Artigo

Rota das Emoções

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Grande tem sido a frustração dos habitantes de Humberto de Campos e Primeira Cruz que sonham com a inclusão desses dois municípios na rota do turismo, tendo em vista que ambos estão encravados na região dos lençóis. Fala-se muito em rota das emoções onde se contempla apenas seis municípios da região, mas há um total desprezo em ralação aos dois acima citados que fazem parte da região dos lençóis e possuem as mesmas características geográficas, geológicas e culturais dos demais, bastando dizer que Primeira Cruz e Santo Amaro eram povoados de Humberto de Campos, que depois se emanciparam e todos se limitam entre si e Barreirinhas.

Enfim, falta ação governamental para incorporar aquela região num grande projeto turístico que na minha modesta opinião poderia ser extensivo à região do Munin com seus cinco municípios Axixá, Morros, Icatu, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, chegando até Rosário. Esse sim seria um projeto de governo com proporções e amplitudes futuristas integrando duas das regiões mais pobres do Maranhão, que possuem uma imensa demanda reprimida no campo do turismo, da produção artesanal, pesqueira e agricultura familiar além de grandes reservas de petróleo e gás natural.

É impressionante a descriminação seletiva como são tratadas aquelas duas regiões onde somente Barreirinhas e Santo Amaro parecem possuir vocação para o turismo. Nota dez para os governos de Fernando Henrique Cardoso e Roseana Sarney que tiveram essa visão futurista construindo a BR-402 até Barreirinhas com os devidos ramais para as sedes dos municípios em toda a extensão da BR. Esse foi um bom começo que não teve prosseguimento na construção de um projeto mais amplo por parte dos outros governantes.

Essa ideologia comunista nada contribuiu para o desenvolvimento da nossa região apenas a estrada de Santo Amaro foi concluída porque o governo anterior deixou licitada e com recursos para a sua conclusão. O turismo é um instrumento de desenvolvimento ultra moderno de tendência capitalista que dá sustentabilidade ao progresso das cidades e dos povos tendo como bons exemplos países tipo Espanha, Inglaterra, Portugal, França e todos os países capitalistas europeus e das Américas. No Maranhão só Barreirinhas com suas duzentas pousadas, resorts, hotéis, lanchas luxuosas e muita gente trabalhando e ganhando dinheiro demonstra o quanto o turismo é importante.

Nessa condição de protagonista do turismo no estado Barreirinhas também oferece uma oportunidade para os homens públicos refletirem sobre desenvolvimento sustentável, onde a capilaridade de investimentos nesse setor seria com certeza a salvação do Maranhão. O grande problema é colocar essas ideias capitalistas nas cabeças comunistas que hoje governam o estado e sonham em governar o Brasil, o que nos leva a outra reflexão e questionamento: como salvar nosso povo, que vive naquela região, da pobreza extrema e vergonhosa se não somos comunistas e acreditamos no turismo?

Não é fácil encontrar respostas num ambiente tão medíocre como este que no momento vivenciamos, em que o pobre governador quer ser candidato a presidente, o presidente Bolsonaro detesta comunista e vai tomar o porto do Itaqui, construir a Ferrovia Norte-Sul, privatizar os lençóis ficando nós a pensar para quem pedir. Que DEUS salve o Maranhão.

Valdemir Verde

Vereador, ex-prefeito de Humberto de Campos, aposentado pelo Banco do Brasil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.