Investimento

Primeiro galpão de triagem de materiais recicláveis de São Luís está em construção

Equipamento, anexo ao Ecoponto Centro, será entregue em regime de cessão à Associação de Catadores de Material Reciclável de São Luís; ação é parte da politica de gestão de resíduos sólidos

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Município investe na construção do primeiro galpão de triagem de materiais recicláveis de São Luís
Município investe na construção do primeiro galpão de triagem de materiais recicláveis de São Luís (galpão de triagem)

A macropolítica de gestão de resíduos sólidos implantada para profissionalizar os serviços de limpeza urbana de São Luís dá mais um passo importante e avança na construção do primeiro galpão de triagem de materiais recicláveis da cidade. O equipamento, que funcionará anexo ao Ecoponto Centro, será entregue em regime de cessão à Associação de Catadores de Material Reciclável de São Luís (Ascamar) e integra a estratégia de fortalecimento das entidades de catadores de materiais recicláveis.

A entrega do equipamento profissionalizará o trabalho da Associação de Catadores de Material Reciclável de São Luís (Ascamar). "Por meio deste galpão que estamos construindo teremos a oportunidade de trazer para este espaço cooperativa que há anos contribui com a reciclagem em nossa cidade, apesar da sua estrutura improvisada. Agora a cooperativa terá toda a estrutura e maquinário modernos para desenvolver seu trabalho. Vamos também formar e capacitar as pessoas que fazem parte da associação, profissionalizando esta atividade. Estamos falando de geração de emprego e renda", disse o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou que São Luís é a capital nordestina com maior taxa de reciclagem - 2,34% -, além de fazer parte de um grupo seleto de apenas 12% das cidades das regiões Norte e Nordeste que fazem o gerenciamento adequado do lixo, e que a entrega do galpão e dos novos Ecopontos vão fortalecer este trabalho. "Temos agora um sistema de limpeza urbana funcionando de forma profissional na nossa cidade como resultado de uma série de políticas integradas. A gestão do prefeito Edivaldo desativou o Aterro da Ribeira e está em fase de licenciamento da Usina de Beneficiamento de Resíduos Inertes e do Pátio de Compostagem. Estamos finalizando a preparação para a coleta seletiva porta a porta e temos 15 Ecopontos em pleno funcionamento e outros cinco em processo de implantação", pontuou.

Galpão de triagem
O galpão de triagem será entregue em regime de cessão à Associação de Catadores de Material Reciclável de São Luís (Ascamar), instalada atualmente na Rua de São Pantaleão. As obras estão na fase de instalação das estruturas metálicas de sustentação do galpão. O prazo de entrega do galpão é maior porque em razão do tipo de estrutura que está sendo construída foi necessário fazer fundações mais reforçadas.

O espaço será entregue com toda a estrutura e maquinário necessários para que os catadores possam executar seu trabalho de forma mais segura, organizada e eficiente. Além disso, o equipamento irá permitir o crescimento da capacidade produtiva da cooperativa que necessitará de mais profissionais. Portanto, gerará emprego e renda na cidade.

A entrega dos galpões engloba também o aparelhamento e treinamento das cooperativas de catadores, com o fornecimento dos equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades tais como mesa de triagem, carrinhos metálicos para transporte de recicláveis, prensa e enfardadeira.

Novos Ecopontos
Com 80% dos trabalhos concluídos, o Ecoponto Centro, localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, no Anel Viário, irá somar aos 15 já em pleno funcionamento, reforçando as ações da Prefeitura na área da gestão dos resíduos sólidos. O equipamento vai beneficiar moradores de toda a cidade e mais diretamente os que vivem no Centro e em bairros vizinhos. Já estão com obras adiantadas também os Ecopontos Primavera e Barreto. Dois outros equipamentos já estão com os terrenos em fase de preparação para início dos trabalhos: Vila Isabel e Planalto Vinhais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.