Cartão de confirmação do Encceja é liberado

Exame, que é usado para adultos tirarem a certificação de conclusão do ensino fundamental e do médio, será realizado em 25 de agosto em 611 municípios brasileiros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

BRASÍLIA - Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 já podem acessar o cartão de confirmação na internet. O documento está disponível na Página do Participante no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto, em 611 municípios. Os portões de acesso aos locais do exame serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas aplicadas pela manhã. À tarde, os candidatos podem entrar as 14h30 até 15h15, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Em 2019, 2.973.375 pessoas se inscreveram no Encceja. O número é 75% maior do que o total de inscritos na edição de 2018, que contou com 1.695.607 estudantes.

Entre 2009 e 2016, a certificação do ensino médio era oferecida apenas para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, a taxa de aprovação dos adultos que faziam o Enem com este objetivo era baixa. Depois de

Em 2017, quando o Encceja voltou a ser usado para conseguir o diploma do ensino médio, a porcentagem de candidatos que conseguiam a nota mínima subiu de 14,3% para 36%.

Encceja

Jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade adequada podem fazer o exame para obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Serão quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. A nota mínima exigida para obtenção da proficiência é 100 pontos nas provas objetivas e de cinco pontos na redação.

Os resultados podem ser usados de duas formas. Quem conseguir a nota mínima exigida em todas as provas tem direito à certificação de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Aqueles que alcançarem a nota mínima em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas, terão direito à declaração parcial de proficiência.

FIQUE POR DENTRO

O que é o Encceja?

- O Encceja é um exame feito para que jovens e adultos que não terminaram o ensino fundamental ou médio na idade esperada possam conseguir o certificado de conclusão, caso consigam a nota mínima exigida;
- A participação é gratuita para todos os candidatos;
- Para obter o certificado de ensino fundamental é preciso ter mais de 15 anos; para o ensino médio, a idade mínima para participar é de 18 anos;
- Neste ano, as provas acontecem em 25 de agosto;
- O Inep mantém em seu site materiais gratuitos de estudo para o Encceja.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.