Festa

Devotos rendem neste domingo homenagem a São Benedito

Estão previstas duas missas - às 7h30 e às 9h - e à tarde, às 17h, acontecerá a tradicional procissão com saída da Igreja do Rosário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
São Benedito é um dos santos mais queridos da Igreja Católica
São Benedito é um dos santos mais queridos da Igreja Católica (Divulgação)

SÃO LUÍS - Um dos mais populares santos da Igreja Católica, São Benedito será festejado neste domingo, 11, na Igreja do Rosário, na rua do Egito, no Centro, de São Luís. Conforme programação, que foi iniciada no dia 8 deste mês, neste sábado, 10, acontecerá a noite de Beneditos.

No domingo, 11, haverá duas missas: às 7h30 e às 9h. E às 17h sairá a procissão, considerada uma das mais concorridas da capital maranhense por reunir um grande número de devotos. O encerramento do festejo acontece segunda-feira, 12, com a missa da Bênção do Santíssimo, às 19h30.

A festa está sendo realizada pela Irmandade de São Benedito, que é responsável por zelar e manter a integridade da memória da histórica Igreja de Nossa Senhora do Rosário e continua realizando com grande devoção a festa de São Benedito, todos os anos no mês de agosto.

Todos querem ver e tocar em São Benedito, por causa de sua fama de santidade, palavras, milagres e orações. Os escravos simpatizavam muito com ele, por ser negro, pobre e com grandes virtudes. Em torno do seu nome surgiram numerosas irmandades. São Benedito é um dos santos mais queridos no Brasil, com inúmeras paróquias por todos os lugares inspiradas em seu modelo de humildade e caridade.

Milagres

Grande é o numero de milagres de São Benedito, inclusive a ressurreição de dois meninos, a cura de vários cegos e surdos, a multiplicação de peixes e pães, e vários outros milagres. Alguns milagres de multiplicação de alimentos aconteceram na cozinha de São Benedito. Por isso, ele é tido carinhosamente pelo povo como o Santo Protetor da cozinha, dos cozinheiros, contra a fome e a falta de alimentos.

São Benedito foi canonizado em 24 de maio de 1807, pelo Papa Pio Vll. É representado com o menino Jesus nos braços por que fora visto várias vezes com um lindo bebê nos braços quando estava em profunda oração.

Na hora de sua morte ele disse com muita alegria: Jesus! Jesus! Minha mãe, doce Maria! Meu Pai São Francisco! E morreu em paz. Seu corpo foi transladado para a igreja e exalava suave perfume. Exumado posteriormente, estava intacto, (incorrupto). Em 1611 seu corpo foi colocado em uma urna de cristal na igreja de Santa Maria em Palermo para visitação e permanece até os dias de hoje

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.