Coleta direta

Implantado novo sistema de limpeza na Avenida Litorânea

Ação faz parte da macropolítica de resíduos sólidos da Prefeitura; contêineres para descarte de lixo estão sendo substituídos por sistema de coleta feito diretamente nos bares; para as residências ao longo da via o serviço de coleta não será alterado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Prefeitura reordena e torna mais eficiente serviço de limpeza urbana da Avenida Litorânea
Prefeitura reordena e torna mais eficiente serviço de limpeza urbana da Avenida Litorânea (Divulgação)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, está implantando um novo sistema de descarte e coleta na Avenida Litorânea, que agora terá rota e horário específicos para os bares. A coleta diferenciada teve início quarta-feira,14. O reordenamento do serviço de limpeza urbana ao longo da avenida integra a macropolítica de gestão de resíduos sólidos.

Antes da mudança, o lixo produzido pelos bares da Litorânea era colocado nos 20 contêineres espalhados pela avenida, o que causava o descarte irregular. Com o novo modelo de coleta, cada bar terá de fazer o acondicionamento dos seus resíduos em suas dependências e não mais dispor na via pública, e entregar diretamente ao agente de limpeza urbana em horários pré-determinados.

Às segundas o horário de recolhimento será 9h e 21h; de terça a sexta-feira, a coleta ocorrerá às 21h; sábados às 9h e 21h e domingos às 9h e 15h. Desde ontem, 15, equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana estão explicando para cada dono de bar como funcionará o serviço de coleta e como deverá ser feito o acondicionamento do resíduo.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, disse que a medida vai tornar o serviço de limpeza urbana mais eficiente na via. "A mudança acontece após reuniões com a Associação dos Microempreendedores do Ramo de Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea (ASLIT). Com este novo modelo de coleta teremos maior controle do tipo e quantidade de resíduo produzido por cada bar. Este período inicial será de adaptação tanto para os nossos serviços quanto para os bares, mas à medida que formos fechando as etapas deste novo modelo de coleta na Litorânea vamos fazendo as adequações necessárias e os frequentadores logo irão perceber a mudança já que a avenida vai ficar mais limpa", explicou.

Para garantir a operação foram mobilizadas para a Avenida Litorânea diversas equipes de diferentes frentes de trabalho do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Além da retirada dos contêineres foi feita a limpeza com a máquina de lavagem hidrotérmica de todas as áreas em que os equipamentos ficavam instalados. Foram feitos ainda serviços de capina manual e retirada de areia do entorno dos antigos contêineres.

Novas lixeiras

Também foi feita a substituição das lixeiras para uso dos frequentadores da via. Agora haverá uma lixeira a cada 50 metros para descarte de garrafa PET, resíduos de papel e outros de pequenos volumes. A segunda etapa do reordenamento do serviço de limpeza urbana da Avenida Litorânea será referente ao comércio de coco.

A partir de agora os vendedores de coco serão responsabilizados pelo descarte ambientalmente adequado do resíduo gerado a partir do consumo do produto sob pena das sanções previstas na Lei Municipal N° 6.321/2018, que organizou o Sistema de Limpeza Urbana de São Luís.

Limpeza na Litorânea

Para as residências ao longo da via o serviço de coleta não será alterado, cabendo aos moradores fazer a disposição do resíduo doméstico, conforme os dias e horários da coleta. Os demais serviços de limpeza da Avenida Litorânea seguirão sendo prestados regularmente e serão reforçados. Todos os dias são executadas ações de varrição, catação e remoção dos resíduos descartados na faixa de areia ou na área urbanizada da Litorânea.

Além dos agentes de limpeza, são utilizadas ainda caçambas e retroescavadeiras para recolher o lixo descartado irregularmente na praia. Na faixa de areia ao longo da Avenida Litorânea, uma das principais áreas turísticas da cidade, é mantido ainda um plantão de varrição todos os domingos.

Geradores de resíduos

O reordenamento do serviço de limpeza urbana ao longo da Avenida Litorânea e a implementação da coleta programada para os bares também integra a política de fiscalização dos grandes geradores de resíduos sólidos. Segundo a Lei Municipal N° 6.321/2018, são considerados grandes geradores aqueles que produzem a partir de 200 litros de resíduos diariamente. Neste caso, cabe ao gerador gerenciar a coleta e transporte do seu resíduo. Para terem acesso ao serviço de limpeza urbana municipal os grandes geradores precisam limitar sua geração a 200 litros de resíduos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.