Universidade Ceuma

Curso de Medicina promove aula inaugural sobre drogas

O diretor do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa, falou sobre a política pública de saúde, hoje voltada para dependência química e sobre uso e abuso de drogas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
O coordenador Marcelo Soares Costa durante a aula inaugural da disciplina Psiquiatria
O coordenador Marcelo Soares Costa durante a aula inaugural da disciplina Psiquiatria (Divulgação)

SÃO LUÍS - O coordenador geral do Centro de Atenção Psicossocial Sobre Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) Estado, Marcelo Soares Costa, ministrou a aula inaugural da disciplina de Psiquiatria do sexto período do curso de Medicina da Universidade Ceuma a convite do professor e psiquiatra Dr. Hamilton Raposo, no início da semana, no Campus Renascença.

A aula foi, na verdade, um debate sobre a política pública de saúde hoje voltada para dependência química e sobre uso e abuso de drogas, suas causas e consequências no indivíduo. Com esta atividade, o especialista e diretor do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa, acredita que contribuirá na formação de novos profissionais médicos que, em um futuro bem próximo, estarão fortalecendo a saúde mental no Estado.

“Deixo publicamente um grande abraço ao amigo Hamilton e à Universidade Ceuma, que sempre abriu as portas para nosso trabalho e, em especial, aos alunos do sexto período de Medicina que participaram intensamente de nossa aula”, disse Marcelo Costa.

Assistência

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O Caps AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.