Literatura

Poesia em noite de lançamento

Obra "danações", de Jorge Abreu, será lançada hoje, às 18h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Livro marca a estreia de Jorge Abreu na literatura
Livro marca a estreia de Jorge Abreu na literatura (Jorge Abreu)

São Luís - A estreia do jornalista Jorge Abreu na literatura acontece com a publicação do livro “danações”, que será lançado hoje, às 18h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande). A obra reúne poemas escritos em diferentes momentos da vida do autor, a partir de 2014. A noite de autógrafos terá a participarão o músico e cantor Caetano Saul, da bailarina Alicia Saul, da atriz, professora de teatro, bonequeira e diretora teatral Silvana Cartagenes e do mímico Gilson César, que farão performances.

A obra, publicada pela Editora Trevo, de São Paulo, em outubro de 2018, traz poemas que questionam os excessos da vida virtual e exaltam as suas maravilhas; e que falam de amor, paixão, do ofício de escrever poesia, música, cinema, prosa, violência e outros temas. O autor explica que desde adolescente gostava de escrever poesias, mas parou por um determinado tempo. “Esta veia poética voltou depois de 2014, quando recomecei a escrever e mandar para familiares e amigos, além de colocar nas redes sociais. Foi quando passei a receber estímulos para que os reunisse, o que veio de encontro com um sonho antigo de publicar um livro”, conta Jorge Abreu.

Para o poeta, a poesia vem de inspirações, flui naturalmente, mas é extremamente necessária e tem como fonte de inspiração a vida e os seus acontecimentos. “Vejo a poesia como um exorcismo. Através da arte de escrever poemas, libero meus fantasmas, minhas angústias, meus medos”, diz Jorge Abreu.

Em texto sobre o livro, o jornalista Antônio Carlos Lima, diz: “Em linguagem moderna, livre de fórmulas pré-estabelecidas, a poesia de Jorge Abreu é visceral, provocante (porque irresistível) e provocadora (porque questiona), mas não esconde o lirismo de quem tem o sentimento do mundo e carrega nos ombros a dor dos seus companheiros de aventura na terra: ‘Veja bem fundo dentro da água dos meus olhos de águia e você/ perceberá que sou muito mais do que uma ave de rapina’”. Rubem Milhomem, poeta que escreveu o posfácio de “danações” atesta que “o livro aborda, com previsão e inspiração, o tormentoso e delicioso século XXI”.

Entre nomes que exercem influência sobre o poeta estão Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Bandeira Tribuzi, Cecília Meireles, Celso Borges, José Chagas, Nauro Machado, augusto Cassas, Lenita Estrela e os barracordenses Luciana Martins, Ruben Milhomem e Kissyan Castro.

Jorge Abreu é maranhense de São Luís, formado em jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); trabalhou em redações de jornais e em emissoras de TV na capital maranhense e em Brasília. Atualmente, reside em Barra do Corda. Naquela cidade, fez o pré-lançamento da obra em dezembro do ano passado. Em São Luís, o lançamento é uma promoção é da Livraria Saci Pererê, da bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “danações”, de Jorge Abreu

Quando

Hoje, às 18h

Onde

Centro de Criatividade Odylo Costa, filho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.