Digital

Mercado financeiro digital ganha novas formas de pagamento

C6 Bank, com sede em São Paulo, começa a operar oferecendo inúmeras vantagens e serviços

Evandro Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Aplicativo disponibilizado pela empresa para clientes do novo serviço
Aplicativo disponibilizado pela empresa para clientes do novo serviço

São Paulo - Uma nova onda que ganha cada vez mais força no Brasil é a dos bancos digitais, sendo a novidade deste ano o C6 Bank - múltiplo para pessoas físicas e jurídicas com sede em um prédio moderno e suntuoso na Avenida Nove de Julho, em São Paulo. O banco não dispõe de agências físicas e oferece atendimento exclusivamente online. O usuário baixa o app para Android ou Iphone, registra-se pelo chat virtual e solicita o cartão de débito ou múltiplo com débito e crédito para receber em casa.

A instituição financeira começou a operar em janeiro deste ano e a ideia é que as informações acerca de seus serviços e vantagens cheguem à população de maneira descomplicada e em sintonia com a proposta de facilitar a vida da população. A campanha publicitária teve uma pegada musical inspirada nos valores do banco. Em apenas um mês, a canção "It's Your Life" ultrapassou 1 milhão de visualizações mo Youtube e figurou entre as dez mais tocadas nas rádios de todo o país.

Palestras
Na semana passada, a diretoria recebeu um grupo de dez jornalistas de diferentes veículos de comunicação para uma rodada de palestras, cujo tema central foi “Panorama sobre Inovação no Mercado Financeiro”. Entre os palestrantes, estavam o advogado Bruno Balducchini, sócio do escritório Pinhei­ro Neto, que falou sobre meios de pagamento, fintechs e open banking, e Marcelo Bradaschia, cofundador da FintechLab, que traçou um raio-x sobre as fintechs no Brasil. O evento ocorreu de maneira descontraída, nas próprias instalações do C6 Bank.

Os jornalistas tiveram ainda um encontro com o ex-presidente do Banco Central e atual secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, que os recebeu no Palácio dos Bandeirantes (sede do Poder Executivo estadual) e palestrou sobre o tema “Panorama sobre a Economia Brasileira”.

O convite foi para mostrar a importância do advento dos bancos digitais e detalhar tudo o que está sendo oferecido. Diferentemente da maioria dos bancos dessa natureza, o C6 Bank já nasceu como uma solução bancária completa, ofertando cartão de crédito, débito, transferências, saques, pagamento de boletos, investimentos e contas para pessoa jurídica (incluindo maquininhas para pagamento), entre outros.

Um dos diferenciais é a possibilidade de transferência de dinheiro via SMS para qualquer banco. O serviço é gratuito e para transferir, basta informar, no aplicativo personalizado, o número do celular da pessoa a quem se deseja enviar o valor. Não é preciso digitar nenhum outro dado. Em seguida, o beneficiário recebe uma mensagem de texto com o link para o resgate, etapa em que ele mesmo insere os dados da conta em que pretende receber a quantia.

O banco tem soluções tanto para o microempreendedor individual (MEI) quanto para pequenas e médicas empresas. “Para esta segunda categoria, o banco está treinando um time de consultores independentes para garantir um relacionamento mais próximo e personalizado”, informou Marcelo Bradaschia.

Cadastro

O C6 Bank não oferece formulário de cadastro. Ao baixar o aplicativo, o usuário acessa um chat com um bot de atendimento responsável pelo processo. É preciso apenas acompanhar as instruções e fornecer os dados que são pedidos. É necessário informar nome, e-mail, telefone, endereço e renda mensal, além de dados pessoais como profissão e números de documentos como CPF, RG e Carteira de Habilitação.

O processo de cadastro também envolve a captura de uma selfie e de uma prova de vida com dados biométricos. Quando o cartão chega no endereço indicado no registro, o usuário deve efetuar o desbloqueio no aplicativo digitando o código de segurança (CVC).

O banco digital, apesar de recém-lançado, também já tem programa de recompensas: o Átomo. Disponível por enquanto apenas para clientes do C6 Carbon, ele oferece 2,5 pontos por cada dólar gasto. Em breve, promete lançar uma loja para transferir a pontuação do cartão para outros programas, como Smiles e Multiplus. Além disso, não cobra por saques. O Nubank, por exemplo, debita R$ 6,50 por retirada no Banco 24 Horas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.