Dia dos Pais

Rua Grande tem domingo com pouco movimento

Faltando uma semana para o Dia dos Pais, poucas lojas abriram as portas ontem e o movimento de consumidores foi praticamente inexistente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Fluxo de consumidores foi baixo na Rua Grande no domingo
Fluxo de consumidores foi baixo na Rua Grande no domingo (Rua Grande )

São Luís - Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito nas 27 capitais brasileiras constatou que 67% dos consumidores pretendem ir às compras em razão do Dia dos Pais. Em São Luís, no entanto, faltando uma semana para a data (11 de agosto), ainda é inexpressivo o movimento de consumidores na Rua Grande, maior centro de comércio popular da capital.

Ontem, poucas lojas abriram as portas e a via estava praticamente vazia. Jéssica Amorim, que caminhava pela Rua Grande, disse que ficou surpresa, pois achava que o comércio estaria movimentado. “Não entendi! Geralmente um fim de semana antes de uma data importante como essa a gente vê as lojas abertas, as pessoas comprando, para aproveitar as promoções, entre outras coisas, mas aqui está um velório”, disse.

Apesar do quadro, recente levantamento realizado pela Fecomércio/MA revelou que o nível de intenção de consumo dos ludovicenses está +2,4% maior do que no mesmo período do ano passado. Com isso, conforme a avaliação, esse resultado deverá influenciar positivamente as vendas para o Dia dos Pais. Um dos fatores que impulsionaram o crescimento da predisposição para o consumo foi a percepção dos ludovicenses quanto à situação no emprego atual, que melhorou +4,8% em relação ao ano passado.

Trabalho
Esse otimismo está vinculado ao saldo de 4.131 novos postos de trabalho com carteira assinada, criados na capital maranhense durante o primeiro semestre deste ano. Outro indicador que apresentou melhora na comparação anual, segundo o levantamento da Fecomércio/MA, foi a percepção dos consumidores quanto à facilidade de obtenção de crédito, que avançou +14,7% entre julho de 2018 e o mesmo mês deste ano.

No Brasil, o Dia dos Pais é o quinto melhor faturamento do varejo no ano, atrás do Natal, Dia das Mães, dos Namorados e da Criança. Apesar de tudo, a data tem conquistado, a cada ano, mais importância no calendário comemorativo do varejo, tornando-se um dia potencialmente significativo para o comércio. Conforme a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, quatro em cada dez (38%) consumidores pretendem realizar suas compras nos shoppings.

Enquanto isso, 27% planejam adquirir os produtos na internet, 19% em shoppings populares e 17% em lojas de bairro. Os principais fatores que influenciam os consumidores na escolha do local de compra são o preço (52%), a qualidade dos produtos (40%), os descontos e promoções (40%) e a diversidade de produtos (29%). l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.