Delícias do Maranhão

Festival Mercado das Tulhas traz vida nova à culinária do MA

O melhor da gastronomia, com mais de 40 chefs convidados, utilizando produtos da terra e inovando o paladar regional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

[e-s001]O III Festival Mercado das Tulhas: da semente ao sorriso – realizado gratuitamente, até o dia 28, no Grand São Luís Hotel, Mercado das Tulhas e nas imediações do Centro Histórico – reúne, desde ontem, mais de 40 chefs e convidados. O propósito do evento – promovido pela Associação Maranhense de Artesãos Culinários (Amac) – é proporcionar, em interação com o público, experiências gastronômicas inusitadas, na troca de conhecimento, apresentação de deliciosos pratos, doces e salgados, bebidas e produtos, tudo a partir da culinária regional do Estado do Maranhão, sempre das 8h às 19h.

O coordenador da Amac e do Festival, o chef Júnior Ayoub, aponta o foco permanente do encontro a valorização do Mercado das Tulhas. A capacitação é um dos eixos da parceria da Amac com o Mercado das Tulhas. “Por meio de palestras de boas práticas, em parceria com o Senac, levamos os feirantes aos nossos restaurantes para orientar quanto ao uso integral dos alimentos, como em relação à casca de camarão, antes jogada fora, e que pode se transformar em caldo de cabeça de camarão. Isso vai melhorar a renda e qualidade de vida deles, agregar valor ao negócio”, explicou o organizador.

A programação, iniciada ontem e que se se estende até amanhã, está distribuída em cinco espaços no Grand São Luís Hotel, no Centro Histórico de São Luís:

Banquete de Palavras
Espaço no qual acontecem palestras temáticas e minicursos, abordando desde o comportamento até empreendedorismo.
Minha Feira
É o Mercado das Tulhas, ponto de encontro entre chefs, público do Festival e frequentadores habituais para uma vivência da cultura gastronômica do local.
A Cozinha
Neste local, frutas, verduras, legumes, ingredientes locais e vários tipos de carnes se transformarão em verdadeiros banquetes salgados de sabores inusitados, com toque regional, a partir da releitura dos chefs e professores da culinária, de renome regional e nacional.
A Confeitaria
Onde os amantes do doce e da massa vão conhecer as tentações do prazer gastronômico por meio de combinações inovadoras e irresistíveis feitas pelos chefs locais e convidados.
No Balcão do Bar
Destinado aos maiores de 18 anos, apreciadores de bebidas alcoólicas à base de produtos da terra e artesanais, com um toque de conhecimento como a respeito do negócio e de como encantar o cliente.
Água na brasa
Funcionará na área do parque e churrasqueira, com exploração do peixe, porco, bivalves, aves, defumados e legumes, com técnicas culinárias variadas, misturando ar, terra, fogo e água, respeitando os elementos e a procedência dos ingredientes. O fogo é paixão, um convite para a troca, uma conversa de velhos amigos, para partilhar conhecimentos em espaço onde voltaremos às raízes do cozinhar.

[e-s001]Da semente ao sorriso
O resultado de dois projetos desenvolvidos por alunos do IFMA “Semente de Maré”, coordenado pela professora. Izabela Funo, e “Sabores e Memórias”, sob responsabilidade da professora Graziela Suzuki, será apresentado no festival. O primeiro diz respeito à coleta de sementes (tamanho pequeno) de ostras e de sururu, estudo em laboratório e envio de parte disso para o curso de culinária da instituição. O segundo, a partir desses insumos, estudantes são estimulados a identificarem sabores maranhenses em suas memórias e a partir disso, apresentar preparos inovadores para a gastronomia local, no espaço “Banquete de Palavras”.

A união de ambas as iniciativas será apresentada no Festival do Mercado das Tulhas. Um dos pratos será “Terra, Mangue, Maranhão”, feito com creme de sururu, servido com sururu crocante, a ser preparado por Edna Silva, Kesia Fernanda Brito e Walda Lúcia Gonçalvez e a Tortilha de farinha de puba, feito por Laurência Melonio, Rosilene Silva e Rosário Sousa.

O outro, “Ééééguas”, é de autoria dos alunos Anderson Campos, Ana Célia Brito, Lucas Carvalho e Miércio Rodrigues, com participação do chef Danilo Dias. Os ingredientes desta apetitosa mistura são: frango caipira, jerimum e flores de abóbora, ao molho e acerola picante.

HISTÓRICO DO MERCADO DAS TULHAS

O espaço que hoje é conhecido como Mercado das Tulhas teve seu início em 1805. Na época, o terreno era alagado e, ao ser aterrado, recebeu o primeiro nome: Terreiro Público. A partir daí, o lugar passou a ser referência no comércio da cidade, por ocorrer muitas transações comerciais por ali. “Em 1861, por meio de um decreto do governo da época, o nome Casa das Tulhas foi escolhido e perdura até os dias de hoje, e remete ao fato do lugar ter sido um centro de abastecimento. “Já o nome Tulhas, significa venda ou armazenamento de cereais”, relembrou seu Raimundo Costa, conhecido como “O Corinthiano”, vendedor de cachaças artesanais e afrodisíacas do mercado.

SAIBA MAIS

O Festival Mercado das Tulhas – realizado em parceria com as secretarias de Turismo, Cultura e do Governo do Estado do Maranhão, Grand São Luís Hotel, Embrapa Maranhão, Senai, Sebrae, Mercado das Tulhas, Hipperpan, Ceuma, IFMA, Senac, Taguatur, Esquina da Arte, Olívio J. Fonseca e Toca da Lagosta – ainda contará com participações especiais de convidados regionais, como quebradeiras de coco, comunidades rurais, e de outros estados, entre eles especialistas no jornalismo gastronômico, além de programação cultural embalada por ritmos – desde o Choro até instrumentos como trombone. O talento e charme do artesanato da Esquina da Arte, além de decorar ambientes do evento também fechará o evento, com a Feirinha Criativa, uma linda exposição de artesanato na rua Portugal, embalada pelo bumba meu boi.

SERVIÇO


O quê: III Festival Mercado das Tulhas: Da semente ao sorriso
Quando: Até quarta-feira, 28
Horário: 8h às 19h (Oficinas, palestras, aulas-show); 17h30 às 22h, no Mercado das Tulhas, no Centro Histórico
Onde: Grand São Luís Hotel - R. Dom Pedro II, 299 – Centro.
Inscrição geral para acesso ao evento: https://www.sympla.com.br/festival-mercado-das-tulhas__605563
Inscrições para as atividades em Sala (A Confeitaria, A Cozinha e Banquete de Palavras): serão realizadas por ordem de chegada, no Balcão de Credenciamento, no Grand São Luis Hotel.

[e-s001]RECEITA

Um dos pratos a serem apresnetados durante o evento é o cheesecake de jambo, criado pelos chefs Adriano e Rafael. O Estado traz a receita.

Ingredientes
800 gramas de cream cheese
250 gramas de leite fresco
200 gramas de açúcar refinado
250 gramas de ovos
1 fava de cumaru
1 colher de chá de especiarias
1/2 raspa de limão siciliano

Base Sablê
200 gramas de trigo
200 gramas de manteiga
100 gramas de açúcar

Modo de Preparo
Na batedeira, colocar creamcheese, creme de leite e o açúcar e bater por 10 minutos.
Adicionar os ovos, o cumaru e as raspas de limão.

Coulli de Jambo

Cortar o Jambo em cubinhos
1 xícara de acu
1 xícara de chá de flor de vinagreira (hibiscus)
Deixar ferver até desmanchar e depois passar no mix

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.