Poesia

Felinos como inspiração poética

Lançamento de "Gatos", de William Amorim e Roseana Murray, ocorre hoje na Livraria AMEI, às 19h, em São Luís.  

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
William Amorim e Roseana Murray escreveram sobre gatos
William Amorim e Roseana Murray escreveram sobre gatos (William e Roseana)

SÃO LUÍS- O escritor, psicanalista e professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) William Amorim vai lançar o livro “Gatos”hoje, às 19h, na Livraria Amei (São Luís Shopping). A obra foi escrita com a carioca Roseana Murray, autora de dezenas de livros de literatura infanto-juvenil. A publicação, da Editora Penalux, tem ilustrações do artista plástico maranhense radicado em Londres, Geraldo Reis Frazão.

O lançamento em São Luís ocorre após sucesso do evento, com apresentações e exposições artísticas, no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Na capital maranhense, também haverá participações especiais, com apresentação da cantora Mila Camões, do DJ e ator Jorge Choairy, do músico Jeff Soares e das atrizes Dandara Azevedo, Luna Gandra e Nicole Meireles.

O livro conta com 30 poemas, alguns com autoria compartilhada pelos dois escritores e outros assinados exclusivamente por um deles. Roseana Murray conta, em texto introdutório do livro, que este surgiu de um “jogo” mais ou menos imprevisto entre os autores, iniciado por um poema que ela mandou para William Amorim. O professor do IFMA também comenta a origem da obra. “Pediram para ela alguns poemas para uma exposição no Rio de Janeiro. Ela fez um poema e me mandou. Perguntou o que eu achava. Respondi com outro poema. Ela fez a metade de um poema e terminei. Ficou parecendo o jogo cama de gato, aquela brincadeira infantil”, diz o autor. Na brincadeira, um participante constrói uma armação com barbante preso às mãos e transporta a figura formada para as mãos de outra criança.

Inspiração

Grande parte dos poemas do livro lida com a imprevisibilidade, a sinuosidade, de um modo geral a esquivança dos gatos. O professor, que nunca havia se dedicado a escrever sobre gatos, concorda que estes sejam bichos “naturalmente” poéticos. “Os gatos sempre despertaram o interesse dos artistas, principalmente dos escritores. Eles não são animais óbvios, portam um ar de mistério. Eles não demandam amor, eles se fazem demandados por seus donos. Eles têm uma liberdade e uma elegância esplendorosas. Não é sem razão também que ao longo da história da humanidade eles tenham sido sempre muito controversos”, destaca. “Eu sempre tive e amei os cães. Minha paixão pelos gatos é mais recente”, expõe.

Sobre as ilustrações do livro, William Amorim comenta como foram produzidas. “Geraldo não é um ilustrador, mas um grande artista plástico. Insisti muito para que ele aceitasse o desafio e o resultado é esse aí que o público pode ver: uma rara harmonia entre texto e imagem num grau de beleza impensável. Quando os poemas estavam prontos, eu os enviei para ele. Em poucos dias ele nos surpreendeu com essas ilustrações que fazem jus aos poemas e, claro, aos gatos”, afirma.

Professor do Departamento de Letras do IFMA Campus São Luís-Monte Castelo, William Amorim é autor do livro “O amor em uma aprendizagem ou o livro dos prazeres: uma abordagem psicanalítica”, lançado este ano pela Penalux. É ainda coautor dos livros “Internautas: os chips reinventando o nosso dia a dia”, publicado em 2011 pela Melhoramentos, e “Clínica e estrutura”, editado pela Contracapa em 2014.

Roseana Murray é poeta e escritora com uma centena de livros publicados, voltados principalmente para a literatura infantil e juvenil. Boa parte dessas obras possui o Selo Altamente Recomendável para Criança. Já recebeu prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), da Academia Brasileira de Letras (ABL) e faz parte do Lista de Honra do IBBY (Conselho Internacional sobre Literatura para Jovens).

Serviço

O quê?

Lançamento do livro “Gatos”, de Roseana Murray e William Amorim

Quando?

Quinta-feira (8), às 19h30

Onde?

Livraria AMEI, no São Luís Shopping, em São Luís-MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.