Institucional

Escola da Magistratura apoia ações para segurança preventiva dos juízes

Diretor da Escola Superior da Magistratura, desembargador Froz Sobrinho, declarou apoio às ações de segurança do TJ

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
(Froz Sobrinho Escola de Magistratura)

SÃO LUÍS - O diretor da Escola Superior da Magistratura, desembargador Froz Sobrinho, declarou apoio contínuo da ESMAM às ações de segurança institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Nesta quinta-feira (15), o magistrado acompanhou atividade da sexta turma do Curso de Segurança Institucional (SEGINST), organizado pela escola judicial, em parceria com o Exército Brasileiro e Associação dos Magistrados (AMMA), sob a coordenação da Comissão de Segurança Institucional do TJMA.

Froz Sobrinho ressaltou a importância do treinamento para difusão das estratégias e técnicas de autodefesa e segurança preventiva. “É um espaço para se discutir situações de vulnerabilidade enfrentadas pelo Poder Judiciário, assim como entender as medidas de segurança já adotadas para proteger aqueles que são ameaçados quando estão à serviço da Justiça”, disse.

O diretor reafirmou o compromisso da escola na promoção de treinamentos periódicos sobre o tema e enalteceu a qualidade do corpo de formadores convidado. “São instrutores da mais alta referência, especialistas em protocolos de segurança nacional e internacional”, disse, durante a realização do módulo de Tiro Defensivo, ministrado pelo investigador Lidenberg Rodrigues Melo (Polícia Civil do Distrito Federal) e Renan Leite do Nascimento (Tenente da PMMA).

Acompanhado do diretor de Segurança Institucional do Judiciário, tenente-coronel Alexandre Magno Nunes, o desembargador - primeiro a presidir a Comissão de Segurança Institucional do TJMA - visitou as instalações da Diretoria, onde conferiu o funcionamento dos serviços de videomonitoramento das comarcas e unidades judiciais.

Também foram apresentadas as competências das divisões de Inteligência Institucional e de Proteção aos Magistrados, além de outros serviços que são destaque no ranking de indicadores de estrutura de segurança do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O curso

A abertura oficial da formação ocorreu nessa segunda-feira (12), na sede da ESMAM, com o módulo sobre Inteligência no Poder Judiciário (IPJ), ministrado pelo formador Maurício Viegas, especialista em Inteligência Estratégica e em Segurança Internacional.

Com carga horária de 40 horas-aula, o curso tem o objetivo de capacitar juízes na adoção de noções e técnicas de autodefesa que os auxiliem na proteção de suas integridades, por meio de priorização de condutas de segurança preventiva nas mais diversas situações do dia a dia e do trabalho.

Por meio de parcerias estabelecidas entre a ESMAM, Ministério Público e Justiça Federal, além de juízes estaduais, também participam três juízes federais e dois promotores.

Nas turmas anteriores cerca de 150 magistrados foram capacitados, nos polos de São Luís, Imperatriz e Caxias, com metodologia específica, que consiste na formação para compreender a atual situação de vulnerabilidade do Poder Judiciário e conhecer os principais protocolos de segurança adotados na proteção de magistrados.

Instrutores

O quadro de instrutores é composto por Marcelo Schettini (especialista em recursos de defesa e secretário de Segurança do TRT 2ª Região –SP); Maurício Viegas Pinto (especialista em Inteligência Estratégica e em Segurança Internacional pela Universidad de Alicante-Espanha) e Hipólito Alves Cardozo (especialista em Direito Administrativo/Gestão Pública com cursos em defesa pessoal, combatividade e formação de instrutor em armamento e tiro).

Também participam o tenente-coronel Alexandre Magno de Souza Nunes (diretor de Segurança Institucional e membro efetivo da Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJMA e membro da Câmara Técnica de Inteligência, do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão); Jodson Diniz (especialista em Ciências Penais, instrutor nacional e internacional de tonfa, bastão, arma branca e arma de fogo, professor de defesa pessoal); além dos instrutores, tenente-coronel Vinícius Fonseca (TJRJ); Major Álvaro de Andrade (TJRJ); Major Leonardo Mendes de Oliveira (Assembleia Legislativa-MA), Bruno Pimentel (Capitão do Exército Brasileiro), Lidenberg Rodrigues Melo, (investigador da Polícia Civil do DF) e o tenente da PMMA Renan Leite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.