Intercâmbio cultural

Cultura maranhense em terras europeias

Companhia Barrica representará o Brasil em festivais na Hungria e Suíça; uma caravana formada por 33 artistas embarca na noite de hoje com destino à Europa, levando na bagagem as tradições folclóricas maranhenses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Bailarinos da Companhia Barrica apresentando-se na Turquia, em uma de suas viagens internacionais
Bailarinos da Companhia Barrica apresentando-se na Turquia, em uma de suas viagens internacionais (Companhia Barrica )

São Luís - A Companhia Barrica representará o Brasil em dois festivais internacionais, ambos sem fins lucrativos. Uma caravana formada por 33 pessoas, entre bailarinos, músicos, cantores e produtores, embarca hoje à noite com destino à Europa, para apresentações na Áustria e na Suíça. Os artistas farão uma conexão em Fortaleza (CE), primeiramente, e, em seguida, voarão rumo à França.

A primeira parada dos maranhenses será no “XXIV Royal Days International Folk Dance Festival de Székesfehérvar”, na Hungria, onde se apresentarão, de 9 a 15 de agosto, em uma cidade distante 80 km da capital, Budapeste. O festival contará também com representantes do Canadá, Colômbia, Indonésia, Macedônia, Eslováquia, Taiwan, Turquia e Hungria.

Depois, dia 16, por via terrestre, seguirão para o próximo destino, com uma parada em Viena, na Áustria. Em Friburgo, na Suíça, a delegação brasileira se apresentará no “45° Rencontres de Folklore Internationales de Fribourg – RFI”, de 17 a 25, ao lado de grupos da Argélia, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Nepal, Rússia, Colômbia, Itália, Uganda e Suíça.

A equipe terá no comando o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão, e o diretor da Federação Brasileira de Arte Popular, Régis Bastian, do Rio Grande do Sul, que escolheu o grupo maranhense para representar, com exclusividade, as tradições folclóricas brasileiras na Europa.

A viagem conta com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de São Luís e, também, de empresas e instituições. Segundo José Pereira Godão, esta será a mais arrojada produção do grupo em termos de viagem internacional, principalmente graças aos apoios concedidos, os quais garantirão a tranquilidade, a segurança e o conforto dos artistas. O grupo conta, inclusive, com seguro viagem.

“Agradecemos, de coração, a todos aqueles que nos apoiam nesta empreitada cultural, que será extremamente valiosa para o Maranhão e para o Brasil. Esta é a 18a viagem internacional da Companhia Barrica, sendo a primeira com destino a esses dois países. Nós estamos ansiosos e daremos o nosso melhor para mostrar a força da cultura brasileira e o encanto dos ritmos e das danãs genuinamente maranhenses”, disse Godão.

Culinária - Nas duas oportunidades, a delegação brasileira participará ainda de mostras culinárias, apresentando pratos maranhenses, a serem preparados pelo cantor Roberto Brandão e pelo compositor Wellington Reis. Para tal, leva camarão seco, mandioca, catuaba, Guaraná Jesus, entre outros itens. No total, a Companhia Barrica apresentará três montagens artísticas. Além do musical do Bicho Terra, representando o Carnaval brasileiro, mostrará os ritmos juninos, dando uma ideia das tradições nordestinas brasileiras, e o espetáculo “Maranhão de Festejos”.

Na bagagem, o grupo também leva figurinos de caboclos de pena, rajados, cazumbás, tapuias, vaqueiros, o boi de veludo, do Bicho Terra e a indumentária do Boi Barrica. Entre os instrumentos, pandeirões, tambor grande, retintas, tamboritos, caixas do Divino, matracas, maracás (que também serão distribuídos como brindes para a plateia), livros, folderes, CDs e DVDs.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.