Devoção

Festa do Menino Jesus de Praga será encerrada neste domingo, na Cohama

Evento religioso foi iniciado no dia 16 deste mês com novena e missa; o ponto alto da festa é a procissão que acontece neste domingo, com concentração na praça do Letrado, no Vinhais, a partir das 16h30

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Festejo do Menino Jesus de Praga será encerrado neste domingo, 23, na Cohama
Festejo do Menino Jesus de Praga será encerrado neste domingo, 23, na Cohama (Divulgação)

SÃO LUÍS - Acontece neste domingo, 25, o encerramento da festa em homenagem ao Menino Jesus de Praga, no bairro Cohama. O ponto alto do evento religioso será a procissão, com concentração às 16h40, na Praça do Letrado, no Vinhais, que seguirá pelas ruas do bairro até a igreja do santo, onde será celebrada missa campal.

A festa que tem o tema “Menino Jesus, caminho para a paz e santidade”, foi iniciada no dia 16 deste mês com programação diária de novena e missa, com a participação de muitos devotos. Neste sábado, 24, após a novena ( 18h30), acontece missa ( 19h) e, em seguida, haverá show com a cantora Teresa Canto no largo da igreja, com a venda de comidas típicas.

História

O Menino Jesus de Praga é famosa imagem de Jesus menino venerada na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga, República Checa. Acredita-se que a imagem tenha sido esculpida no século XVI na Espanha, num mosteiro entre Córdoba e Sevilha, como uma cópia de uma outra estátua do local.

A estatueta tem 47 centímetros de altura e é feita de cera, com um núcleo de madeira. Os devotos têm ao longo do tempo ofertado muitos vestidos ricamente bordados, que são trocados ocasionalmente. Sua fama de produtora de milagres data desde quando ainda pertencia a uma família espanhola, e os prodígios que operaria, segundo os que creem, não cessaram de se multiplicar até o presente, tornando-se uma devoção extremamente popular não só na cidade, mas se espalhando por todo o mundo católico.

A imagem vem sendo disseminada largamente através de réplicas e folhetos impressos. Anualmente milhares de peregrinos vão a Praga prestar suas homenagens a Jesus sob esta invocação, pedir graças e agradecer outras já recebidas, e em muitos lugares foram fundados debaixo de sua proteção templos e grupos de oração.

.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.