História e arte

Passeio Serenata exalta riqueza do patrimônio de São Luís

Evento, que integra o Programa Reviva, tem mais uma edição nesta quarta-feira (21) e leva o público a um passeio histórico e cultural pelas ruas do Centro Histórico

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Passeio Serenata percorre vários pontos do Centro Histórico, com paradas estratégicas e apresentações
Passeio Serenata percorre vários pontos do Centro Histórico, com paradas estratégicas e apresentações (serenata)

São Luís possui o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por sua tradição cultural rica e diversificada, além de constituir um excepcional exemplo de cidade colonial portuguesa, com traçado preservado durantes séculos. Diante desse cenário, a Prefeitura de São Luís realizará o Passeio Serenata, nesta quarta-feira (21), alusivo ao patrimônio de São Luís. Será um roteiro guiado pelas ruas do Centro Histórico, com informações turísticas sobre o local, além de uma banda maranhense tocando músicas regionais em louvor à capital. Durante a rota, personagens históricos surgirão para contar as suas histórias para o público.

O trajeto começa na Praça Benedito Leite, segue pela Avenida Pedro II, Rua de Nazaré, Rua da Estrela, Rua Portugal e é finalizado na Praça dos Catraieiros (ao lado da Casa do Maranhão). O roteiro será acompanhado por um guia de turismo informando curiosidades sobre a cidade. "Nós apresentamos ao público a história e a cultura da nossa cidade por meio da poesia, do teatro e da música. Todos que conhecem melhor a sua cidade podem se identificar com ela, criando um sentimento de pertencimento", explica Socorro Araújo, secretária municipal de Turismo.

Patrimônio
O Dia Nacional do Patrimônio Histórico é comemorado no dia 17 de agosto, e os mais de 3.500 imóveis tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) contribuíram para que São Luís recebesse este título, dado pela Unesco. O Reviva, programa da Prefeitura de São Luís, tem como objetivo conscientizar a população e mostrar aos turistas todo o potencial da capital maranhense.

O Passeio Serenata é um dos eventos do Reviva. Fazem parte dele também o Sarau Histórico, no qual a população aprecia poesias e músicas que contam histórias sobre São Luís, o Roteiro Reggae, que apresenta ao público mais da cultura maranhense, enraizada pelo ritmo que agita a ilha quando toca, a Feirinha São Luís, que atrai centenas de pessoas para o Centro aos domingos e também o Arte na Praça, trazendo sempre atrações musicais para o público.

SAIBA MAIS

Também fazem parte das ações de promoção da cidade realizadas pela Prefeitura o site (www.turismosaoluis.com) e os perfis nas redes sociais Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) e Twitter (@turismosaoluis). Nas redes sociais, os seguidores podem acompanhar fotos e vídeos sobre São Luís, tornando a cidade ainda mais procurada para viagens.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.