Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Com uma noitada alegre e descontraída na charmosíssima Oak Wine, com direito a bolo, sopro de velas e um coro cantando o “parabéns pra você”, o empresário Juninho Luang comemorou sua nova idade cercado de amigos, na última segunda-feira. Acima, o Coronel Vieira, o Repórter PH, o aniversariante Juninho, o advogado Jorge Rachid Maluf Filho e Paulo Alhadef; à direita, Gustavo Vasconcelos com Sérgio Balata e Teté Vieira; embaixo, Juninho Luang dando as primeiras fatias do bolo de aniversário para o Repórter PH (E) e Jorginho Rachid (D)
Com uma noitada alegre e descontraída na charmosíssima Oak Wine, com direito a bolo, sopro de velas e um coro cantando o “parabéns pra você”, o empresário Juninho Luang comemorou sua nova idade cercado de amigos, na última segunda-feira. Acima, o Coronel Vieira, o Repórter PH, o aniversariante Juninho, o advogado Jorge Rachid Maluf Filho e Paulo Alhadef; à direita, Gustavo Vasconcelos com Sérgio Balata e Teté Vieira; embaixo, Juninho Luang dando as primeiras fatias do bolo de aniversário para o Repórter PH (E) e Jorginho Rachid (D)

Fiema em Alcântara
Durante a missão empresarial ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), ocorrida na última terça-feira, liderada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o presidente da entidade, Edilson Baldez das Neves, se posicionou em relação à reintegração de posse dos terrenos ocupados irregularmente na Vila Maranhão, na comunidade Cajueiro, em São Luís. Na área está em construção o empreendimento Terminal de Uso Privado Porto São Luís.
De acordo com Edilson Baldez, a retirada das casas construídas na área, pela via judicial, foi a alternativa encontrada, visto que as famílias que ocupavam irregularmente os terrenos não atenderam às tentativas de mediação, realizadas pela Secretaria de Direitos Humanos, o Ministério Público e Defensoria Pública.
O presidente da Fiema ressaltou ainda que nas tratativas iniciais com as famílias, antes da decisão ser cumprida, houve o compromisso da empresa do Porto São Luís doar novas casas em região próxima à atual, garantir empregos, bem como pagar aluguel social e cestas básicas por um ano, mas nem todas entraram em um acordo, o que acabou resultando na ação de reintegração a favor do empreendimento.

Sobre o Porto
O Porto São Luís será um dos maiores portos a granel do Brasil e terá como produtos grãos, fertilizantes e líquidos combustíveis.
A primeira parte da obra foi iniciada no ano passado, com investimento de aproximadamente R$ 800 milhões.
O Terminal de Uso Privado (TUP), de competitividade internacional, está sendo construído com uso de modernas tecnologias.
A área a ser erguida terá aproximadamente 220.000 m², com acesso ferro-rodoviário de aproximadamente 4,5 km, conectando o porto à Rodovia BR-135 e à Ferrovia Carajás.
A previsão é que a primeira fase seja concluída em três anos.

Carros antigos
Aberta ontem, dia 3, na Praça de Eventos do São Luís Shopping, a exposição de carros antigos em parceria com a Associação Maranhense de Veículos Antigos (AMADA).
O acervo conta com 12 modelos, entre eles os clássicos MP Lafer, Shelby Cobra, Opala 1981 e muitos outros.
Aberta ao público, a exposição se estenderá até o dia 18 de agosto, de segunda a sábado, de 10h às 22h, e domingo de 12h às 22h.

Muito caro
O Brasil tem o segundo Congresso Nacional mais caro do mundo. Em 2018, o gasto total passou de 10 bilhões de reais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Os dados são da União Interparlamentar, organização de abrangência mundial que faz levantamentos dos custos dos legislativos.
Cabe ao Congresso, por disposição constitucional, o controle do Executivo, o que se omite de fazer.
Significa fiscalizar atos da administração pública, para que não se desviem das normas.
Abrange os aspectos contábeis, financeiros, orçamentários, operacionais e patrimoniais. Parece que não sobra tempo e menos ainda para o autocontrole de suas despesas.
A maioria dos parlamentares considera mais importante vociferar na tribuna.

120 anos de Hitchcock
Celebrado como o mestre do suspense, Alfred Hitchcock nasceu há 120 anos, em 13 de agosto de 1899. O canal Telecine Cult prestou ontem homenagem ao diretor britânico exibindo seis de seus filmes. Topázio, Marnie, Confissões de Uma Ladra, Cortina Rasgada, Frenesi, Psicose e Os Pássaros, com o aterrorizante ataque alado em uma cidade do litoral da Califórnia. Quem teve tempo, ontem, ganhou um dia repleto dos melhores filmes de Hitchcock.

TRIVIAL VARIADO
Começaram a circular os convites para a festa de 80 anos de Amparo Costa. Será na noite do próximo dia 6 de setembro no Imperial Buffet, na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, no bairro Altos do Calhau.

Figura das mais queridas no Sistema Mirante, Ângela Balbi, que é secretária particular de Fernando Sarney, está mudando de idade hoje. E, como sempre, será alvo de muitas manifestações de carinho pelo transcurso da data.

Quem foi vista na sexta-feira circulando pela Praia Grande foi a atriz Christiane Torloni, que estava sozinha, a bordo de um segurança de paletó e gravata. Reconhecida por dois rapazes, ela apressou os passos e sumiu. Selfie, nem pensar.
Toda a cidade vive a grande expectativa de aplaudir nesta quinta-feira, dia 15, um dos maiores e mais aplaudidos compositores brasileiros de todos os tempos: Milton Nascimento, que se apresenta às 21h no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Amigos e admiradores do presidente José Sarney já começam a se articular em torno das festividades pelo transcurso dos 90 anos, em abril de 2020, do nosso grande político, escritor, jornalista e uma das maiores personalidades brasileiras dos últimos 60 anos.

O presidente Jair Bolsonaro acerta ao criticar as agências de regulação. Na maior parte dos casos, se transformaram em apêndices dos interesses dos concessionários e das corporações públicas, virando de costas para o público e os consumidores.

No assunto: o movimento, porém, deveria ser no sentido de devolvê-las às suas atribuições originais, em vez de esvaziá-las.

Se houver escolha do país-sede para um congresso sobre camuflagem na administração pública, o Brasil deverá ser o vencedor. A partir do Distrito Federal, estendendo-se a estados e municípios, governantes buscam disfarçar quase tudo que diga respeito ao déficit. No máximo, tratam como acontecimento corriqueiro e do destino.

DE RELANCE

Um conceito inovador
O designer israelense Dror Benshetrit se autointitula um “pensador futurista”. Essa, aliás, é uma definição que ajuda a entender suas emblemáticas criações. Uma delas é o sistema construtivo Houseplant, no qual as casas atuariam também como espaço para cultivo de plantas, frutos e vegetais. O conceito, proposto por Dror em 2016 para um prédio residencial em Tel Aviv, em Israel, está sendo aplicado no novo showroom da Florense na avenida Gabriel Monteiro da Silva. É o seu primeiro projeto no Brasil e no endereço mais elegante de São Paulo, quando se fala em arquitetura e design.

Um conceito inovador 2
Quem está em em São Paulo, a convite da Florense, para conferir o projeto do designer israelense Dror Benshetrit é o arquiteto Fernando Motta e a designer Cintia Klamt Motta, que hoje está mudando de idade e vai reunir a família para comemorar a data na capital paulista. Nessa viagem, quem apresenta a loja Florense é Ramon Cavalcante que, juntamente com seus pais Ernando e Fátima Cavalcante, também circulando em Sampa, comandam a Florense São Luís/Ma.

Um conceito inovador 3
Aliás, o evento na Florense foi realizado ontem. No domingo, Cintia e Fernando comemoraram o Dia dos Pais na residência dos Fontana, da Sadia, que são pais da Dani, madrastra da Marcella, casada com Berbardino Tranchesi, com um almoço festivo. Cintia aproveita a temporada paulista para, de quinta a domingo, se atualizar e fazer compras para a loja Casa Kasar em cinco feiras de decoração que começam agora. E ainda partticipa, de 18 a 25, da Design Week, com exposições em vários pontos da cidade mostrando arte e design das mais famosas marcas e designers, com mostras de lançamentos nacionais e internacionais

Colação de grau de Bianca
Um dos pontos altos da atual temporada de Cíntia e Fernando Motta em São Paulo é a colação de grau da filha Bianca, top model internacional, que dia 20 recebe seu diploma de arquiteta e urbanista, na Universidade de Belas Artes de São Paulo.

Lei Orçamentária Anual
Termina nesta quinta-feira, dia 15, Consulta Pública on-line da Lei Orçamentária 2020, que está sendo feita pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), na qual o cidadão participa e ajuda na elaboração do orçamento municipal. A Lei Orçamentária Anual está prevista no inciso III do art. 165 da Constituição Federal. Ela deve ser elaborada de forma compatível com o Plano Plurianual - PPA e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, devendo ser encaminhado para o Legislativo Municipal no dia 30 de agosto de cada ano (prazo definido na Constituição Estadual).

Lei Orçamentária Anual 2
A propósito: em São Luís, a elaboração do projeto de lei orçamentária é precedida de Consulta Pública on-line à população, com o objetivo de colher propostas dos cidadãos, que servirão de subsídio ao planejamento do próximo ano. A consulta será realizada até 15 de agosto. Amanhã, portanto.

Fotografia & Memória
Prossegue na próxima sexta-feira a programação do Ciclo de Palestras alusivo ao lançamento da edição especial do livro “Os Tambores de São Luís”, na Casa de Cultura Josué Montello. O romance é considerado um dos maiores de todos os tempos da língua portuguesa. E nessa palestra, com o tema “Fotografia como memória e reflexão sobre o patrimônio cultural presente em Os Tambores de São Luís”, serão discutidos aspectos de memória e fotografia a partir dos espaços citados pelo autor. A palestra será proferida pelos integrantes do Foto Clube Poesia do Olhar, Márcio Melo e Márcio Neves, e mediada pela jornalista e escritora Talita Guimarães.

Refluxo
A tendência por menos compartilhamento e mais privacidade está chegando aos escritórios. Nos últimos anos, amplos espaços sem divisórias se transformaram na regra. Agora, pipocam mundo afora tentativas de poupar colaboradores que trabalham junto do barulho causado pelas conversas ao telefone dos colegas - sem falar nos alarmes e toques musicais dos celulares. Cabines telefônicas privadas, com mesas e cadeiras, passaram a fazer parte de projetos alinhados com a necessidade de silêncio e concentração que envolve boa parte das atividades humanas produtivas.

Para escrever na pedra:
“Não é preciso viajar para ir a algum lugar, mas para ir a grande emoção é se mover”. De Roberto Louis Stevenson.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.