Resgatados no Mediterrâneo

Espanha oferece porto para navio de ONG desembarcar migrantes

Presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez disse ontem, 18, que autorizou preparação de um porto em Gibraltar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

ESPANHA - O governo espanhol anunciou ontem,18, que oferece um porto na Andaluzia para que o navio da ONG espanhola Proactiva Open Arms possa desembarcar dezenas de migrantes africanos resgatados no Mar Mediterrâneo. A medida foi tomada depois do agravamento da situação no barco, que aguarda há 17 dias a permissão da Itália para atracar em um de seus portos.

Matteo Salvini, ministro de Interior italiano, se recusou a permitir o desembarque em território italiano, mesmo depois de, na sexta-feira,16, a Procuradoria da cidade de Agrigento (na ilha italiana da Sicília) ter aberto uma investigação pelo suposto crime de sequestro de pessoas e abuso de autoridade – não dirigido contra ninguém concretamente – em relação ao estado do navio.

Segundo a agência de notícias Reuters, porém, a porta-voz da ONG afirmou que o navio não pode aceitar a oferta espanhola por causa da situação de emergência a bordo.

O motivo é que o porto oferecido pelo presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, é o de Algeciras, localizado em Gibraltar e bastante longe de onde está o navio. O Open Arms fez o resgate próximo à ilha italiana de Lampedusa.

O fundador da ONG, Óscar Camps, que está a bordo do Open Arms, publicou em uma rede social neste domingo que o navio está a 950 milhas náuticas de distância do porto de Algeciras.

"Depois de 26 dias de missão, 17 de espera com 134 pessoas a bordo, uma resolução judicial a favor e seis países dispostos a acolher [os refugiados, depois do desembarque na Itália], querem que naveguemos 950 milhas, uns 5 dias mais, até Algeciras, o porto mais distante do Mediterrâneo, com uma situação insustentável a bordo?", questionou ele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.