Fotojornalismo

Um estudo sobre fotojornalismo

Pesquisador maranhense Diogo Azoubel apresenta livro mapeamento da produção nacional sobre o assunto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Capa do livro
Capa do livro (Capa do livro )

São Luís - “Narrativas Fotojornalísticas I: matizes, objetos, sujeitos”, assinado pelo professor maranhense Diogo Azoubel, é uma pesquisa o fotojornalismo brasileiro fruto do trabalho de mapeamento da produção nacional sobre o assunto e que acaba de entrar em pré-venda. “Muito tem sido investigado sobre esse objeto nos últimos anos, mas a prática de revisão aprofundada do trabalho dos colegas ainda não é tão difundida no campo da Comunicação”, explica Azoubel.

Segundo Diogo Azoubel, o modelo adotado para entender o tema é pautado justamente nessa revisão, com o intuito de radiografar os estudos desenvolvidos. “Além de evidenciar a pouca aderência a esse tipo de metodologia investigativa, esse livro é também uma forma de responder à sociedade sobre o que tem sido feito nas universidades”, conta.

Reflexões

Com prefácio assinado pela pesquisadora Dulcilia Schroeder Buitoni, livre-docente aposentada pela Universidade de São Paulo (USP) e referência para os estudos de imagem desde a década de 1980, o livro apresenta reflexões sobre como se estruturam as práticas em fotojornalismo, sobre de que formas e por quem são pensadas.

“O Nordeste, por exemplo, desponta como polo produtor de conhecimento, ainda que estados como Maranhão, Alagoas, Piauí e Sergipe não tenham sediado qualquer tipo de estudo nesse tema durante o período analisado”, revela.

Para a professora pesquisadora Monica Martinez, da Universidade de Sorocaba (Uniso) e presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), “Azoubel não apenas compila ou descreve as ocorrências do termo nas investigações gestadas pela comunidade científica, mas problematiza os diversos matizes da abordagem teórico-metodológica empregada na contemporaneidade”, indica no prefácio da obra.

Sobre as dificuldades de se fazer ciência no Brasil, Azoubel é enfático. “Precisamos ampliar os investimentos na área, especialmente nas Ciências Sociais e Humanas, que nos são necessárias à crítica e reformulação de modelos sociais improdutivos”.

Essa visão é compartilhada pelo professor-pesquisador Paulo César Boni, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), também uma referência nos estudos de fotografia e de fotojornalismo. “É salutar ver a Academia debruçar-se no levantamento quantitativo e estudo qualitativo do fotojornalismo, importante ferramenta de notícia, denúncia, documentação, preservação da memória e construção da história do país”.

Diogo Azoubel é professor, graduado em Letras pela Universidade Ceuma, em Rádio e TV e Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e especialista em Jornalismo Cultural na Contemporaneidade (UFMA). Além disso, tem MBA em Marketing Estratégico e Comunicação pela Universidade Gama Filho (UGF) e mestrado em Comunicação e Cultura (Uniso). Dedica-se à pesquisa do fotojornalismo há mais de uma década, atualmente no nível de Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Serviço

O que

Pré-lançamento do livro “Narrativas Fotojornalísticas I: matizes, objetos, sujeitos”, 1ª ed.

Como adquirir

Pelo site da Editora Letramento na Internet

Preço

R$ 39,90

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.