Violência

Registrados números altos de casos de feminicídio no MA

Duas ocorrências desse tipo de crime ocorreram durante o último fim de semana e somente neste ano um total de 32 registros, diz a Polícia Civil;no último sábado, 17, o açougueiro Francisco Linhares, foi preso acusado e matar Taynana Cristina

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Amanda de Sousa , de 16 anos,  residia no povoado Feira da Várzea, em Sucupira do Norte
Amanda de Sousa , de 16 anos, residia no povoado Feira da Várzea, em Sucupira do Norte (Divulgação)

SÃO LUÍS - Dois casos de feminicídio ocorreram neste fim de semana no interior do estado. Dados do Departamento de Feminicídio, órgão ligado a Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), revelam que 32 casos desse tipo de crime foram registrados este ano no estado. Somente neste mês,ocorreram quatro casos.

No último sábado, a polícia apreendeu um adolescente e prendeu um homem - nome não revelado - suspeitos de terem assassinado a adolescente Ananda de Sousa, de 16 anos, no povoado Curral do Anfilóquio, zona rural de Sucupira do Norte. A polícia informou que havia marcas de pauladas na cabeça da vítima e o crime ocorreu ainda na sexta-feira, 16.

O corpo da adolescente foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Timon para ser periciado e o resultado vai ser encaminhado para a Delegacia de São João dos Patos, onde o caso está sendo investigado. De acordo com a polícia, a vítima residia no povoado Feira da Várzea, em Sucupira do Norte, e foi vista com vida na noite de quinta-feira, 15, em uma seresta no centro dessa cidade.

Assassinato

Também no último sábado, 17, foi preso em flagrante o açougueiro Francisco Linhares, de 32 anos, na zona rural do município de Cantanhede, acusado de ter assassinado a ex-companheira Taynara Cristina, de 23 anos, no município de Itapecuru-Mirim.

O crime ocorreu durante a madrugada e, logo após, o acusado fugiu para Cantanhede. A polícia informou que o acusado era muito ciumento e teria agredido fisicamente a ex-mulher, principalmente, quando ingeria bebida alcoólica. Nas últimas semanas, ele chegou a ligar várias vezes para a vítima com o objetivo de reatar o relacionamento.

Mais ocorrências

No último dia 5, foi assassinada Evanessa Rocha Brito, de 28 anos, em uma quitinete, no bairro da Forquilha. De acordo com a polícia, ela morava com o companheiro, identificado como Vanilson Silva Serra, de 26 anos.

Eles tinham ido a uma festa, no Turu, no dia anterior, e a vítima foi encontrada morta pela amiga Gardênia. O acusado estava ensanguentado, foi preso em flagrante e apresentado na sede da SHPP, na Beira-Mar.

A polícia já havia registrado outro caso de feminicídio no povoado Guajará, zona rural de Turilândia, no dia 1º deste mês. A vítima foi Maria Joaquina Rodrigues, 33 anos, e o principal suspeito é Jeremias Silva de Jesus, o Jereba, de 33 anos, que foi preso em flagrante.

O caso está sendo investigado pela delegacia regional de Pinheiro, coordenada pelo delegado Oséas Ferreira. De acordo com a polícia, Jereba disse que teria cometido o crime devido a vítima ter desferido um tapa em seu rosto. Ela foi morta a golpes de faca. Segundo a polícia, há suspeita de a mulher ter sofrido violência sexual.

FIQUE POR DENTRO

Cronologia de feminicídio

no estado em agosto

- Dia 1: Maria Joaquina Rodrigues, de 33 anos, em Turilândia

- Dia 5: Evanessa Rocha Brito, de 28 anos, na capital

- Dia 16: Ananda Sousa, de 16 anos, em Sucupira do Norte

- Dia 17: Taynara Cristina, de 23 anos, na cidade de Itapecuru-Mirim

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.