COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
MEU AMIGO, conterrâneo e compadre André Jardins, uma das grandes lideranças de Presidente Dutra, mudou de idade na segunda-feira 5 e, de toda parte, dispararam mensagens de felicitações ao aniversariante. Uma delas foi da ex-governadora Roseana Sarney que tem grande admiração e amizade pelo jovem vereador de minha cidade que é visto ao lado deste Repórter PH em recente evento social em São Luís
MEU AMIGO, conterrâneo e compadre André Jardins, uma das grandes lideranças de Presidente Dutra, mudou de idade na segunda-feira 5 e, de toda parte, dispararam mensagens de felicitações ao aniversariante. Uma delas foi da ex-governadora Roseana Sarney que tem grande admiração e amizade pelo jovem vereador de minha cidade que é visto ao lado deste Repórter PH em recente evento social em São Luís
TIETE de Zeca Pagodinho, o boa-praça Chicó Moraes não perdeu a chance de fazer uma foto ao lado do ídolo, antes do show de sábado no Multicenter Sebrae, orquestrado por seu irmão e empresário do show-business Mário Moraes, que dia 15 está trazendo Milton Nascimento e, quando setembro vier, Djavan
TIETE de Zeca Pagodinho, o boa-praça Chicó Moraes não perdeu a chance de fazer uma foto ao lado do ídolo, antes do show de sábado no Multicenter Sebrae, orquestrado por seu irmão e empresário do show-business Mário Moraes, que dia 15 está trazendo Milton Nascimento e, quando setembro vier, Djavan

Gatos em São Luís
Após o sucesso do lançamento nacional no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, chegou a vez de São Luís: o psicanalista e escritor William Amorim e a escritora e poeta carioca Roseana Murray realizam aqui o lançamento do seu novo livro Gatos (ed. Penalux), com ilustrações do artista plástico maranhense radicado em Londres, Geraldo Reis Frazão.
O lançamento será na Livraria Amei, do São Luís Shopping, nesta quinta-feira 8, às 19h, e será uma noite cheia de participações artísticas especiais.
Se apresentam durante o evento: Jorge Choairy – ator e DJ; Milla Camões – cantora; Jeff Soares – músico; e as atrizes Dandara Azevedo, Luna Gandra e Nicole Meireles.

Não à maconha
Li domingo no jornal Clarín, de Buenos Aires, uma entrevista com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, em que ele declara: “Se tivesse que proibir uma droga, seria a maconha porque destrói o cérebro.”
Terra acrescenta: “A dependência química é uma enfermidade do cérebro. Sobre isso os defensores da liberação das drogas não falam porque não sabem. O estímulo repetido da droga altera regiões do cérebro. (…) Com políticas que facilitem o acesso às drogas, haverá mais gente mentalmente enferma, que não poderá fazer nada mais do que se drogar.”
Observação do repórter Guido Nejamkis: “O espanhol fluente do ministro Terra tem acento argentino. Em sua juventude, viveu e exerceu a Medicina na cidade de Moreno, distante 45 quilômetros de Buenos Aires.”

Caito Maia na Ilha
O fundador da marca Chilli Beans, Caito Maia, estará em São Luís no dia 16 de setembro para falar de sua trajetória à frente da maior rede de óculos e acessórios da América Latina.
O evento, que ocorrerá no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, faz parte da programação de aniversário dos 15 anos da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão.

Bom senso
No Maranhão, como em quase todos os estados brasileiros, partidos têm encontrado resistências de candidatos com bom potencial para concorrer às prefeituras.
Alguns dizem que só aceitarão depois de conhecer as contas municipais com todos os detalhes. Não querem entrar em barco furado em nome da vaidade.
Outros acrescentam que não pretendem se transformar em mendigos de terno. Referem-se às idas a Brasília em busca de dinheiro nos ministérios.
Os prefeitos costumam ser recebidos por tecnocratas arrogantes que os tratam com desdém.

Fogo com labaredas
O ministro Gilmar Mendes recebeu os repórteres do Correio Braziliense com um tonel de gasolina em sua sala.
Bastou uma pergunta sobre Operação Lava-Jato para que acendesse o fósforo: “É uma organização criminosa para investigar pessoas. Seus integrantes causaram grandes danos por abuso de poder, criando um Estado paralelo.”
O barulho da declaração publicada domingo ecoa em todo o País.

Valorização da mulher
Presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMA, a desembargadora Angela Salazar abriu, ontem, no Fórum de São Luís, a IV Semana Estadual de Valorização da Mulher, com a realização do Seminário “Patriarcado e Gênero: Desconstruindo Paradigmas Jurídicos”, organizado pela Escola Superior da Magistratura. A programação reúne magistrados, promotores, servidores, defensores públicos, delegados, advogados, profissionais da Rede de Atendimento à Mulher, estudantes e demais parceiros do Sistema de Justiça.

TRIVIAL VARIADO

Novo ataque aos nossos bolsos: o Fundo Eleitoral irá de 1 bilhão e 700 milhões para 3 bilhões e 700 milhões, contemplando partidos cujo conteúdo soma nada com coisa nenhuma. A conta é tudo que nos sobra.

Dupla personalidade: a maior contradição dos tempos atuais é a China, que usa o capitalismo para manter o comunismo.

Uma das maiores mesas do almoço de domingo do restaurante Tasquinha, na Lagoa, tinha a presença charmosa de Lia e Fábio Silva, que comandam a Equipar e a Febracis São Luís.

Para quem não sabe, a Equipar é atualmente uma das mais completas empresas de locação de equipamentos de ponta para grandes eventos sociais, culturais e empresariais.

É grande a expectativa na sociedade de São Luís em torno da grande festa que Daniella e Alfredo Salim Duailibe Neto, o nosso querido Alfredinho, realizam no salão de eventos do Blue Tree Towers Hotel São Luís, para comemorar os 15 anos de sua filha Beatriz.

Em tempo: o traje pedido para a festa, que será realizada a partir das 21h30 do dia 10 de agosto, é Passeio Completo.

As Parcerias Público Privadas têm sido apontadas como a panaceia para todos os problemas. O que os governos não podem desconhecer: empresário não põe dinheiro em negócios nos quais existam fortes riscos e lucros reduzidos.
Tem mais: como as críticas aos empreendedores da iniciativa privada costumam ser frequentes, muitos ficam refratários. Políticos e parcela da opinião pública acreditam que as PPPs possam envolver benemerência. Grande engano.

Continua de vento em popa em Portugal a produção do filme luso-brasileiro “Iolanda… mais que uma canção”, do cineasta maranhense Luiz Mário Oliveira, que tem o apoio da Universidade Lusófono e como protagonista, a cantora Yolanda Soares.

Luiz Mário, a propósito, acaba de fazer o Caminho de Santiago e aproveitou a aventura com viés religioso para produzir um documentário que terá lançamento, brevemente, na Europa.

DE RELANCE

O Crime da Baronesa
Nessa sexta-feira, 8, acontece mais um evento do ciclo de palestras alusivo à obra do romancista Josué Montello, Os Tambores de São Luís. A programação faz parte do lançamento da edição especial da obra Montelliana; e acontece semanalmente ao longo do mês de agosto. A palestra desta semana será proferida por Alexandre Lago sobre “O Caso do Crime da Baronesa que Tornou Célebre o Promotor Celso Magalhães”. Está marcada para as 15h, na Casa de Cultura Josué Montello, na Rua das Hortas, com mediação da jornalista Talita Guimarães.

Jogado fora
Está se completando um ano da divulgação de levantamento realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. O resultado mostrou que, de 2009 até a metade de 2018, estão paradas 2 mil e 555 grandes obras no País. O setor mais afetado é o da educação, com 21,3 por cento do total. O estudo da Associação levou em consideração apenas as obras orçadas em mais de 1 milhão e 500 mil reais. A conclusão é de que o número sobe quando juntadas as construções menores, como pequenas creches. Não se leu ou ouviu alguma reação ao descalabro.

Sinal de Alerta
Está disponível uma ferramenta online que mapeia a ocorrência de trabalho infantil no Brasil, utilizando dados de órgãos públicos. Desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho,
a plataforma Observatório da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil traz dados sobre a prática em Estados e municípios, como a quantidade de crianças e adolescentes que
trabalham, números de acidentes e em quais atividades eles são mais frequentes.

Sinal de Alerta 2
Dados do IBGE, censo agropecuário de 2017 e Prova Brasil 2017 estão entre as fontes de informação do site, que pode ser acessado em: bit.ly/obstrabinfantil. A legislação nacional estabelece que o trabalho infantil é proibido até os 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

Entre o avanço e o recuo
“O imperador Vespasiano perguntou a Apolônio, qual a causa principal da ruína de Nero”. O sábio respondeu: “Nero sabia tocar harpa e afiná-la, mas no governo acontecia de apertar demais ou de menos cavilhas e as cordas”. A lembrança sobre fato ocorrido no ano 70 da Era Cristã é do professor e cientista político Gaudêncio Torquato. Conclusão: nada corrói mais um governo do que a ideia de apertar muito certas áreas da administração e deixar outras relaxadas.

Contas abertas
Uma das cláusulas do Plano de Recuperação Fiscal prevê: a Controladoria Geral da União terá acesso irrestrito aos sistemas de controle das finanças dos governos estaduais. A Republica Federativa será substituída pela República Centralizadora. Um FMI de outros tempos.

Inconformados
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem apoio da Assembleia Legislativa para não aprovar o Plano de Recuperação Fiscal. Rejeitam o crescimento que consideram espantoso da dívida do Estado com a suspensão dos pagamentos ao longo de seis anos. Partem para elaboração de uma nova proposta à União.

Para escrever na pedra:
“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”. De Dalai Lama.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.