Economia Criativa

Seminário debaterá mercado da música e desafios no Maranhão

O encontro, que acontece nos dias 17 e 18, é uma ação do projeto de Economia Criativa, executado pelo Sebrae, com o objetivo de fortalecer negócios desse segmento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Cantora baiana Xenia França foi indicada ao Grammy Latino em 2018
Cantora baiana Xenia França foi indicada ao Grammy Latino em 2018 (Xenia França)

Dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) apontam uma expansão no mercado global de música gravada de 9,7%, com receita de US$ 19,1 bilhões. Destaque nesse contexto, o mercado brasileiro cresceu 15,4%, com receita acumulada de US$ 298,8 milhões, sendo o mais expressivo da América Latina.

O ecossistema nacional da música e formas de ampliar a participação do Maranhão nessa cena estão na pauta do seminário “Encontros com o mercado da música e seu ecossistema no Brasil”, que o Sebrae realiza nos dias 17 e 18 deste mês, no Sebraelab (espaço colaborativo do Sebrae Maranhão, localizado atrás do Multicenter Negócios e Eventos).
Músicos, bandas, grupos musicais e artistas independentes e pessoas ligadas ao universo da música são o público do encontro, cuja concepção técnica está a cargo da Janela Aceleradora e Gestão de Projetos Culturais.

Artistas
Sem custos para o participante, o encontro reunirá nomes como a produtora e empresária de artistas Verônica Pessoa, criadora da Natura Aceleradora Musical, atuando com artistas como Filipe Catto, Marcelo Jeneci e Arnaldo Antunes; a cantora baiana Xenia França, indicada para o Grammy Latino em 2018, e o produtor Guilherme Kastrup, responsável pelo projeto A Mulher do Fim do Mundo, que uniu a legendária Elza Soares à inquieta turma da cena musical contemporânea de São Paulo.

O encontro é uma ação do projeto de Economia Criativa, executado pelo Sebrae, com o objetivo de fortalecer negócios desse segmento, onde um dos destaques é a música que, no Maranhão, se destaca pela diversidade e qualidade.

Conforme Danielle Abreu, gestora de projetos do Sebrae, responsável pela condução do projeto de Economia Criativa do Sebrae, “a ideia é criar um espaço de troca de conhecimentos e compartilhamento de conteúdo e experiências entre artistas da música do Maranhão e profissionais atuantes no ecossistema da música no Brasil, potencializando o mercado musical maranhense na cena nacional”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae (http://bit.ly/2ZJmaKq).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.