Procedimentos

Mobilização marca o Dia de Reanimação Cardiopulmonar em SL

Ação mobilizou médicos e acadêmicos da área de saúde também nas cidades Caxias e Imperatriz, ensinando manobras de reanimação à população

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Técnicas de reanimação até a chegada do socorro médico foram ensinadas em shoppings da capital
Técnicas de reanimação até a chegada do socorro médico foram ensinadas em shoppings da capital (cardiopulmonar)

São Luís - Aprender a realizar os procedimentos corretos que podem salvar vidas foi o objetivo de quem participou das ações do Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, realizado no último sábado, 24, em diversos municípios do país. No Maranhão, as cidades de São Luís, Caxias e Imperatriz receberam o evento. Na capital, as ações ocorreram nos shoppings Rio Anil e São Luís e reuniu centenas de pessoas interessadas em aprender as técnicas de reanimação até a chegada do socorro médico.
Durante a ação, as pessoas aprenderam a fazer a reanimação cardiopulmonar em adultos, bebês e a utilizar o Desfibrilador Externo Automático (DEA), equipamento necessário para reversão de algumas arritmias cardíacas. Esse aparelho pode ser utilizado por qualquer pessoa e deve estar disponível em locais de grande circulação, como shopping, aeroportos e academias de ginástica. Na ocasião, foram repassadas também formas de socorro em caso de engasgo e asfixia por alimentos em bebês.

Procedimentos
“É muito importante que a população esteja preparada para prestar este tipo de assistência fundamental até a chegada da equipe médica. São procedimentos que consistem em compressões torácicas e ventilações de resgate para manter a pessoa em condições de receber o suporte avançado e a desfibrilação e assim, se reverter o quadro. É importante dizer que a cada um minuto de retardo nas manobras, se reduz em 10% as chances de vida deste paciente”, explica o coordenador do Centro de Simulação Realística do Hospital São Domingos, médico Luís Carlos Bernardino Junior.

Ajuda
O profissional ressalta que 85% das paradas cardiopulmonares ocorrem fora das unidades de saúde e que, por isto mesmo, é tão importante que a população esteja preparada para realizar os procedimentos. E foi isto que foi ensinado para quem passou pelo shopping Rio Anil no último sábado. “Achei a ideia muito boa, porque é sempre muito importante a gente estar preparado para prestar ajuda em casos assim e com o treinamento, ficamos mais seguros em realizar as manobras”, disse o estudante Dener Rodrigo, que estava passeando no shopping quando soube do treinamento.
Durante o treinamento, as pessoas aprenderam que a reanimação deve ser feita logos nos primeiros minutos da ocorrência da parada cardiorrespiratória e continuada até a chegada do socorro médico. “Este evento é muito importante por isto, pois leva informações fundamentais para as pessoas e as habilita a fazer as manobras que aqui são ensinadas por acadêmicos da área de saúde”, destaca Paulo Gabriel Sacramento, que integra a comissão organizadora do evento.
Ele explicou que, em São Luís, a ação chega à sétima edição neste ano. “Em 2018, foram treinadas 9.900 pessoas em todo o país. Em São Luís, foram 1.600 orientadas sobre as técnicas corretas de reanimação cardiorrespiratória em adultos, crianças e bebês”, relata Paulo Gabriel. Para o repasse das técnicas, os médicos e acadêmicos utilizam manequins que simulam o corpo humano.

Movimento

Realizado pela Liga Acadêmica do Trauma e Emergência do Maranhão (LATE), a ação teve o apoio do Hospital São Domingos e reuniu médicos e acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e outras instituições. O movimento, criado no Maranhão em 2013, ocorreu em 19 estados e 34 cidades do país, com 39 pontos de atendimento à população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.