COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
OS JANTARES no bistrô Alameda Trinta, na Lagoa, são cada vez mais movimentados. No fim de semana, Ana Elvira e José Benedito Buhatem aproveitaram um encontro informal de amigos para celebrar suas Bodas de Coral, ou 35 anos de casamento feliz. Na saída do restaurante, o flagrante em que aparecem José Benedito e Ana Elvira, Nilson e Flávia Ferraz, Thatiana e César Bandeira, Ligia e Péricles Silva, Cida e José Aparecido Valadão e este Repórter PH
OS JANTARES no bistrô Alameda Trinta, na Lagoa, são cada vez mais movimentados. No fim de semana, Ana Elvira e José Benedito Buhatem aproveitaram um encontro informal de amigos para celebrar suas Bodas de Coral, ou 35 anos de casamento feliz. Na saída do restaurante, o flagrante em que aparecem José Benedito e Ana Elvira, Nilson e Flávia Ferraz, Thatiana e César Bandeira, Ligia e Péricles Silva, Cida e José Aparecido Valadão e este Repórter PH
AMPARO COSTA, que no dia 6 de setembro comemora 80 anos, participou de um momento especial, semana passada, em Vitória do Espírito Santo: a festa de colação de grau em Odontologia do seu neto Gustavo
AMPARO COSTA, que no dia 6 de setembro comemora 80 anos, participou de um momento especial, semana passada, em Vitória do Espírito Santo: a festa de colação de grau em Odontologia do seu neto Gustavo

Vinhos e Baile
Emmanuel Márcio Barbosa e Alípio Moraes dão os retoques finais na produção do Wine Celebration, evento que deve marcar época nos salões do hotel Blue Tree Towers São Luís, na próxima sexta-feira, dia 23.
Grandes nomes da gastronomia, dois dos melhores sommeliers do Brasil – Gabriele Frizon e Diego Arrebola (responsáveis pela seleção dos 42 rótulos especiais que serão servidos em regime all inclusive durante o evento), shows de artistas locais e a apresentação contagiante do cantor performático Tiago Abravanel, que subirá ao palco acompanhado de sua banda para interpretar sucessos de seu aclamado espetáculo musical “Baile do Abrava”, completam a programação dessa noite.
Quem ainda não conseguiu formar grupos para composição de mesas de 10 lugares para a Wine Celebration, a produção do evento disponibilizou algumas unidades cujos lugares estão sendo vendidos individualmente.

Excelência
O diretor regional do SESI e presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, promove, na próxima quinta-feira, 21, solenidade de assinatura da ordem de serviço de construção da nova escola do SESI, no Araçagi.
Com salas de robótica, espaços maker e laboratórios de ciências, química, entre outros, a instituição de ensino ocupará uma área construída de 10.475.88 m2, e visa desenvolver uma educação focada na formação de novos perfis profissionais, mais produtivos e voltados para tecnologias e inovação, isto é, para a indústria 4.0.
O ato da assinatura deve reunir, às 8h, no SESI Araçagi, os principais setores que atuam no segmento da Educação no Maranhão.

Serenata
A noite da próxima quarta-feira será repleta de música, teatro e informações sobre o Centro Histórico de São Luís. São atividades que compõem o Passeio Serenata, evento que integra o programa Reviva Centro, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
O objetivo do programa da Prefeitura, que também abrange o Sarau Histórico, Roteiro Reggae, Arte na Praça e Feirinha São Luís, é tornar a região do Centro Histórico ainda mais movimentada por sanluisenses e turistas.
O Passeio Serenata, organizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), tem concentração às 19h, na Praça Benedito Leite, com a companhia Tramando Teatro apresentando ao público personagens que marcaram a história da poesia de São Luís.
Em determinados pontos do roteiro, vão surgindo estas figuras que contam como contribuíram para a literatura brasileira.

TVN & Sebrae
A parceria firmada pela TVN com o Sebrae-MA para a realização de um programa de desenvolvimento dos fornecedores voltado para seus prestadores de serviços e colaboradores, propicia aos parceiros da operadora mais conhecimento e experiência, de modo que eles tenham mais subsídios para tomadas de decisões do negócio, e assim, possam executar suas tarefas com excelência máxima.
Para tal, está sendo aplicado um cronograma composto de cursos voltados para diversas áreas de gestão: pessoas, processos, planejamento, financeira e diálogos empresariais.
Esse treinamento customizado demonstra o quanto a empresa está empenhada em qualificar seus colaboradores e parceiros.

Golpes pelo celular
Todo cuidado é pouco: desde o final de julho, circulam nas redes mensagens falsas atribuídas à Caixa ou ao governo e cujo intuito é roubar dados dos usuários. Golpes pelo celular prometem saques de R$ 500 do FGTS. O conteúdo, que é enviado via WhatsApp, SMS ou email, tem promessas como saque imediato do FGTS ou, ainda, traz avisos de que o usuário tem mais de duas contas para serem sacadas e que, por isso, o sistema unificou o saldo de ambas. Ao clicar nos links indicados, na maioria dos casos, o usuário tem os dados de acesso à Caixa roubados.

TRIVIAL VARIADO

Vanda e Lourenço Vieira da Silva circularam na cidade no fim de semana especialmente para participar da linda festa de Bodas de Ouro de Eliza e José de Jesus Reis Ataíde, realizada na Catedral e no Grand São Luís Hotel.

Em tempo: há muitos anos o casal Vieira da Silva reside em Brasília. Aliás, Lourenço exerceu vários cargos públicos no estado, entre os quais secretário de Agricultura.

Data redonda: em 2020, a volta à Democracia completará 35 anos. Boa oportunidade para conferir o que deu certo
e errado.
A direção do PSL queria que o presidente Jair Bolsonaro gravasse um vídeo, convidando simpatizantes para se filiarem. Caiu fora para evitar que ocorresse “ciumeira”, como disse, em outros partidos que apóiam as reformas do governo.

O carrossel gira e o País tem um novo contingente na sociedade: reféns da perplexidade.

No país da impunidade, eis a manchete de sábado do jornal Estado Minas: Viaduto de 5 milhões e 200 mil reais liga nada a lugar nenhum.

A ameaça de greve dos caminhoneiros tinha um objetivo: abrir negociações de suas dívidas de cartões de crédito e outras despesas, como financiamento imobiliário, na Caixa Econômica Federal.

A oposição usará argumentos de todas as ordens contra Donald Trump na campanha eleitoral. Um deles: os Estados Unidos só compram cocaína do México e quinquilharias industriais da China.

Maranhenses que moram em Brasília contam que na cidade mudou uma longa tradição: quinta-feira era o dia dos boatos. Agora, vai de segunda a
sexta-feira.

DE RELANCE

Sem o menor disfarce
Entre muitos defeitos apontados pela oposição, o presidente Jair Bolsonaro tem uma qualidade rara: não mascara a realidade. No fim de semana, afirmou que o Brasil está sem dinheiro e que seu governo faz um milagre para sobrevivência do País. Quer dizer: o Tesouro Nacional não tem recursos para resolver incontáveis problemas. Os antecessores levavam sempre à mão uma caixinha com maquiagens para fingir.

É um carrossel
O problema dos governos se concentra no pagamento de juros e nas renúncias concedidas no pagamento de impostos. Os déficits fiscais são sistemáticos há décadas. Para financiar os rombos, toma dinheiro no mercado, pagando juros. Até ontem à noite, a rolagem da dívida do governo federal, contando a partir de 1º de janeiro deste ano, estava custando quase 340 bilhões de reais, conforme o placar eletrônico Jurômetro.

Problema vem de longe
“Está em jogo na Amazônia o destino de um projeto de desenvolvimento e integração nacional que se revelou predatório e tecnicamente inviável devido à falta de conhecimento adequado da área antes da ocupação (…) O que se impõe é encontrar formas de aproveitar o potencial da região em benefício dos seus habitantes e do País sem destruí-la de forma irreversível”. A opinião é de José Goldemberg, ex-reitor da Universidade de São Paulo, escrita em agosto de 1989.

Direto ao chão
Cálculo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia: no ano passado, 11 mil e 741 brasileiros foram internados por terem se envolvido em acidentes com bicicleta. Geraram custo de mais de 14 milhões de reais ao Sistema Único de Saúde. A avaliação de 2019 incluirá os patinetes, que disputam espaço com pedestres nas calçadas. Nas duas hipóteses, joelhos são para-choques.

Precaução dos partidos
Dirigentes de partidos em São Luís acordam cedo: durante conversas informais buscam uma fórmula para evitar que ocorram três debates diários
na reta final da campanha, nos quais as respostas são sempre as mesmas para perguntas que não variam. No ano passado, candidatos e assessores quase criaram uma confraria, tantos eram os encontros. A ideia era incluir joguinho de futebol, caipirinha, churrasquinho e chopinho.

Semana decisiva
Esta semana será decisiva para o presidente Jair Bolsonaro sinalizar vetores importantes do seu governo. A nomeação do novo Procurador-Geral da República, e o destino que dará ao texto da Lei do Abuso de Autoridade, que inibe a ação de juízes, promotores, delegados de polícia e agentes da lei como um todo. Bolsonaro poderá sancionar,
vetar, ou vetar alguns pontos da lei, o que obrigará a um novo exame do Congresso.

Presença prolongada
O general Juan Domingo Perón teve três mandatos presidenciais agitados e passou por diversos conflitos, chegando a ficar 18 anos exilado. Retornou em 1973 para comandar o país e morrer no cargo.
Segue tendo grande e ruidosa legião de seguidores que se dividem entre alas de esquerda, direta e centro. A cada eleição unem-se, como ocorrerá em torno de Cristina Kirchner.

Precipitação
O ministro da Economia, Paulo Guedes, entra na onda de dizer o que vem à cabeça: ontem, afirmou que se o futuro governo da Argentina fechar sua economia, o Brasil deixará o Mercosul. Impossível: o país do tango é dependente do comércio com outros países, a começar pelo nosso.

Para escrever na pedra:
“Nunca tirei férias. As melhores férias para mim eram na oficina, quando quase todo mundo estava de férias”. Enzo Ferrari (1898-1988), fundador da companhia de carros que leva o seu sobrenome.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.