Hipismo

Marlon Zanotelli é ouro no salto individual do hipismo

Maranhense conquista o segundo ouro do Brasil no hipismo nos Jogos Pan-Americanos; antes, ele e mais Rodrigo Lambre, Pedro Veniss e Eduardo Menezes venceram por equipe e conquistaram vaga para a Olimpíada do Japão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Marlon Zanotelli é natural de Imperatriz (MA), mas treina na Bélgica
Marlon Zanotelli é natural de Imperatriz (MA), mas treina na Bélgica (Marlon Zanoni)

Lima - O cavaleiro brasileiro Marlon Zanotelli conquistou na sexta-feira (9) a primeira medalha de ouro do país na prova individual de saltos no hipismo em Jogos Pan-Americanos, ao vencer em Lima com a montaria Sirene de La Motte, em Lima. A medalha é a segunda de ouro do hipismo brasileiro no Pan. A outra também havia sido conquistada nos saltos, mas na prova por equipes, que definiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. E o maranhense Marlon Zanotelli fez parte do quarteto, que teve ainda Rodrigo Lambre, Pedro Veniss e Eduardo Menezes.

Marlon Zanotelli completou o percurso sem cometer erros e superou a disputa com o argentino Jose Maria Larocca, que ficou com a medalha de prata, enquanto o terceiro lugar teve um empate entre quatro conjuntos.

O maranhense conquistou o ouro depois de sete fases realizadas. Na disputa de saltos, os competidores passam por duas inspeções veterinárias, três fases de classificação, além de duas disputas decisivas, para chegar ao resultado final. Como o brasileiro foi o mais regular após todas as etapas, se tornou campeão. A medalha de prata foi para o argentino Jose Maria Larroca.

O bronze precisou de uma disputa à parte. Depois das sete fases, Elizabeth Madden e Eve Jobs (filha de Steve Jobs), dos Estados Unidos, Nicole Walker, do Canadá, e Eugênio Pérez, do México, foram para a prova final. Na disputa de desempate, Elizabeth Madden levou a melhor e terminou com a medalha de bronze. Eve Jobbs foi a terceira melhor no desempate.

Outro brasileiro na prova, Pedro Veniss, terminou na sétima colocação depois das sete fases de competição.

Quem

O cavaleiro Marlon Módolo Zanotelli, radicado na Bélgica, é maranhense de Imperatriz (MA). Simpático, tem apenas 30 anos e todas as oportunidades para crescer ainda mais no esporte.

Os prêmios conquistados são fruto do talento mas também de muito treino, esforço e disciplina. Por isso, Marlon gosta de lembrar do mantra de seu pai: “Os resultados só vêm antes do trabalho no dicionário”.

Os cavalos estão no sangue da família Zanotelli há gerações. O avô era militar e fazia parte da cavalaria montada no Rio Grande do Sul. O pai, Mário, também gaúcho, aprendeu a montar nos cavalos do regimento.

Marlon convive com cavalos desde criança. Começou bem cedo, aos 4 anos de idade, na escola de equitação dirigida por seu pai, em São Luís do Maranhão. Logo depois, a família se mudou para o Rio, quando decidiu investir na carreira de cavaleiro do pai de Marlon. Venderam a casa e compraram um caminhãozinho para participar das competições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.