Bompreço

Lojas do Walmart em São Luís mudarão a bandeira e terão novo dono

As três únicas lojas remanescentes do grupo americano, localizadas no Olho d'Água, São Francisco e São Luís Shopping, passarão por reformas e adequações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

SÃO LUÍS - Até julho de 2020, as lojas Bompreço no Olho d’Água e São Francisco e o Hiper Bompreço no São Luís Shopping serão reformadas e passarão a usar a bandeira BIG Bompreço. As unidades eram controladas pelo grupo americano Walmart (que teve 80% de seus negócios no Brasil adquiridos pelo Fundo de Investimento Advent) e agora estão sob o comando do Grupo BIG.

Na mudança estratégica da marca corporativa, o Grupo Big pretende, nos próximos 18 meses, investir mais de R$ 1,2 bilhão na modernização e ampliação de suas lojas. As unidades de hipermercado Walmart nas regiões Sul e Sudeste passarão a se chamar BIG, enquanto no Nordeste, todos os hipermercados serão Big Bompreço.

Com foco na operação e, após formar um time de executivos especializados em varejo e prontos para executar um plano capaz de levar a empresa a um novo patamar de competividade, o Grupo Big inicia uma gestão 100% local, o que garantirá mais agilidade nas tomadas de decisões. Com esse movimento, a companhia visa se aproximar ainda mais de seus clientes em todas as regiões e formatos em que atua, com o objetivo de ser reconhecida como a melhor opção de compras para o consumidor, com amplo sortimento e excelência no atendimento.

As mudanças, no entanto, vão muito além das novas bandeiras. A empresa já está realizando mudanças efetivas na operação em todo o país, com a renovação das lojas, a ampliação de 30% do sortimento e uma nova estratégia comercial e de preços. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados.

Desse modo, o Grupo Walmart sairá de cena após 15 anos atuando no mercado de São Luís. Iniciou suas atividades em 2004, com compra das nove lojas dos Supermercados Bompreço (que anteriormente, em 2002, havia comprado a maior rede de supermercados do Maranhão, o Grupo Lusitana).

Mas dois anos após fincar sua bandeira no Maranhão, a rede americana iniciou processo de fechamento de unidades alegando a crise econômica, que atingiu as lojas da Rua de Santana (Centro) e da Avenida dos Franceses (Alemanha). Já em 2007, foi fechada a loja localizada na Cohama.

Numa nova fase de fechamento de lojas, o Grupo Walmart encerrou, em 2015, as atividades da unidade instalada na Alameda do Ourique, próximo à Praça Deodoro. E mais recentemente, em 2018, o processo de eliminação de unidades atingiu as lojas da Avenida Kennedy e da Cohab.

Sobre o Grupo BIG

Presente no país desde 1995, o Grupo Big, ex-Walmart Brasil, opera hoje com cerca de 550 unidades e 50 mil funcionários em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. São 8 bandeiras entre hipermercados (Big e Big Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis e farmácias. O Grupo é o terceiro maior conglomerado de varejo alimentar do Brasil. Em julho de 2018, a Advent International anunciou a aquisição de 80% da operação Walmart Brasil. O Walmart Inc. mantém uma participação de 20% na empresa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.