Julgamento

Autor de feminicídio vai a júri hoje no fórum Sarney Costa

Marcelo de Freitas Moraes será julgado por ter matado a mulher com chumbinho, crime ocorreu em janeiro de 2016 no bairro São Cristóvão, em São Luís

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

SÃO LUÍS - No encerramento da 14ª Semana do Programa Nacional Justiça pela Paz em Casa, nesta sexta-feira, 23, vai ocorrer o julgamento de Marcelo de Freitas Moraes pelo crime de feminicídio, em sessão no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau, presidida pelo juiz Clésio Cunha.

Marcelo Freitas é acusado de ter matado a ex-esposa Mayara de Chagas Cardoso no dia 4 de janeiro de 2016, no bairro do São Cristóvão. A polícia informou que ele teria dado o veneno conhecido como chumbinho, para a vítima ingerir. O crime foi motivado por ciúmes.

A 14ª Semana do Programa Nacional Justiça pela Paz em Casa teve início na última segunda-feira, em todo o estado, organizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), presidida pela desembargadora Ângela Salazar.

Na capital, a 1ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher agendou 240 audiências para a semana. Já a 2ª e a 3ª Varas do Tribunal do Júri marcaram três sessões de julgamento, tendo duas mulheres vítimas de homicídios praticados pelos maridos e uma em que o acusado era o ex-companheiro.

A juíza titular da 1ª Vara da Mulher, Rosária de Fátima Almeida Duarte, informou que o objetivo do esforço concentrado durante esse evento foi o dar maior celeridade aos processos na unidade judiciária, onde atualmente tramitam 4.858 ações penais de violência contra a mulher. Este ano, a 1ª Vara da Mulher já recebeu 786 novos processos. Também já foram julgadas 422 ações e designadas 1.056 audiências de janeiro até o dia 16 de agosto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.