no site: Bolsonaro muda discurso e retira carta branca prometida a Moro.

A derrubada de árvores tornou-se um comércio bilionário. Junto surgem as queimadas. Com deficit orçamentário do governo federal acima de 160 bilhões por ano,
há dinheiro público para aumentar os contingentes de controle?

O ministro da Economia, Paulo Guedes, está devendo uma agenda para o crescimento e a criação de empregos. Tem crédito junto ao empresariado e conhece muito bem qual o custo da estagnação.
Inúmeros governos, em vez de encaminharem uma reforma estrutural que modernizasse o sistema tributário, criaram impostos e complicaram a vida dos cidadãos. Desconheceram que o salvo conduto para o país sair da crise persistente é a reforma na complicada, assimétrica e casuística legislação tributária.

Em um país cujas dívidas dos governos federal, estaduais e municipais chegam a 5 trilhões e 500 bilhões de reais, é preciso reconhecer o malogro do
passado e salvar o futuro.

As queimadas na Amazônia, circunstância repetida há muitos anos, demonstra que as relações internacionais são sujeitas a ondas de opinião, reações emocionais
e influência de atores com muito dinheiro, escasso conhecimento
e curta visão de seus lances.

Prevista uma sessão de tiroteios na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, quando será votada a proposta que amplia os casos de porte de armas e regula o registro de atiradores esportivos e caçadores.

DE RELANCE

Selo Ambiental
Está certa a comentarista política Carolina Bahia quando diz que é hora do selo ambiental. Depois de mudar de tom em relação as responsabilidades do governo no combate às queimadas e defender o diálogo junto à comunidade internacional, Jair Bolsonaro poderia aproveitar o momento para levar a sério a necessidade de uma política ambiental.

Selo Ambiental 2
Ninguém, claro, espera uma guinada nas posições ideológicas do presidente e de seus apoiadores, nem que se transformem em militantes da causa verde. Mas é fundamental que o Ministério do Meio Ambiente, de fato, entenda que o país precisa de fiscalização rigorosa em diversas áreas, que as estruturas de controle não podem ser desprezadas, que a grilagem e a ampliação da produção nas áreas de florestas precisam ser combatidas e controladas.

Selo Ambiental 3
Esses são problemas que se arrastam por governos, e uma solução efetiva jamais foi encontrada. Mas um clima de que “tudo pode” piora ainda mais a situação. O agronegócio brasileiro é um dos mais competitivos do mundo. O país também pode ser uma potência ambiental, agregando ainda mais valor às exportações. No curto prazo, a Polícia Federal deve investigar a fundo as suspeitas de queimadas criminosas.

Nirvana utópico
Foi lido no encerramento do Festival de Cinema de Gramado, um bonito manifesto em defesa do setor audiovisual. É legítimo que os agentes da cultura falem sobre a sua relevância. Nós, jornalistas fazemos o mesmo. Assim como os médicos, os alfaiates, os coveiros e os neurocientistas. Mas o que mede mesmo a importância de uma atividade não é a aprovação interna, mas sim o reconhecimento externo.

Nirvana utópico 2
Nosso desafio comum é chegar, um dia, a uma espécie de nirvana utópico da existência. Se alguém ameaçar acabar com o futebol no Brasil, jogadores, dirigentes e treinadores não precisarão dizer uma só palavra.
Milhões de pessoas gritarão.

Projeto Flórida
Uma dica importante para os cinéfilos da cidade: disponível na Amazon Prime, o filme Projeto Flórida é um trabalho que precisa ser assistido. O longa de Sean Baker mostra um lado obscuro e desconhecido da atrativa (principalmente para os brasileiros) Orlando. Há muito mais por trás dos parques e da felicidade vendida pela cidade. Tem atuação espetacular da garotinha Brooklynn Prince e de Willem Dafoe.

Projeto Flórida 2
Trata-se de um filme para sentar no sofá e ver o quanto o cinema pode ser feito com sensibilidade, e não somente com dinheiro. O longa passou praticamente imperceptível nos cinemas brasileiros, com poucas salas, mas é uma das histórias mais cruas e emocionantes que já vi.

Pesos e contrapesos
O economista norte-americano Thorstein Veblen, que viveu de 1857 a 1929, previu o que acontece hoje no Brasil: “Em tempo de reformas estruturais e institucionais, a pequena minoria dos prejudicados (não raro, os privilegiados) faz muito barulho contra as mudanças. A grande maioria dos favorecidos por elas reage com indiferença e, não raro, com ignorância.”

Calçados JEF
Logo mais, a partir das 19h, os empresários Cláudio e Aurina Fernandes inauguram a primeira JEF Calçados no São Luís Shopping. Especializada em calçados masculinos há mais de 10 anos, contando uma história com padrão de qualidade e sendo referência no setor de calçado, a JEF tem o propósito de criar e despertar experiências de felicidade, realização e satisfação. A JEF é uma das marcas que mais investe no seu produto para oferecer uma peça com design autoral, exclusivo e extremamente confortável.

Para escrever na pedra:
“A arte não é só talento, mas sobretudo coragem”. De Glauber Rocha (1939-1981).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.