Golpe

Preso no Maranhão hacker que agia no Rio de Janeiro

Maranhense Paulo Heitor Campos Pinheiro era procurado por integrar organização criminosa com atuação em Barra Mansa e seu comparsa é procurado

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

SÃO LUÍS - Paulo Heitor Campos Pinheiro foi preso ontem em São Luís, durante a quarta fase da operação Open Doors, que combate uma organização criminosa, sediada em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, liderada por hackers que praticam diversos crimes patrimoniais, em especial a subtração de valores de contas bancárias de terceiros por meio de transações fraudulentas.

Esse cerco policial contou com a participação de representantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com apoio da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) e do Gaeco do Ministério Público do Maranhão. Ainda falta prender Richard Lucas da Silva Miranda.

A operação é um desdobramento da segunda fase da Open Doors, envolvendo, desta vez, a ocultação de patrimônio do denunciado Richard Lucas da Silva Miranda em conta bancária de titularidade da empresa PHC Pinheiro, sediada no Maranhão e que tem como dono o outro denunciado, Paulo Heitor Campos Pinheiro.

Apreensão de cartão

Durante a segunda fase da operação, Richard, um dos líderes da organização criminosa, teve apreendido um cartão bancário em nome da empresa e a partir da quebra do sigilo bancário do hacker, foi verificado que Paulo utilizava-se da pessoa jurídica para a prática de crimes de lavagem de dinheiro. Com a identificação da conta, foi verificada intensa atividade criminosa, destinada à ocultação e movimentação do patrimônio ilícito da quadrilha.

Durante as investigações, os denunciados, em atuação conjunta com outras pessoas, estruturaram-se em uma organização criminosa voltada para a prática de centenas de crimes de furtos qualificados, em especial por intermédio de fraudes bancárias, obtendo vantagens ilícitas que se aproximaram de R$ 30 milhões. Somente entre maio de 2017 e setembro de 2018, por 252 vezes e em diferentes locais, Richard e Paulo, por intermédio da PHC Pinheiro, ocultaram e dissimularam um total de R$ 1.513.000 provenientes, direta ou indiretamente, de infrações penais.

Contas lesadas

A operação Open Doors foi inicialmente deflagrada em agosto de 2017 após investigações apurarem que ‘hackers’ burlavam a segurança bancária e conseguiam acesso aos dados dos titulares das contas lesadas, apropriando-se de senhas, CPF, nº de agência e conta e nome completo dos titulares. Com essas informações, eles solicitavam que outras pessoas, conhecidas como “cabeças”, lhes fornecessem contas de ‘laranjas’ para que pudessem direcionar o dinheiro subtraído das vítimas, utilizando-o para proveito próprio. Na 3ª fase desse cerco policial teve com objetivo cumprir três mandados de prisão de integrantes da organização criminosa, também denunciados por lavagem de dinheiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.