Novos encontros

Plano Diretor: Câmara divulgará datas para debates esta semana

A O Estado, presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), disse que novas audiências públicas com a sociedade civil organizada serão realizadas; oposição na Casa teme que fato se trate de manobra

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Osmar Filho garante que Plano Diretor vai ser debatido na Câmara
Osmar Filho garante que Plano Diretor vai ser debatido na Câmara (Osmar Filho rechaçou qualquer tipo de favorecimento na indicação dos membros das comissões)

O presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de São Luís, Osmar Filho (PDT), afirmou a O Estado que o cronograma das audiências promovidas pela Casa para a discussão do Plano Diretor da cidade será divulgado ainda esta semana. A tendência é que os encontros com a sociedade civil para de­bates acerca dos termos do conjunto de regras ocorram no início do próximo mês.
De acordo com o parlamentar, somente após as audiências a matéria receberá parecer interno e será remetido a plenário para votação. Segundo Osmar Filho, o Plano já tramita no Legislativo, que, após as audiências, analisará se o texto seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ou se será criado um grupo de trabalho específico. “Ainda estamos em análise. No entanto, é necessário frisar que se trata de um assunto de suma importância para a cidade”, afirmou.
Segundo o pedetista, a promoção das audiências públicas complementarão o conjunto de encontros com membros de comunidades da capital maranhense realizado pelo Poder Executivo. “Como há um apelo dos colegas da Casa para o entendimento maior sobre o tema, a Câmara deverá proporcionar novas audiências para o discernimento das dúvidas e contestações, caso necessário”, disse Osmar.
Ele confirmou ainda que, assim que recebeu o documento, cópias do Plano foram remetidas a todos os vereadores e à procuradoria para análise. O texto final foi repassado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) à Câmara no fim do semestre passado e, caso seja chancelado, deverá modificar os limites da cidade.
A limitação das áreas rurais está entre os pontos de maior polêmica. Segundo vereadores da oposição, uma das propostas do Plano Diretor é a ampliação das zonas urbanas em detrimento das rurais. Parlamentares apontam que essa queda seria de 40%. Outro termo de contestação é a flexibilização das zonas aquíferas.
O vereador licenciado, Honorato Fernandes (PT) defende na atual legislatura a criação de uma frente para análise do plano. O acordo para a formação do grupo de trabalho foi selado internamente em maio deste ano, no entanto, desistências de vereadores impossibilitaram a medida.
De acordo com informações oficiais da Prefeitura de São Luís, as audiências públicas promovidas pela administração começaram em janeiro deste ano. Segundo o Município, a proposta foi elaborada pelo Conselho da Cidade (Concid), com acompanhamento do Instituto de Cidades (Incid).

Como há um apelo dos colegas da Casa para o entendimento maior sobre o tema, a Câmara deverá proporcionar novas audiências públicas”Osmar Filho, presidente da Câmara Municipal de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.