COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
REENCONTRO de velhos amigos em torno da boa mesa, com deliciosos quitutes, a melhor bebida e ótimas recordações. Foi assim o jantar de quarta-feira no Cabana do Sol (da Ponta do Farol) que reuniu Tiana e Clorisval Gomes Pereira, Lenita Lago Bello e Luis Paulo Martins, Marilete Viégas, Ana Luiza Bacelar e o Repórter PH
REENCONTRO de velhos amigos em torno da boa mesa, com deliciosos quitutes, a melhor bebida e ótimas recordações. Foi assim o jantar de quarta-feira no Cabana do Sol (da Ponta do Farol) que reuniu Tiana e Clorisval Gomes Pereira, Lenita Lago Bello e Luis Paulo Martins, Marilete Viégas, Ana Luiza Bacelar e o Repórter PH
O ALMOÇO árabe do Rio Poty Hotel continua atraindo muita gente de charme de nossa sociedade. Habituê desses encontros de quinta-feira, o conselheiro Ronald Sarney, mesmo ainda se recuperando de um problema de saúde, não deixa de ir assinar o ponto. Como aconteceu ontem. Na foto acima, ele é visto entre o Repórter PH, José Jorge Leite Soares e Amaro Santana Leite; à direita, Ronald com Félix Alberto Lima, José Jorge Soares e Armando Ferreira
O ALMOÇO árabe do Rio Poty Hotel continua atraindo muita gente de charme de nossa sociedade. Habituê desses encontros de quinta-feira, o conselheiro Ronald Sarney, mesmo ainda se recuperando de um problema de saúde, não deixa de ir assinar o ponto. Como aconteceu ontem. Na foto acima, ele é visto entre o Repórter PH, José Jorge Leite Soares e Amaro Santana Leite; à direita, Ronald com Félix Alberto Lima, José Jorge Soares e Armando Ferreira

Na 4ª Vara
A juíza Oriana Gomes é a nova titular da 4ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, Termo Judiciário da Comarca de São Luís, de entrância final.
Ela tomou posse ontem no gabinete do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joaquim Figueiredo.
Ela era titular da 8ª Vara Criminal da Comarca da Ilha de São Luís e foi removida, pelo critério de antiguidade, na sessão plenária administrativa ordinária de ontem.
O desembargador Joaquim Figueiredo desejou sucesso à magistrada na nova unidade judicial.

Palestra no Sebrae
O Sebrae-MA traz a São Luís, no próximo dia 22, a sommelière Gabriele Frizon, que assina a carta de vinhos do prestigiado La Tambouille, restaurante especializado em cozinha ítalo-francesa, em São Paulo.
Nesta Capital, Gabi Frizon profere palestra organizada pelo Sebrae, sobre Gestão de Pessoas e Liderança em Alimentos e Bebidas para o segmento de alimentos e bebidas.
A palestra será na Sala 1 de Treinamento da Unidade São Luís (ao lado do Mulicenter Negócios e Eventos). E as inscrições já estão disponíveis na loja virtual do Sebrae.
Frizon abordará conceitos de gestão de pessoas e liderança voltados ao mercado de alimentos e bebidas, apontando fatores que dificultam o engajamento de colaboradores nesses segmentos.
Em tempo: trata-se de ação do Sebrae em parceria com a Wine Celebration, encontro de amantes de vinhos do Norte e Nordeste, que acontece pela primeira vez em São Luís, no Hotel Blue Tree Towers São Luís, no próximo dia 23.

Yoga para crianças
Se dedicar integralmente ao ensino de meditação para crianças, este é foco do ex-ator Rogério Barros, que estará em São Luís no dia 17 de agosto, para ministrar uma aula de yoga para crianças e promover seu mais recente livro “O Menino Que Queria Ser Bombeiro”.
A programação acontece na Casa Verde, no São Francisco e é gratuita. A
Depois de passar por algumas novelas da Globo e de outras emissoras de TV, como também no teatro, onde encenou várias peças, Rogério encerrou sua carreira artística para se dedicar integralmente à yoga direcionada para crianças e adolescentes.
E foi ensinando crianças moradoras de comunidades carentes, na cidade do Rio de Janeiro, que o levou a publicar seu quarto livro: “O Menino Que Queria Ser Bombeiro”.
A obra conta, de forma lúdica, uma história que apresenta às crianças o universo da respiração consciente.

Meio do caminho
O Supremo Tribunal Federal ficou no meio do caminho: tanto a concessão do pedido de liberdade como da transferência de Lula para um presídio comum criariam cenários de possíveis manifestações e conflitos nas ruas.
A decisão conciliatória foi entendida pela maioria dos ministros como a mais adequada para não fazer subir o termômetro.
Consideram que a temperatura já está no nível de alerta.

Câmara e termos chulos
O tamanho das divergências durante os debates, quarta-feira, na Câmara dos Deputados, deixou a impressão de que os governistas tratavam de uma reforma e a oposição tinha outro texto na mão. De comum entre os dois lados, apenas a gritaria nos microfones. Aliás, para atrapalhar mais, uma das estrelas da sessão plenária, foi o deputado federal Boca Aberta (ele se identifica assim), do Pros do Paraná. Seu nome: Emerson Petriv. Inúmeras vezes correu ao microfone de apartes para atacar, com linguagem de boteco, adversários em Londrina, sua principal base eleitoral.

TRIVIAL VARIADO

Faltou explicar: a oposição atacou com unhas e dentes as mudanças na reforma da Previdência, mas não indicou, em nenhum momento, a forma de cobrir o déficit crescente provocado pelo pagamento de aposentadorias e pensões.

Desproporção têm razão os que apontam: perdas em valores de aposentadorias ocorrerão apenas entre os que ganham salários menores.

Verdade seja dita: o deputado federal Rodrigo Maia aprendeu a presidir sessões plenárias tumultuadas da Câmara com a tranquilidade de quem está em casa lendo um livro. Só não diz onde fez o curso de paciência.

Mantém-se o recorde mundial: juros do cheque especial estão na altura dos 290 por cento ao ano e dos cartões em mais de 300 por cento.

Princípio consagrado: na área política não se brinca durante o mês de agosto.

DE RELANCE

Tribunal de privilegiados?
A decisão da última quarta-feira e a rapidez como o processo de um réu poderoso foi protocolado, pautado e julgado exibiu uma lamentável face da Suprema Corte brasileira que, mais uma vez, mostrou à sociedade o cacoete de julgar processos pela capa (onde figuram os nomes das partes), ao invés de examiná-los com base no direito.

Sem estabilidade
Uma decisão que vai afetar situações que os Estados enfrentam na extinção de órgãos em todo o País, foi tomada pelo STF ao decidir que a estabilidade especial do artigo 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias não se estende aos empregados das fundações públicas de direito privado, devendo ser aplicada somente aos servidores das pessoas jurídicas de direito público. A decisão majoritária, com repercussão geral reconhecida, envolveu o caso de um empregado dispensado sem justa causa em São Paulo.

Empreendedorismo
Quer aprender a ganhar dinheiro com o seu negócio? A palestra “Contabilidade e Finanças para negócios criativos” promovida pelo Sesc vai discutir no dia 26 de agosto como gerenciar o seu empreendimento usando os conceitos básicos da contabilidade para alcançar o conhecimento necessário para planejar o que já sabe fazer de melhor: criar. Destinado a artesãos, mas também aberto ao público em geral, as inscrições são online e acontecem de 12 a 15 de agosto.

Combo de pagode, forró e samba
É nesta sexta-feira o show do grupo Art Popular, ícone dos anos 90, e da banda Cavalo de Pau, na casa de eventos Tom Music, no Turu. Programação esta que terá ainda como convidado especial o grupo Argumento. A ala jovem deve seguir para lá em grande número, haja vista que os gêneros pagode e forró têm alta adesão em São Luís. No pacote, vai o samba para completar o combo.

Prata no México
No México, o atleta maranhense da natação Davi Hermes conquistou medalha de prata no “Trisome Games das Américas”. O menino esforçado competiu hasteando a bandeira da Academia Viva Água, onde pratica natação desde as primeiras braçadas. Uma prata que vale ouro para o livro dourado da academia e que enche de orgulho os
professores do nadador.

O Facebook sabe tudo
Vinte meses após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, o relatório da comissão do Congresso americano que investigou as falhas na segurança nos EUA anunciou
sua principal conclusão: faltou imaginação para a comunidade de inteligência. Os sinais de que alguém os atacaria em seu território eram claros, mas ninguém achou que fosse possível. Em outras palavras, CIA (agência de inteligência), FBI (polícia federal) e Departamento de Defesa não eram tão criativos quanto assistíamos nos filmes de Hollywood. E, principalmente, não sabiam de tudo.

O Facebook sabe tudo 2
O mundo mudou. E não é absurdo que o Facebook tenha, hoje, mais informações sobre nossos hábitos – e em especial dos americanos – do que a CIA. A comparação foi feita por Yael Eisenstat, ex-funcionária da agência e diplomata, com passagens pela África e pelo gabinete do ex-vice-presidente Joe Biden. Pela expertise de ex-espiã, ela foi contratada pela empresa de Mark Zuckerberg. Conheceu as entranhas do Facebook e, em seis meses, se decepcionou. Saiu.

É preciso protestar
A Frente Nacional dos Prefeitos é contrária à incorporação do Imposto Sobre Serviço a um novo tributo unificado sobre o consumo, que a União recolheria. Tem razão. Já faz parte dos costumes: o dinheiro recolhido em todo o País vai a jato para Brasília e volta de carreta.

Para escrever na pedra:
“É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma do que ter uma oportunidade e não estar preparado”. De Whitney Young Jr.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.