COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
CINTIA e Fernando Motta irradiando alegria ao lado da filha Bianca, na festa de formatura da bela top model internacional em Arquitetura e Urbanismo, pela Escola de Belas Artes de São Paulo
CINTIA e Fernando Motta irradiando alegria ao lado da filha Bianca, na festa de formatura da bela top model internacional em Arquitetura e Urbanismo, pela Escola de Belas Artes de São Paulo

Alcione & Iza
A contagem regressiva para o Rock in Rio traz ansiedade não só para o público, mas para os artistas também.
As agendas de ensaios estão a todo vapor e na última terça-feira, dia 20, foi a vez de Iza e Alcione comparecerem ao Red Bull Music Studio para gravar a faixa exclusiva que será apresentada no dia 29 de setembro, no Palco Sunset.
A programação do dia 29 do Palco Sunset começa com Plutão já foi Planeta e Mahmundi, seguido pelo encontro de Elza Soares com As Bahias e a Cozinha Mineira, Kell Smith e Jéssica Ellen.
Depois, sobem ao palco Iza & Alcione, fechando a noite com a cantora e compositora britânica Jessie J.

Execução Penal
Servidores do Poder Judiciário do Maranhão estão engajados em um treinamento para implantação do Sistema de Execução Penal Unificado (SEEU).
São três turmas no total, disponíveis a servidores, especialmente os que atuam em varas com competência de
execução penal.
A ação integra uma força-tarefa do Conselho Nacional de Justiça, realizada de 5 de agosto a 6 de setembro no Maranhão, para treinamento, cadastro e implantação do SEEU, sob a coordenação do juiz José Vidal de Freitas Filho, responsável pela capacitação.
No Maranhão, a juíza auxiliar da Presidência do TJMA, Lidiane Melo de Souza, acompanha a execução
das atividades.

Produção científica
Já estamos no segundo semestre e nas instituições de ensino o ritmo segue acelerado. Na Faculdade de Negócios Faene, por exemplo, já foi realizado o primeiro encontro com os formandos de 2020, quando foi detalhado todo o fluxo da
produção científica.
A entrega dos trabalhos deverá acontecer no mês de dezembro e as apresentações ocorrerão em janeiro.
Após todas essas etapas, o mercado receberá profissionais preparados para atuar em
diversas áreas.

Mc Dia Feliz
Mais uma vez a CDL São Luís vai apoiar o Mc Dia Feliz, que acontece sábado, dia 24. Toda a renda da venda de sanduiches Big Mac será revertida para obras da Fundação Antônio Dino que atende pacientes em tratamento oncológico.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís adquiriu muitos tickets de lanches que serão destinados às crianças e adolescentes da comunidade do Desterro.
Elas serão levadas ao evento para vivenciarem uma manhã de lazer e solidariedade, na companhia de representantes da CDL, e com animação da Banda do Bom Menino.
A ação será comandada pelos diretores Marcelo Rezende e José Terceiro.

Nova sede em São Luís
Já começaram a circular os convites para a inauguração da nova sede do Grupo Terra Vida, comandando pelo CEO Marcos Silva, que atua nas áreas de benefícios e seguros. O empresário receberá a imprensa e convidados, em grande estilo, no dia 28 de agosto, às 20h, para apresentar a nova sede do grupo empresarial, no Centro de São Luís. O arrojado projeto da Matriz tem a tecnologia como um dos destaques,
além da funcionalidade, conforto e segurança.

TRIVIAL VARIADO

Com o tema “Isto não é um pincel, é uma arma de sobrevivência” o venezuelano Normando A. Lima, de 69 anos, expõe pela primeira vez em São Luís uma coleção
de pinturas só de obras
feitas na Venezuela.

No assunto: em passagem rápida pela cidade, o artista se interessou em apresentar suas obras também ao público que o recebeu com elogios. Suas obras estarão expostas hoje, a partir das 19h30, na loja FastFrame na Colares Moreira.

O desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho foi eleito para a vaga de Membro Substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Ele substituirá o desembargador Vicente de Paula Gomes de Castro.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, reuniu-se ontem com governadores, parlamentares e líderes partidários para anunciar que vai acelerar o debate sobre o novo pacto federativo. Num lance de ousadia, fixou o prazo de dois meses para concluir a votação.

Depois de um longo período hibernando, o criador Nelson Nagem Frota voltou a dar vida social à sua fazenda Eldorado, em Santa Inês. No último fim de semana, circularam por lá, Karla Patrícia e Augusto Diniz e Guga e José Pires de Castro, entre outros.

Com o novo pacto federativo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu injetar cerca de 500 bilhões de reais em Estados e municípios ao longo de 15 anos com medidas para descentralizar recursos que hoje ficam nas mãos da União. O risco é de se repetir a promessa não cumprida da Lei Kandir.

O novo pacto federativo precisa garantir na Constituição a redistribuição do bolo tributário. Hoje, a União fica com 58 por cento, os Estados com 24 por cento e os Municípios com 18 por cento da arrecadação no país.

É cada vez mais frequente os deputados federais e estaduais subirem à tribuna com o celular na mão. A primeira impressão é de que vão registrar selfie, a fotografia digital da moda. Engano. Levam o discurso na tela e dispensam as tradicionais folhas de ofício.Deputados e secretários que vão a Brasília ouvem dos burocratas e não têm resposta: se os estados
andam sem dinheiro, foi por má administração e gastos perdulários. Como se o governo federal não fizesse o mesmo…

Deu no site: governo brasileiro tem mais de 400 bilhões de dólares em reservas cambiais. Convém não espalhar. Demagogos e corruptos estão sempre prontos para atacar.

Mais uma figura de nossa sociedade está completando a travessia de um século de existência. É dona Maria Sardinha, pintora e dona de casa, que esta semana completou 99 anos. No ano que vem vai ter festa grande.

DE RELANCE

Luiza Lobo aqui
É verdade que inúmeras homenagens equivocadas foram prestadas por nossas casas legislativas ao longo dos anos. Muitas delas sem nenhuma justificativa convincente. Agora, incontestavelmente, merece todos os aplausos a justa homenagem que será prestada à escritora, professora, doutora Luíza Leite Bruno Lobo pela Assembleia Legislativa do Maranhão. Hoje, às 11h, em Sessão Solene, será entregue a Luíza Lobo o título de Cidadã Maranhense, proposto pelo deputado Wellington do Curso e aprovado, por unanimidade, pelos seus pares.

Paixão pela poesia
Luíza Lobo, que já está entre nós, hospedada com a sua grande amiga Ceres Costa Fernandes, há algumas décadas apaixonou-se pela poesia épica do poeta maranhense Joaquim de Souza Andrade, e em 1974, defendeu na PUC/Rio, a tese de Mestrado Tradição e ruptura: o Guesa de Sousândrade, que além de ter recebido muitos aplausos foi publicada por Jomar Moraes, então diretor do SIOGE, em 1979. Posteriormente, ela defendeu em inglês uma dissertação de doutorado na Universidade de Carolina do Sul, em 1978, que saiu publicada, em português, pela editora Presença e a USP com o título Épica e modernidade em Sousândrade, em 1986 (2ª ed. 2005)

Luíza e o Maranhão
Eleita sócia correspondente da AML, em 2000; cidadã vimarense, em 2018; sócia correspondente da ALL em 2015, Luiza Lobo esteve em São Luís por dezenas de vezes, em congressos, cursos, conferências, fosse a respeito do Romantismo e o poeta Sousândrade, fosse a respeito do primeiro romance escrito por uma mulher negra brasileira, Maria Firmina dos Reis.

Crítica sem juízo
Os artigos de Luíza Lobo sobre Sousândrade e Maria Firmina dos Reis foram em parte reunidos no livro Crítica sem juízo (1993; 2ª ed 2007), Épica e modernidade em Sousândrade (1986; 2ª ed 2005) e Cânone e renovação na literatura (2018). A primeira edição atualizada do Guesa, realizada pela AML e a editora Ponteio, em 2012, com 272 páginas, foi mais uma das iniciativas de Jomar Moraes em prol da literatura do Maranhão.

Luiza tradutora
Vale ressaltar a atuação de Luiza Lobo como tradutora. Mais de trinta obras de ficção foram traduzidas por ela para o nosso idioma, dentre as quais Passeio ao farol, de Virginia Woolf, Persuasão, de Jane Austen, O deus escorpião, de William Golding (prêmio de tradução do Pen Clube do Brasil em 1976) e Contos de terror, de Edgar Allan Poe. Em 1994 lançou a única tradução para o português do famoso poeta escocês Robert Burns, sendo bilíngue, com introdução e notas, intitulada Robert Burns, 50 poemas. Em 1987, organizou a antologia Teorias poéticas do Romantismo, com introdução e notas, contendo textos definidores do Romantismo pelos próprios escritores, obra teve bastante repercussão no ensino, em Portugal.

Moda compartilhada
A moda compartilhada, que já é uma tendência nos grandes centros urbanos, chega a São Luís pelas mãos da médica e influenciadora digital, Liciane Léda (@amodadalili). Trata-se do aplicativo LOC, uma plataforma digital que viabiliza a locação de roupas e acessórios de pessoa para pessoa, proporcionando uma forma consciente e sustentável de consumir moda. O app está disponível para Android e iOS e entrará em operação em São Luís no dia 15 de setembro. Dia 12/09 a empresária e o CEO da marca, Fillipe Tambom apresentarão o aplicativo para a imprensa e influencers em um Happy Hour no restaurante Ferreiro Praia.

Em João Pessoa
Os diretores da Academia Viva Água, Denise Araújo e Osvaldo Telles, participam do 34° Encontro Anual da União Nacional das Escolas de Natação (Unen), de 21 a 24 deste mês, em João Pessoa. Denise participou ontem da mesa de abertura do evento, discutindo a atuação da Unen, que reúne empresários do setor de academias de atividades aquáticas. Eles usam o espaço para troca de informações e experiências. A entidade realizou seu primeiro encontro em 1986, na cidade de São Paulo. O evento de João Pessoa será o quarto realizado no Norte e Nordeste. Os anteriores aconteceram em São Luís e Belém.

Para escrever na pedra:
“A realidade política bate, de longe, a ficção”. De Gabriel Garcia Marquez, Prêmio Nobel de Literatura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.