Agressão

Para a DEM, violência contra mulher na Grande Ilha tem índice alarmante

De Janeiro a julho deste ano, 3.797 boletins registrados, 2.298 medidas protetivas decretadas, 283 prisões em flagrantes e 967 inquéritos instaurados

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Wellington Lima foi preso por ameaçar ex-namorada
Wellington Lima foi preso por ameaçar ex-namorada (Wellington)

SÃO LUÍS - A violência contra a mulher na Região Metropolitana de São Luís continua apresentando números alarmantes. De janeiro deste ano até o mês passado já haviam sido decretadas 2.298 medidas protetivas a pedido na Delegacia Especial da Mulher de São Luís, localizado no Jaracati, com registro de 3.797 boletins de ocorrências, 283 prisões em flagrante, a maioria de crimes de ameaça e lesão corporal e 967 inquéritos instalados. Ano passado, segundo a DEM, foram registradas 6.703 ocorrências de violência contra a mulher, e solicitado ao Poder Judiciário de 3.789 medidas protetivas e um montante de 404 prisões de agressores.

A coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão, delegada Kazume Tanaka, declarou que o empresário Wellington Lima Bacelar tinha uma medida protetiva por agressão e lesão corporal movida pela ex-namorada. “O empresário descumpriu a ordem judicial e fez ameaças de morte à ex-namorada”, disse a delegada.

Kazume Tanaka disse ainda que Wellington Lima foi preso pela equipe da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, na tarde de quarta-feira, no bairro Renascença, e foi apresentado na Casa da Mulher, no bairro do Jaracati. Ele vai responder, também, pelo crime de posse de munição de arma de fogo.

“O empresário foi preso por descumprir uma ordem judicial e fez ameaças de morte para a ex-namorada”.Delegada Kazume Tanaka, coordenada das DMs, no Maranhão,

Mensagens de terror

Desde a tarde da última quarta-feira está circulando na internet um áudio e um vídeo em que o empresário faz ameaças a ex-namorada e a seus familiares, inclusive, de morte. Em uma das mensagens que Wellington Lima enviou para a ex-companheira foi postada a foto de uma pistola calibre ponto 40 que, segundo ele, seria usada para assassinar a jovem.

Em um outro áudio, o empresário declara que vai executar a ex-namorada. “Uma hora eu te encontro e te mostro, enquanto eu não me vingar de tudo que você me fez de ruim eu não vou sossegar. Você é uma vagabunda, mentirosa e eu vou te executar”, diz Wellington.

A vítima chegou a enviar mensagem para o empresário pedindo para que ele cessasse com as ameaças. Ela afirma que nunca fez nada de errado, diferente do que ele teria feito com ela, inclusive, criando um clima de terror na vida da sua família.

Prisões em flagrante

Ainda este mês, a polícia prendeu em flagrante dois suspeitos de feminicídio na Grande Ilha. Um deles, Natanael Lopes Fernandes, de 27 anos, segundo a polícia, é acusado de ter assassinado a golpes de faca a ex-companheira, Ideneide Pessoa, de 31 anos, na noite de terça-feira, 20, no Parque Araçagi, em São José de Ribamar. A vítima foi morta no dia do seu aniversário.

Natanael declarou que vivia com a vítima há três anos e havia comentário de que estava sendo traído. Ele explicou que tentou por várias vezes ter acesso ao celular da companheira, sem obter sucesso. No dia do crime, o casal brigou em via pública e durante a discussão, houve troca de agressão física e ele acabou desferindo vários golpes de faca na mulher, que morreu no Hospital Municipal Socorrão I, no centro.

No dia 5 deste mês foi preso também em flagrante Vanilson Silva Serra, de 26 anos. Segundo a polícia, ele é suspeito de ter assassinado a golpes de faca a sua companheira, Evanessa Rocha Brito, de 28 anos, em uma quitinete, localizado no bairro da Forquilha. O detido foi apresentado na sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), na Beira-Mar, onde tomaram as devidas providências.

Números

3.797

Boletins de ocorrências registradas na Delegacia Especial da Mulher de São Luís este ano

2.298

Medidas protetivas já foram instauradas na polícia este ano na região metropolitana

283

Prisões em flagrante de agressores segundo dados da Delegacia da Mulher em São Luís

967

Inquéritos policiais já foram instaurados somente este ano nessa delegacia especializada

Saiba mais

Trinta e cinco crimes de feminicídio já ocorreram durante este ano, no Maranhão, seis deles somente neste mês, segundo dados do Departamento de Feminicídio, órgão ligado a Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.