Repúdio

Juventude do MDB repudia Flávio Dino após intervenção no Cejovem

Chefe do Executivo encaminhou para a Assembleia Legislativa projeto de lei e alterou as regras para a eleição do Conselho Estadual de Juventude

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
(Flávio Dino)

A Juventude Estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) lançou nota de repúdio ao governador Flávio Dino (PCdoB). O colegiado apontou intervenção do Palácio dos Leões na estrutura do Conselho Estadual da Juventude e o esvaziamento da representatividade da sociedade civil organizada no Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (Fejma).

De acordo com o MDB o governador Flávio Dino conseguiu desarticular os movimentos de juventude filiados históricos do Fejma após o PCdoB ter perdido o pleito de 2015, realizado na Casa do Maranhão, na ocasião da 15º Reunião Ordinária do Cejovem e da qual a juventude do MDB saiu vitoriosa com a hegemonia do conselho.

“Ocorre que, após todo o processo legítimo e democrático, o governador comunista do Maranhão - Flávio Dino -, não deu posse aos conselheiros eleitos, e para a surpresa de todos, encaminhou nas barganhas da madrugada para a Assembleia Legislativa, projeto de lei em caráter de urgência que alterava o processo eleitoral do Cejovem, no afã de possibilitar que os jovens ligados a UJS aparelhados no seu governo, conduzisse o processo e assim pudessem assumir e controlar um conselho de todas as juventudes do Maranhão”, destaca trecho da nota.

A juventude do MDB mostrou que a matéria [projeto de lei 130/2016] foi aprovada pela base governista na Assembleia Legislativa no dia 3 de julho deste ano, alterando a Lei nº 8.451 que dispõe sobre o Cejovem.

O projeto alterou também o processo de escolha das entidades e vinculou de forma direta o processo eleitoral do conselho à Secretaria de Estado da Juventude. Com isso, segundo a Juventude do MDB, a sociedade civil perdeu autonomia no processo de eleger os seus próprios representantes, o que ocorria antes por meio do Fórum Estadual de Juventude.

“Aprovada a lei e seguindo as práticas fraudulentas adotadas pela UJS (juventude do governador) na eleições da UNE e UBES, o processo de eleição se deu em ‘ação relâmpago’ demonstrado no edital nº 008/2019-SEEJUV datando apenas um dia para inscrição e divulgação de entidades escritas, pedido de recurso e divulgação de resultado final com entidades habilitadas (qual seja, dia 03/08/2019) e o dia seguinte (04/08/2019) para realização da assembleia de eleição e publicação do resultado das entidades eleitas. Ficou claro que o processo foi montado para esvaziar a sociedade civil organizada no Fórum Estadual de Juventude”, destaca outro trecho da nota.

A entidade afirmou que a manobra atinge a democracia e repudiou o projeto de lei de autoria do Executivo e aprovado pela Assembleia Legislativa.

“São práticas merecedoras do mais elevado repúdio da juventude maranhense e que demonstra a práticas ditatoriais e esdrúxulas de um governo comunista de aparências republicanas e práticas repugnantes. Governador Flávio Dino, respeite a juventude. Vai ter resistência”, finaliza a nota.

OUTRO LADO

O Estado entrou em contato com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação para obter um posicionamento oficial do Executivo. Até o fechamento desta edição, contudo, não houve resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.