Combate a queimadas

Com ajuda de Bolsonaro, Maranhão tenta sair da liderança de ranking de queimadas

De acordo com o "Relatório Queimadas", do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), o Maranhão lidera focos de queimadas no Nordeste

O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
O Maranhão lidera os focos de queimadas no Nordeste.
O Maranhão lidera os focos de queimadas no Nordeste. (Queimadas)

MARANHÃO - A ajuda solicitada pelo Governo do Estado - e já garantida pelo Governo Federal - para o combate a queimadas no Maranhão, deve ajudar o estado a sair da ponta de um incômodo ranking.

De acordo com o “Relatório Queimadas", do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), de 154.811 focos de queimadas no país, registrados no segundo trimestre de 2019, 17.944 focos foram identificados no Nordeste, “sendo que destes, 39.9% foram registrados no Maranhão”.

Isso coloca o o território maranhense como a principal área de queimadas em todo o Nordeste. O levantamento é realizado como base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Entre os Estados com maior quantitativo de focos de queimadas na região nordestina, o Maranhão ocupou o primeiro lugar, com 7.164 focos no segundo trimestre de 2019, seguido pelos estados da Bahia, com o total de 6.189 (34.4%) e o Piauí, com 3.416 (19.03%) focos”, aponta o documento do Imesc, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos.

Segundo o relatório, os números só não foram maiores porque neste ano choveu demais no Maranhão.

Entre os municípios com maior concentração de focos no Estado, no acumulado dos meses de abril, maio e junho destacam-se: Balsas, Mirador, Fernando Falcão, Carolina, Riachão, Grajaú, Loreto, São Félix de Balsas, Alto do Parnaíba e Sambaíba. Nesses, houve aumento das queimadas em relação a 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.