Barbárie

Chega a 30 os casos de feminicídios este ano no Maranhão

Último crime ocorreu nesta segunda-feira, em uma quitinete, na Forquilha; uma mulher também foi morta em Turilândia este mês; criminosos foram presos

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Evanessa Rocha Brito que foi morta pelo companheiro Vamilson Silva Serra
Evanessa Rocha Brito que foi morta pelo companheiro Vamilson Silva Serra (casal)

SÂO LUÍS - Mais um caso de feminicídio registrado no Maranhão, o 30º este ano segundo dados do Departamento de Feminicídio, órgão da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP). Somente neste mês já ocorreram dois casos e uma tentativa. O último crime ocorreu na manhã desta segunda-feira, 5, tendo como vítima Evanessa Rocha Brito, de 28 anos.

A polícia informou que ela vivia com Vanilson Silva Serra, de 26 anos, em uma quitinete, localizada no bairro da Forquilha.

Gardênia, que era amiga da vítima, disse que o casal tinha ido a uma festa, na noite do último domingo, e retornaram durante madrugada. Pela manhã, a amiga encontrou Vanessa Rocha na quitinete onde o casal morava, com perfurações no pescoço e o acusado ensanguentado, com ferimentos.

Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e ao chegarem constataram a morte de Evanessa Rocha. O corpo dela foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para a autópsia.

A polícia também foi informada sobre o caso e prendeu Vanilson Silva Serra em flagrante. O detido foi levado primeiramente para o Hospital Municipal Socorrão II, e depois de medicado foi apresentado na Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), na Beira-Mar. A delegada Viviane Fontenelle, chefe do Departamento de Feminicídio, informou que o detido confessou a autoria do crime e depois e de autuado foi levado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Outra ocorrência

A polícia havia registrado outro caso de feminicídio no povoado Guajará, zona rural de Turilândia, no 1º deste mês. A vítima foi Maria Joaquina Rodrigues, de 33 anos e o principal suspeito é Jeremias Silva de Jesus, o Jereba, de 33 anos, que foi preso em flagrante.

O caso está sendo investigado pela delegacia regional de Pinheiro, coordenada pelo delegado Oséas Ferreira. De acordo com a polícia, Jereba declarou que teria cometido o crime devido a vítima ter desferido um tapa em seu rosto. Ela foi morta a golpes de faca. Segundo a polícia, há suspeita de a mulher ter sofrido violência sexual.

Tentativa de feminicídio

Já na cidade de Imperatriz, no bairro Bacuri, uma adolescente de 16 anos, foi baleada na perna na frente do filho de quatro meses. A polícia informou que o autor do disparo foi o seu ex-marido, Márcio Pereira Ferreira, o Popó, de 29 anos.

O casal teve um relacionamento de mais de um ano e estava separado há pouco menos de 30 dias. Popó não aceitava o fim do relacionamento e teria dito a amigos que pretendia matar a ex-companheira.

Na tarde de quinta-feira, 1º, ao encontrar a ex-companheira, ele resolveu cumprir a promessa e disparou vários tiros contra ela e fugiu em um veículo Gol preto. Guarnições da Polícia Militar foram acionadas e conseguiram prender o acusado nas imediações do bairro Bacuri. A vítima foi atingida na perna esquerda e foi levada para o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI).

Número

30

casos de feminicídio já ocorreram este ano no Maranhão, dois somente este mês; ano passado, em 12 meses, foram registradas 45 ocorrências e expectativa é de que este ano supere o anterior

Entenda

Casos ocorridos este mês no estado

Imperatriz: Dia 1º, uma adolescente, de 16 anos, foi baleada na perna na frente do filho de quatro meses menor de idade, pelo marido;

Turilândia: Dia 1º, Maria Joaquina Rodrigues foi morta a golpes de faca desferidos por Jeremias Silva de Jesus;

São Luís: Dia 5, na Forquilha, na capital, Evanessa Rocha Brito foi assassinada a golpes de faca pelo companheiro, Vanilson Silva Serra, de 26 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.