Seguro

Núcleo do TJMA busca reduzir judicialização de demandas do DPVAT

De acordo com o Nupemec, as medidas a serem implementadas darão mais celeridade ao recebimento de pedidos de pagamento do seguro e agilidade do procedimento para a seguradora e vítimas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Reunião discutiu os canais que permitam às vítimas de acidentes de trânsito maior acesso ao seguro DPVAT
Reunião discutiu os canais que permitam às vítimas de acidentes de trânsito maior acesso ao seguro DPVAT (Divulgação)

SÃO LUÍS - O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensual de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Maranhão, juiz Alexandre Abreu, reuniu-se com representantes da Seguradora Líder para discutir formas de a empresa ampliar os canais que permitam às vítimas de acidentes de trânsito maior acesso ao seguro DPVAT. As medidas a serem implementadas darão mais celeridade ao recebimento de pedidos de pagamento do seguro e agilidade do procedimento para a seguradora e vítimas, além de reduzir a judicialização das demandas que podem ser resolvidas na esfera administrativa.

A reunião, realizada na quarta-feira (21), na sala de audiências da 15ª Vara Cível de São Luís, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), foi solicitada pelo Núcleo. O juiz Alexandre Abreu explicou que a iniciativa decorre da necessidade de se abrir mais canais de acesso para o cidadão ao DPVAT. As unidades de saúde que atendem as vítimas de acidentes de trânsito devem oferecer a essas pessoas as orientações e documentações necessárias para o recebimento do seguro; e a seguradora também acolher esse material e ampliar os canais para recebimento dos pedidos de pagamento.

Judicialização

A ouvidora da Seguradora Líder, Gisele Garuzzi, disse que a empresa procura, via diálogo, ampliar meios e formas de reduzir a judicialização dos pedidos de indenização do DPVAT, resolvendo administrativamente as demandas. Durante a reunião com o magistrado ela apresentou as medidas que estão sendo adotadas para dar ao cidadão maior conhecimento sobre o seguro e como podem dar entrada nos pedidos de pagamento junto à seguradora, sem intermediários.

Segundo Gisele Garuzzi, a empresa vem ampliando os pontos de atendimento ao cidadão. Há oito mil pontos, a maioria nos Correios, nas capitais e cidades do interior. Em 2018, foi lançado, ainda, um aplicativo que soma já mais de 100 mil downloads e permite que a solicitação do DPVAT seja feita diretamente à seguradora.

A ouvidora ressaltou que hoje há mais de 70 leis, entre legislação federal, estadual e municipal, que obrigam a divulgação do DPVAT em hospitais, delegacias de polícia, funerárias, transportes públicos, dentre outros espaços. Em São Luís, por exemplo, existe a Lei nº 4.581/2006, que dispõe sobre afixação de orientação sobre esse seguro em unidades de serviços de saúde públicos ou privados e funerárias do município

Números do DPVAT

De janeiro a junho de 2019, o Maranhão contabilizou, nas três coberturas do Seguro DPVAT, 6.797 indenizações pagas, um aumento de 0,56% em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o ano de 2018 no estado, 12.772 pessoas receberam o seguro nas três coberturas, sendo 76% do sexo masculino.

No Brasil foram mais de 328 mil indenizações pagas no ano passado e no primeiro semestre de 2019 já somam mais de 155 mil. O seguro é destinado a pessoas transportadas ou não, na condição de motoristas, passageiros e pedestres. É direcionado às coberturas por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas.

Os números foram apresentados durante a reunião no Fórum de São Luís. A ouvidora falou também sobre a arrecadação do DPVAT e a distribuição desses recursos. Segundo ela, 45% vão para o Fundo Nacional de Saúde (FNS); 5% para o Denatran; e 50% para o pagamento de indenizações e reservas. Atualmente há 73 seguradoras participantes do Consórcio DPVAT no Brasil.

Pela seguradora, participaram da reunião também Paulo Leite, Álvaro Fernandes e Aline Anhezini; pela Secretaria Estadual de Saúde estiveram presentes Mayrlan Avelar, Karen Anne Reis e Lídia Cunha; além das secretárias do NUPEMEC e do 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos, Ana Larissa Serra e Bruna Diniz

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.