Espetáculos

Semana do Teatro do Maranhão abre inscrições

As inscrições seguem até o dia 9 de setembro; o homenageado deste ano é o dramaturgo Marcelo Flecha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Marcelo Flecha será homenageado
Marcelo Flecha será homenageado (Marcelo Flecha)

SÃO LUÍS- Estão abertas as inscrições para a 14ª edição da Semana do Teatro no Maranhão, que ocorrerá no período de 18 a 24 de novembro, no Teatro Arthur Azevedo. Podem se inscrever coletivos culturais, grupos, companhias e produtoras teatrais tanto regionais quanto nacionais. Para participar basta preencher o formulário online disponível no site do Teatro Arthur Azevedo. O prazo para realizar a inscrição finaliza no dia 9 de setembro.

Na lista de modalidades de espetáculos que estão aptos a participar do maior festival de teatro do Maranhão: teatro adulto, infanto juvenil, teatro de rua, circo, teatro-musical e Mostra Praia Grande de Cenas Curtas.

A novidade da edição deste ano da Semana do Teatro no Maranhão é a Mostra Praia Grande de Cenas Curtas, em que serão selecionados seis apresentações que serão apresentadas em praça pública durante a programação. Podem se inscrever apresentações que se enquadrem nas seguintes linguagens: o teatro, a performance, a mímica e o circo. O resultado do concurso será decidido por júri popular através de uma plataforma digital, com endereço que ficará à disposição do público durante a programação da Mostra Praia Grande de Cenas Curtas.

Ainda na 14ª Semana do Teatro no Maranhão será realizada a segunda edição do Troféu Apolônia Pinto, mostra competitiva em que é realizada a entrega de um troféu e um certificado de premiação do grupo ou artista vencedor. As premiações serão referentes às seguintes categorias: Melhor Cena Curta, Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Texto, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Sonoplastia, Melhor Iluminação, Melhor Cenografia, Melhor Figurino e Melhor Caracterização.

Os grupos que se inscreverem para participar do festival terão obrigatoriamente que fazer uma proposta de um workshop de 04h nas seguintes modalidades: Produção Teatral, Corpo e Movimento, Dramaturgia, Voz, Iluminação, Sonoplastia, Cenografia, Figurino, Circo, Caracterização e Direção Teatral.

Já para quem deseja participar dos workshops, as inscrições acontecerão do dia 07 ao dia 21 de outubro. O resultado será divulgado no dia 28 de outubro e para confirmar participação os inscritos devem entregar 1kg de alimento não perecível.

O homenageado

Como em todas as edições anteriores, a 14ª Semana do Teatro no Maranhão também terá um homenageado. O escolhido deste ano foi o diretor, dramaturgo, poeta, cronista, iluminador, pesquisador teatral e diretor artístico da Pequena Companhia de Teatro: Marcelo Flecha. O argentino, naturalizado brasileiro, reside no Maranhão há 40 anos e tem consideráveis trabalhos no cenário teatral do estado. Assinou a dramaturgia de “Pai e Filho” (2010), espetáculo adaptado a partir da obra de Franz Kafka, Carta ao Pai. Também em “Memórias de Um Mau Caráter” (2004), encenado por César Boaes. O trabalho "Velhos caem como canivetes" lhe rendeu o prêmio Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2012.

Durante a 14ª Semana do Teatro no Maranhão Marcelo Flecha terá uma exposição própria em que o público poderá ter contato direto com os trabalhos realizados por ele nos últimos anos.

Para mais informações sobre o edital e as inscrições acesse o site do Teatro Arthur Azevedo ou ligue (98) 991672696 ou (98)3232-5316.

Serviço

O QUE? Inscrições XIV Semana do Teatro no Maranhão

QUANDO? Até 09 de setembro

ONDE: Via formulário online (cultura.ma.gov.br/taa)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.