Júlio Cézar Muniz Silva - empresário e administrador

Nos bastidores do turismo maranhense

Ele administra o Gran Lençois Flat Residence e tem uma história de trabalho intenso em prol desse setor no Maranhão

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Júlio Cézar Muniz Silva, que contabiliza 26 anos de experiência no ramo hoteleiro maranhense
Júlio Cézar Muniz Silva, que contabiliza 26 anos de experiência no ramo hoteleiro maranhense (Júlio Cézar Muniz Silva / empresario administrador Gran Lençóis Flat Residence)

O turismo no Maranhão é uma soma de fatores e se desenvolve graças, também, à união de forças e ao esforço de quem está nos bastidores. Um exemplo é o administrador Júlio Cézar Muniz Silva, que contabiliza 26 anos de experiência no ramo hoteleiro maranhense. A trajetória dele começou em 1991, no Hotel Praia Mar, experiência marcante e que o estimulou a jamais deixar a área, sempre imbuído do propósito de contribuir para dinamizar o setor.

Júlio Cézar delineou uma trajetória ascendente, que o conduziu a uma região que hoje é um dos cartões-postais do turismo no Maranhão. Ele fincou sua bandeira de trabalho em Barreirinhas, onde administrada o Gran Lençóis Flat Residence, um empreendimento que revela um novo momento para o turismo no estado.

A ligação dele com o Gran Lençóis iniciou em 2015, quando convidado para gerente de implantação. Depois, foi efetivado gerente geral, dando atenção também a outras unidades do grupo. Em 2006, retornou a São Luís e, em 2008, assumiu novamente o posto. Em 2012, retornou à capital, época em que o Grupo Solare foi vendido para a Rede BHG.

“Foi nessa época que assumi a função de gerente regional do Solare para o Maranhão e Pará. No entanto, continuava com o trabalho extensivo a Barreirinhas, pelo fato de o empreendimento ainda fazer parte do grupo. Em 2015, me afastei do grupo e em 2017, com meu sócio, Marcos Figueiroa, voltamos a administrar, mas desta vez com empresa própria, a Ethos Consultoria”, conta.

Guerreiro

O empresário orgulha-se de ser um guerreiro do turismo maranhense. Seu olhar é voltado para o futuro e ele sabe que o trabalho não para e o Maranhão ainda tem a colher muitos bons frutos desse setor. Hoje, o Grand Lençóis Flat Residence é filiado a Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis Barreirinhas e a região, a cada dia que passa, ganha mais fôlego e se desenvolve. Barreirinhas é a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses e, por isso, atrai turistas de todos os cantos do mundo.

“Fazemos um trabalho de fluidez. Hoje, conseguimos tomar decisões mais rapidamente e cobramos com mais veemência das autoridades, sempre pensando nas necessidades do trade turístico”, diz, lembrando que, atualmente, a cidade já agrega vários bancos, o que demonstra a sua pujança turística.

“Este ano, o percentual de ocupação dos empreendimentos em Barreirinhas é significativo, graças, entre outras coisas, às ações municipais e estaduais, mas, principalmente, ao esforço do trade turístico, que está mais unido e participativo. Essa área cresceu bastante. O Gran Lençóis, por exemplo, tem uma parte hoteleira e outra condominial, com a presença de um síndico. Ou seja, é algo que implica em ainda mais responsabilidade”, finaliza.

Fazemos um trabalho de fluidez. Hoje, conseguimos tomar decisões mais rapidamente e cobramos com mais veemência das autoridades, sempre pensando nas necessidades do trade turístico”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.