COLUNA

Mais números ruins

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

As colocações desprivilegiadas em rankings ou levantamentos nacionais que tratam de questões sociais e econômicas são uma realidade no Maranhão. E, apesar das peças publicitárias, o estado não tem muito que comemorar no primeiro semestre de 2019.
E a prova disto é uma sequência de números que demonstram que a gestão estadual está comprometida e a sociedade vem pagando um preço.
Na última quarta-feira, dados do Tesouro Nacional mostraram que o Maranhão anda gastando com folha de pessoal acima do que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) prevê. Da Receita Corrente Líquida, o Maranhão compromete mais de 60% com servidores públicos (minoria), comissionados e contratados. Sobra quase 40% para investimentos. Uma máquina pesada que compromete, para o funcionamento, um percentual muito maior que os 60% previstos na legislação.
A consequência é a falta de investimentos e políticas que possam promover desenvolvimento econômico, o que também tem efeitos terríveis: homens e mulheres sem empregos formais e muitos desalentados, que são aqueles que em plena idade de ser um trabalhador ativo já deixaram de buscar uma vaga no mercado de trabalho.
O Maranhão tem quase 600 mil trabalhadores que já não mais buscam um emprego formal. Aliado a este número, existe outro: mais de 49% de quem tem trabalho não se encontra na formalidade. Quase metade não tem direitos trabalhistas garantidos porque não têm carteira assinada.
São números ruins, são tempos difíceis para o Maranhão.
Mas se o foco for mudado - menos Brasil e mais Maranhão -, a situação pode até ser amenizada. Será que as vaidades e os projetos políticos permitirão? Aos maranhenses, restam a esperança e a torcida por dias menos complicados.

Explicações
Mesmo com números que mostram que os desalentados no Maranhão aumentaram, em nota o governo estadual insiste em afirmar que houve redução na quantidade de pessoas que não mais procuram emprego no estado.
Segundo a Secretaria estadual de Comunicação e Articulação Política (Secap), o “IBGE aponta que o Maranhão é o quinto estado que mais reduziu o número de desocupados”.
Ainda de acordo com o governo do Maranhão, a comparação é entre o primeiro e o segundo trimestres deste ano.

Dados
O deputado estadual Adriano Sarney (PV) apresentou informações do boletim de finanças do Tesouro Nacional que comprovam que o Governo do Maranhão extrapolou o limite de gastos com o pessoal.
Segundo o parlamentar, quando Flávio Dino assumiu o Governo do Maranhão, o percentual de despesa de pessoal encontrava-se em 38,7%.
Atualmente, o governo compromete 60,22% da receita corrente líquida do Estado com a folha de pagamento de ativos.

Sugestão
Ainda de acordo com Adriano Sarney, a evolução de despesa de pessoal do estado do Maranhão cresceu 85% entre 2011 e 2018, sendo a segunda que mais aumentou no Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro.
O parlamentar apresentou saídas para que as finanças maranhenses possam voltar à normalidade.
“Uma das soluções para esse problema é a retirada de vários cargos comissionados do Governo do Maranhão. Todos sabemos da apropriação da máquina do Estado por partidos políticos que apoiaram Flávio Dino nas últimas eleições”, afirmou o deputado.

Sem internet
Por falta de serviços de internet na gráfica de impressão do Diário Oficial do Estado (DOE), o documento vinha sendo publicado no Portal da Transparência, na sede da Escola de Governo.
Há menos de uma semana, a Escola precisou realizar um evento, e a saída foi publicar na internet o DOE na Casa Civil.
Para os que trabalham no local, o incômodo de ter que se deslocar para várias secretarias da gestão estadual não vem sendo encarado com tranquilidade.

Esquerda?
Ficou estranha a explicação dada por Núbia Dutra, esposa do prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), sobre a condição do gestor.
Ela garantiu que Dutra é canhoto e, por isso, o lado direto - que sofre com sequelas de um AVC - não impediria o comunista de assinar documentos como a exoneração de Núbia no início deste mês.
No entanto, fotos do prefeito o mostram assinando papéis com a mão direita. Parece que a explicação da esposa do prefeito não condiz com a verdade.

Áudio
E ainda sobre Núbia Dutra, um áudio atribuído a ela circulou nas redes sociais no fim da tarde de ontem, com ameaças ao secretário Pádua Nazareno.
No áudio, a primeira-dama dava uma descrição do estado de saúde de Domingos Dutra e garantia que até a próxima semana ele voltaria para a Prefeitura de Paço do Lumiar.
Em tom de ameaça, Núbia chamou Nazareno de traidor.

DE OLHO

49,7% é o total de trabalhadores que estão na ativa, mas não por meio de carteira assinada no Maranhão, segundo dados do IBGE por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

E MAIS

• O senador Weverton Rocha elogiou movimentação política do presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho, visando fortalecer, cada vez mais, sua pré-candidatura pelo PDT para a Prefeitura de São Luís.

• Segundo o senador, Osmar vem mostrando habilidade ao conseguir trazer para o seu campo de apoio vereadores de outras siglas e lideranças comunitárias de várias regiões da capital.

• A declaração enterra as pretensões do também pedetista Yglésio Moyses, que esta semana disse acreditar que representará o partido de Brizola na sucessão do prefeito Edivaldo Júnior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.