Melissa Marão - Relações Públicas e Consultora de Imagem e Estilo

Para realçar a personalidade de cada um

De Relações Públicas a Consultora de Imagem e Estilo, essa foi a trajetória de Melissa Marão que mudou o curso da sua vida para contribuir com a transformação de outras pessoas

Bruna Castelo Branco, Editora do Alternativo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Melissa Marão: “É um trabalho feito com amor, é um dom que Deus me deu”
Melissa Marão: “É um trabalho feito com amor, é um dom que Deus me deu”

SÃO LUÍS - Depois de 23 anos atuando como Relações Públicas, Melissa Marão decidiu mudar: E se ao invés de cuidar da comunicação de uma empresa se dedicasse à identidade visual das pessoas?

Como a resposta para essa pergunta foi sim, ela ajustou as velas do barco para uma nova aventura e hoje atua como Consultora de Imagem e Estilo, uma função que a cada dia tem ganhado seu espaço como essencial para harmonizar a comunicação visual das pessoas.

A mudança não veio ao acaso, ligada ao universo da moda desde criança, Melissa tinha uma inspiração especial: a sua avó Helena Moraes Correia. “Trabalhei na minha área de formação durante 20 anos, mas essa relação com a moda e com as pessoas é bem antiga, desde muito cedo tinha verdadeira fascinação por essa área. Incentivada pela minha avó, eu fui aprendendo com ela no dia a dia, nos seus looks sempre impecáveis, na maneira de se comportar, como tratar as pessoas, de criar seu estilo próprio, de ser você. Chegou o momento de fazer o que eu realmente gostava, com o que me identificava, aquilo que todo mundo diz, é a sua cara”, relembra.

A vocação para escolher as peças certas e montar seus looks de acordo com a ocasião, era algo que já fazia parte de sua vida. Melissa era a consultora informal para suas amigas. “Quando ia as compras meu olho sempre batia certinho naquela peça funcional que vai bem com tudo. Adorava montar looks, sempre fiz isso com o maior prazer. Parecia que era uma diversão para mim e hoje quando me vejo montando os looks das minhas clientes compreendo porque é tão prazeroso o trabalho e porque consigo fazer verdadeiras transformações com o que elas têm dentro do armário. Isso acontece porque é um trabalho feito com amor, é um dom que Deus me deu”, conta.

Além da diversão, teve um fato que acabou sendo determinante para que ela decidisse mudar de carreira. “Vou contar o que me fez decidir trabalhar nessa área. Fui a personal Stylist da amiga Ana Gabriela Borges para um casamento que fomos fora do país. Durante todo o evento era visível a alegria dela, um sorriso diferente. Dava pra ver que ela estava se sentindo linda! Os elogios não paravam de chegar, tanto on-line quanto ao vivo. Quando voltamos para o quarto ela se deitou na cama e disse: ‘Que sensação maravilhosa estou sentindo, como é bom ser elogiada e se sentir bem’. A partir daquele momento eu encontrei meu propósito: levar para outras mulheres aquela sensação que pude ver com a minha amiga. Fazer com que todas se sintam sempre lindas por dentro e por fora. Eu tenho conseguido realizar isso. São muitos e muitos depoimentos que recebo das minhas clientes e eu sou só gratidão a Deus por isso”, orgulha-se.

Melissa Marão, antes de trabalhar na área, já era consultora informal das amigas
Melissa Marão, antes de trabalhar na área, já era consultora informal das amigas

Estudo

No entanto, mesmo com a vocação e o sucesso que fazia entre amigas, quando Melissa decidiu trabalhar com a consultoria de imagem e passar conhecimentos sobre a autoimagem para outras pessoas, ela partiu para novos desafios e se aprimorar naquilo que gostava de fazer e fez vários cursos tanto no Brasil quanto no Exterior. Formou-se em Coaching Integral Sistêmico pela Febracis, participou de cursos em Portugal, São Paulo, Porto Alegre, ligados à consultoria de estilo, moda, coloração pessoal, entre outros.

A partir de então, passou a atuar como Consultora de Imagem e Estilo. Um trabalho minucioso e com várias etapas. Primeiro a entrevista com a cliente, para compreender a imagem que ela quer passar, depois análise do tipo físico para a escolha da modelagem que mais favorece e realça os pontos fortes daquele biótipo, coloração pessoal, que é um trabalho importante na identificação da cartela de cores mais adequada para realçar a beleza natural de cada pessoa, triagem do closet, proposta de identidade visual, personal shopping, ida ao salão e dicas de montagem de looks.

A consultora de Imagem e Estilo Melissa Marão em ação
A consultora de Imagem e Estilo Melissa Marão em ação

A consultoria completa demora em média de 6 a 8 encontros e é personalizada. Ou seja, cada pessoa é tratada como única, a personalidade, os objetivos que deseja alcançar. Os resultados aparecem com o retorno das clientes e também na satisfação da consultora em, de alguma forma, contribuir para auxiliar pessoas a, até mesmo, melhorar a autoestima.

“Ver algumas pessoas chegarem cabisbaixas, com autoestima baixa e olhar triste e depois conseguir enxergar a transformação, o brilho nos olhos, o amor próprio, a empolgação em querer aprender é uma sensação inexplicável, é algo mágico”, define.

Saiba mais

Conheça mais do trabalho no Instagram: @melissamarao_

O que digo é que todo esse processo de autoconhecimento que trabalhamos na consultoria de imagem é algo valiosíssimo, você se conhece, sabe o que lhe valoriza, encontra o seu estilo, aprende a fazer compras assertivas e o bem-estar e a alegria começam a fazer parte do seu dia a dia. É um processo que todos nós devíamos tentar. Quem já fez a consultoria de imagem afirma que vale muito a pena”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.