Eleições

Argentina foi às urnas em eleições gerais primárias

Votação obrigatória serve como pesquisa nacional para definir os partidos e candidatos habilitados para as eleições gerais de outubro

Agência Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

Buenos Aires - Neste domingo, 11, foi dia de Eleições Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias (Paso) na Argentina. A votação serve para definir os partidos e candidatos habilitados a participar das eleições gerais, dia 27 de outubro.

Apesar de a disputa à presidência ter 10 concorrentes, as atenções estão voltadas para o atual presidente, Mauricio Macri, e a ex-presidente Cristina Kirchner, que desta vez concorrerá como vice de Alberto Fernández. As sondagens mostram uma forte polarização e uma leve vantagem da fórmula de Alberto Fernández e Cristina Kirchner.

O domingo nasceu ensolarado na capital argentina, com temperaturas ao redor dos 13º. O dia ameno de inverno ao sul do continente animou os argentinos a sair de casa e votar.

Em curso desde as 8 h, as eleições Paso servem apenas como uma pesquisa nacional, mas são obrigatórias para todos os argentinos entre 18 e 70 anos que estão registrados no sistema eleitoral. A participação é optativa apenas para os jovens de 16 e 17 anos e para os maiores de 70 anos.

As eleições são consideradas “abertas” por não exigirem afiliação partidária e terem a participação de todos os cidadãos. São “simultâneas” porque se realizam no mesmo dia em todo o país.

Cerca de 34 milhões de argentinos estavam habilitados para votar nas 185 mil urnas distribuídas pelo país, em mais de 14 mil colégios.

Além de definirem quem serão os candidatos a presidente e vice-presidente, as eleições Paso definem os candidatos para renovar um terço dos senadores (24 cadeiras) e a metade dos deputados (130 cadeiras). Esse tipo de votação – Paso – é realizado sempre no segundo domingo de agosto e funciona como um filtro, pois elimina as candidaturas que não alcancem o piso de 1,5% dos votos.

O ministro do Interior, Rogelio Frigerio, afirmou que havia a possibilidade de os dados começarem a ser divulgados ainda no domingo. Estimação que o resultado final seja conhecido no início desta segunda-feira.

As eleições gerais ocorrerão em 27 de outubro. Um eventual segundo turno está marcado para 24 de novembro. O novo governo assumirá em 10 de dezembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.