Rally dos Sertões

Fábio Cadasso estreia na categoria quadriciclo no Rally dos Sertões

Maranhense estreia na categoria quadriciclo em sua oitava participação no maior rally das Américas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Fábio Cadasso já competiu de caminhão, carro e motos
Fábio Cadasso já competiu de caminhão, carro e motos (FABIO CADASSO )

SÃO LUÍS - Movido a desafios e tendo a adrenalina como combustível, o piloto maranhense Fábio Cadasso estreia na categoria quadriciclo em sua oitava participação no maior rally das Américas – o Rally dos Sertões. A 27ª edição do Sertões começa neste domingo (25), em Campo Grande (MS), e termina no dia 1 de setembro em Aquiraz (CE).

No Rally dos Sertões, Fábio Cadasso já competiu de caminhão, carro e motos. Em quase todas as suas participações, Fábio trouxe pódio para o Maranhão, com destaque para o vice-campeonato na categoria Carros Productio TR4, em 2016. Mas neste ano, ‘superação’ é a palavra que define essa oitava participação do piloto. Recuperado de um acidente de moto na edição passada dos Sertões, Fábio recebeu liberação médica no mês de abril para voltar a competir.

“Voltar a correr foi a melhor coisa que fiz. Ano passado, o acidente de moto foi uma faltando 9km para completar a quinta etapa do Rally. Um UTV me ultrapassou, precisei desviar e bati em um galho. Quebrei 3 costelas e tive um edema no pulmão. Estou recuperado e pronto para encarar esse desafio no quadriciclo. Quero me tornar o primeiro piloto nos Sertões a competir em todas as categorias. Agora só falta a categoria UTV. Mas, por enquanto, o foco é nos quadriciclos ”, afirma Fábio.

O desafio desta 27ª edição dos Sertões será cruzar seis estados, em oito dias, e completar o percurso de 4.887 km, sendo 2.852km de especiais com terrenos variados, até a chegada em Aquiraz (CE) no dia 1 de setembro. A competição reúne 302 competidores em 187 veículos. A prova mais importante do off-road nacional tem representantes de 163 cidades brasileiras e 21 estados e o Distrito Federal.

Mais dificuldades

O roteiro da prova mostra um nível de dificuldade bem alto, com especiais mais longas, deslocamentos complexos e uma etapa maratona, no deserto do Jalapão (TO), onde os veículos ficarão sem assistência técnica por 36 horas.

Em relação à mudança de categoria, Fábio analisa que no quadriciclo é preciso ter atenção redobrada na navegação e no momento das curvas, pois o quadriciclo pesa muito. O convite para correr de quadriciclo veio da equipe Pro Rally de Fortaleza. Mas Fábio segue como representante da equipe Cadasso Racing do Maranhão.

“A expectativa sempre é conseguir pódio para o Maranhão. Mas no final, quando terminarmos, independente de resultados, vemos que somos verdadeiros vencedores. Só que encara o Sertões sabe o nível duro dessa competição. Estou confiante nos meus equipamentos e na minha equipe. E agradeço ao Governo do Estado do Maranhão, a Sedel e ao Grupo Mateus por mais um ano de parceria”, destaca o piloto Fábio Cadasso, que aos 53 anos acumula uma experiência de 27 anos em competições de rally.

O piloto Fábio Cadasso tem o patrocínio do Grupo Mateus e Governo do Estado do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Roteiro Rally dos Sertões 2019 – 24/8 a 1º/9

24/08 – Prólogo – Campo Grande/MS

1ª etapa – 25/08

Campo Grande – MS/ Costa Rica – MS
Trecho Cronometrado– 415km
Total: 487km

2ª etapa – 26/08
Costa Rica – MS/ Barra do Garças – MT
Trecho Cronometrado – 530km
Total: 639km

3ª etapa – 27/08
Barra do Garças – MT/ São Miguel do Araguaia – GO
Trecho Cronometrado – 420km
Total: 727km

4ª etapa – 28/08
São Miguel do Araguaia – GO/ Porto Nacional – TO
Trecho Cronometrado – 277km
Total: 571km

5ª etapa – 29/08
Porto Nacional – TO/ São Félix do Tocantins – TO
Trecho Cronometrado – 300km
Total: 435km

6ª etapa – 30/08
São Félix do Tocantins – TO/ Bom Jesus – PI
Trecho Cronometado – 540km
Total: 542km

7ª etapa – 31/08
Bom Jesus – PI/ Crateús – CE
Trecho Cronometrado – 320km
Total: 941km

8ª etapa – 01/09
Crateús – CE/ Aquiraz – CE
Trecho Cronometrado – 30km
Total: 405km

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.