Eleições 2020

Na reabertura dos trabalhos, Assembleia aprova homenagem a Roberto Veloso

proposta de homenagem, de autoria do deputado Marco Aurélio (PCdoB), foi aprovada por unanimidade dos deputados presentes à sessão.

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
(Roberto Veloso)

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou ontem, na reabertura dos trabalhos após o recesso parlamentar, a concessão de “Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman” ao juiz federal Roberto Veloso.

A proposta de homenagem, de autoria do deputado Marco Aurélio (PCdoB), foi aprovada por unanimidades dos deputados presentes à sessão.

Piauiense radicado no Maranhão, o magistrado tem sido apontado como provável outsider nas eleições de 2020 pela Prefeitura de São Luís.

A aliados, ele já informou que, para isso, deve se aposentar da magistratura em setembro deste ano e, por isso mesmo, começa a despertar interesse de partidos políticos que desejam entrar na disputa majoritária na capital.

O primeiro a demonstrar-se interessado na filiação do magistrado – ex-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil -, foi o PSL, do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Comandada no Maranhão pelo vereador Chico Carvalho, a sigla já fez um convite oficial ao juiz, acreditando que ele pode mesmo optar por uma aposentadoria até o fim deste ano.

Outra legenda que anda de olho no possível abandono da toga por parte de Veloso é o Partido Novo. Ainda no primeiro semestre, o líder da agremiação partidária em São Luís, Darci Fontes, disparou um texto à imprensa convidando o magistrado a juntar-se à sigla.

Segundo ele, Veloso tem competência em gestão pública e pode representar uma candidatura diferente da política tradicional.

“Quando ele finalizar o ciclo na magistratura e decidir dar a sua contribuição na política, o receberemos para acoplarmos as engrenagens e seguir o processo natural de filiação, seletivo e candidatura”, afirma Darci Fontes.

Quem sabe – Há pouco mais de um mês, o jornalista e escritor Benedito Buzar, que assina a coluna Roda Viva, em O Estado, revelou a primeira manifestação pública do juiz sobre uma possível candidatura.

Ele contou uma rápida conversa que teve com o pré-candidato. Sobre o projeto, o magistrado não disse que será, nem que não será candidato.

“Deus é quem sabe”, respondeu, quando perguntado por Buzar.

Ainda indefinido quanto ao seu futuro partidário, Veloso parece já ter tomado menos uma decisão: pretende mesmo deixar a toga para ser candidato a prefeito de São Luís em 2020. E mais: no seu projeto, segundo pessoas próximas, quer apresentar-se como “o candidato do Sérgio Moro”, atual ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.