Cinema

"Matrix" vai ser exibido em projeto filosófico

Filme será exibido neste sábado, às 19h, no projeto Filosofilme, da Nova Acrópole; evento é gratuito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Cena do filme "Matrix"
Cena do filme "Matrix" (matrix)

SÃO LUÍS- O projeto Filosofilme, realizado pela Nova Acrópole São Luís (Ponta do Farol), exibe neste sábado, às 19h, o filme “Matrix” (1999) e depois do filme haverá um debate sobre as referências filosóficas presentes na obra.O evento, gratuito, será realizado no jardim da sede da Nova Acropóle São Luís.

A obra, que tem classificação indicativa de 14 anos, tornou-se um marco no cinema. Dirigida por Lana Wachowski, Lilly Wachowski e com Keanu Reeves no elenco, o filme conta a história de Neo Anderson, um jovem programador é atormentado por estranhos pesadelos nos quais sempre está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro.

À medida que o sonho se repete, ele começa a levantar dúvidas sobre a realidade. E quando encontra os misteriosos Morpheus e Trinity, ele descobre que é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

O filme relação ao que ensinaram os grandes Filósofos através do tempo, com ênfase na maneira magistral que apresentou este dilema pela busca da Realidade, o Filósofo grego Platão, por meio do seu famoso mito da caverna.

O mito da caverna, como também é conhecido, é um diálogo platônico apresentado no livro VII da República e tem como interlocutores Sócrates e Glauco. Sócrates apresenta uma situação na qual escravos se encontram presos no fundo de uma caverna com os olhos voltados apenas para o fundo dela.

Atrás deles há uma fogueira e, por trás dela, passam pessoas e objetos. Através do fogo, os objetos geram sombras que são projetadas de maneira distorcida na parede da caverna. Tudo que esses escravos conhecem até então são essas sombras e os ecos dos sons propagados do lado de fora. Isso para eles é todo o mundo.
Em um dia qualquer, um dos escravos consegue se soltar e caminha em direção à saída da caverna. Quando finalmente sai, ele descobre um mundo totalmente diferente do que conhecia antes.

Serviço
O quê Projeto Filosofilme com exibição do filme “Matrix”

Quando Neste sábado, às 19h

Onde Nova Acrópole (Ponta do Farol)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.