Mostra

Real e virtual sob a ótica da arte

"Banco de Imagens//pessoas.com", da artista belga Marie-Ange Giaquinto entra em cartaz amanhã, às 19h, no Palacete Gentil Braga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Uma das telas que compõe a exposição “Banco de Imagens//pessoas.com”
Uma das telas que compõe a exposição “Banco de Imagens//pessoas.com” (Marie-Ange)

São Luís - Desenhos de figuras humanas inspiradas na iconografia digital deu origem à exposição “Banco de imagens//pessoas.com” que será aberta amanhã, às 19h, na Galeria Antônio Almeida, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782, Centro). A exposição, da artista visual belga Marie-Ange Giaquinto que pela primeira vez expõe no Maranhão, ficará aberta à visitação pública das 14h às 18h até o dia 20 deste mês. Depois, até o dia 13 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

A mostra reunirá uma série inédita de 20 pinturas em acrílico sobre tela. A artista Marie-Ange Giaquinto explica a preferência pelos desenhos das figuras humanas que compõem os trabalhos da mostra. “A escolha dos desenhos foi inspirada na iconografia digital do Banco de imagens//pessoas.com, de domínio público da internet, que traz imagens vetoriais, algumas livres de direitos autorais”, disse a artista.

Na mostram ela inseriu estas imagens em outro espaço, o pictórico onde procura criar uma sincronia entre a anatomia humana e o movimento do desenho na composição geométrica.

Para a artista, o “corpo humano é capaz de se adaptar a inúmeras situações, de movimentar-se de variadas maneiras e de assumir uma infinidade de posições”. Para tranportar este conceito para as telas, Marie-Ange Giaquinto escolheu retratar temas inerentes à condição humana, tais como anonimato, a incerteza, o sonho, o encontro, e a reflexão pois acredita que as pessoas contam sua história através do corpo. “Trabalhamos esta narrativa em nossa primeira exposição que será inaugurada no Maranhão”, disse ela que já apresentou a mostra “Banco de imagens//pessoas.com”, na Galeria Conviv'art da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mostras

A artista traz ainda em seu currículo, as mostras “Cenas de Violência: Silêncio”, exibida no Sesc Aracaju (SE) e no Misa, em Maceió (AL); “Contracenando”, em exposição no Museu de Arte de Blumenau (SC), Galeria Renato de Almeida, em Juiz de Fora (MG) e na Galeria de Arte Lourdes Saraiva Queiroz, em Uberlândia (MG); e ainda “Personagens do Museu”, em Paço dos Açorianos, na Sala da Fonte, em Porto Alegre (RS).

Expôs ainda na Casa Galeria, em São Paulo (SP); no IV International Biennale of Enamell Art Vilnius, na Lituânia e Artistes Émailleurs, Le Plessis-Pâté, na França. Em 2007, realizou a exposição em “The 20th International Cloisonne Jewelry Contest”, no Pola Museum Ginza, da cidade de Tokio, no Japão. Participou do VI Exposition Internacional, no Museu de l’Esmalt Contemporani, em Tarragona, na Espanha e no Simposi Internacional Audiovisual d’Esmalts, em Cidade, em Barcelona, Espanha.

A mostra “Banco de imagens//pessoas.com” foi selecionada no Edital 2019 de Ocupação da Galeria Antônio Almeida, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), via Departamento de Assuntos Culturais (Dac), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Serviço

O quê

Exposição “Banco de Imagens//pessoas.com”, da artista visual Marie-Ange Giaquinto

Abertura

Amanhã, às 19h

Onde

Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782, Centro)

Visitação

De 16 a 20 de agosto, das 14h às 18h, e de 21 de agosto a 13 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Banco de Imagens//pessoas.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.