COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
EM TORNO DA escritora Ceres Costa Fernandes, após a sua brilhante conferência sobre Saramago na SVT FACULDADE que reuniu uma seleta plateia na tarde de sexta-feira no auditório daquela instituição: Silvânia Tamer, Nazaré Leite, Clóres Holanda Silva e Cristiane Maia Lago.
EM TORNO DA escritora Ceres Costa Fernandes, após a sua brilhante conferência sobre Saramago na SVT FACULDADE que reuniu uma seleta plateia na tarde de sexta-feira no auditório daquela instituição: Silvânia Tamer, Nazaré Leite, Clóres Holanda Silva e Cristiane Maia Lago.
MARANHENSES que recentemente apresentaram importantes trabalhos acadêmicos por ocasião do V Congresso Internacional “Dimensões de Direitos Humanos” realizado na Universidade Portucalense: Glória Aquino, Ana Luiza Almeida Ferro e Sergio Victor Tamer.
MARANHENSES que recentemente apresentaram importantes trabalhos acadêmicos por ocasião do V Congresso Internacional “Dimensões de Direitos Humanos” realizado na Universidade Portucalense: Glória Aquino, Ana Luiza Almeida Ferro e Sergio Victor Tamer.

Involução
O Tribunal de Justiça da Bahia aprovou semana passada o fechamento de 16 comarcas.
A Receita Federal já anunciou a intenção de trancar agências que tenham menos de cinco funcionários.
E corre forte pelo interior afora a intenção do Banco do Brasil de fechar agências.
Seria uma involução na prestação de serviços? Esta é a sensação que políticos de todos os cantos e matizes, de vereadores a deputados federais e estaduais passam.

Consórcio
O Consórcio do Nordeste, sacramentado em Salvador pelos governadores nordestinos, serviu também para expor outro tipo de discriminação que essa sofrida banda do País enfrenta, a midiática, das redes nacionais de televisão.
Veja você. Se o Sampaio Correia ou outro clube maranhense estiver jogando com Flamengo ou Corinthians, por exemplo, com transmissão em rede nacional, num daqueles dias excepcionais, em que o maranhense dá as cartas em campo, fica nítido que o narrador tem lado.
Não é o time de cá que joga bem. É o de lá que está mal.

Consórcio 2
Esta visão caolha, tipo colonialista, que só enxerga de cima para baixo, tão nítida no futebol, também se dá noutros campos, inclusive na política, é óbvio.
O Consórcio do Nordeste, lançado pelos mandatários nordestinos, homens que têm a chave do cofre e a caneta para direcionar o dinheiro, é uma revolução na administração pública.
Foi citado como exemplo que antes cada hospital da rede pública fazia suas compras isoladamente.
Só por unificar a fonte compradora, a redução de preços de aparelhos hospitalares e remédios caiu 50%.

Consórcio 3
Óbvio que tal modelo, a conjugação de esforços para a atração de investimentos, significa um enorme passo à frente.
Num país de dimensão continental como o Brasil, estados com características e interesses afins se unirem num mesmo objetivo.
Mas a mídia sulista, nem tchum. Não veio de lá…

Novas urnas
O TSE abriu edital para a compra de 180 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições do próximo ano.
As propostas serão abertas 9 de setembro.
E mais uma vez reabre a polêmica nas redes sociais: por que hackers invadem até o celular de Sérgio Moro e se diz que as urnas eletrônicas são tão seguras?

Morreu Toninho Mariutti
Foi enterrado ontem em São Paulo um dos banqueteiros mais famosos do país, Toninho Mariutti, que morreu na tarde de sábado e era conhecido por estar sempre às voltas com festanças de ricos e famosos. Ele figurava na elite dos banqueteiros brasileiros, entre nomes como Andrea Fasano e Charlô Whately. Toninho tinha entre suas clientes no Maranhão a ex-governadora Roseana Sarney, para quem preparou muitas vezes pratos deliciosos servidos nas festas realizadas na residência dela.

TRIVIAL VARIADO
De volta à Ilha, após quase um mês cursando mais um módulo do mestrado em Comunicação em Lisboa, o jornalista Félix Alberto Lima foi surpreendido por um artigo do crítico literário Jotabê Medeiros, publicado na revista “Carta Capital” que está chegando às bancas.

Jotabê elege o livro “Filarmônica para fones de ouvido”, de Félix, como “uma das melhores boas novas da poesia brasileira desde a vitória do cearense Mailson Furtado no Prêmio Jabuti de 2019”. E por aí vai… com elogios a perder de vista.

O fim de semana foi altamente competitivo na Faculdade de Negócios Faene. Os alunos do MBA em Gestão de Processos realizaram o Business Game, jogo eletrônico de simulação usado como ferramenta educacional para treinamento em gestão.

Tome nota: a queda de 0,6% na produção industrial de junho, em relação ao mês anterior, anunciada no fim de semana pelo IBGE, reforça o temor de que o Brasil volte a entrar em recessão técnica (dois trimestres seguidos de recuo no PIB).

No capítulo: técnicos interpretam que os dados da produção industrial confirmam a perspectiva de PIB negativo entre abril e junho, ainda que muito discreto. Projeta recuo de 0,1% no segundo trimestre.

Botão de Pânico é o nome que o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, deu para os casos de vazio de médicos no período da transição de um programa para o outro. Para aquele município que ficar sem o profissional, o ministério vai utilizar um edital antigo do Mais Médicos para cobrir a vaga.

Tarde prestigiada ontem, no almoço superconcorrido do restaurante italiano Tasquinha, na Lagoa. Foram vistos por lá, José Nilson e Stela Maris Maciel com toda a família, Lou e Cidinho Marques, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite e o blogueiro Gilberto Léda e Luciane, entre outros.

DE RELANCE

Liderança Estratégica
Vem aí o treinamento “Formação Liderança Estratégica Positiva”, que será ministrado por Luciana Moreira, mastercoach especializada em Gestão de Pessoas e Inteligência Positiva, no período de 31 de agosto a 1º de setembro, na sede da Fiema, na Cohama. Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva revela que 56% dos trabalhadores com carteira assinada estão insatisfeitos com seu emprego e que trocariam de lugar na busca de mais alegria no trabalho.

Liderança Estratégica 2
Apenas um terço dos entrevistados pela entidade se declarou satisfeito de modo geral. O mesmo levantamento afirma que 90% dos entrevistados acreditam que o reconhecimento é válido, não só por meio de aumento de salário ou de benefícios, mas também por elogios, homenagens e até mesmo brindes como insígnias e medalhas.

Nordeste mais forte
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves participou no fim de semana, em Fortaleza, da 21ª Reunião da Associação Nordeste Forte, qu e foi presidida por Amaro Sales (presidente da Associação Nordeste Forte e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte-FIERN) e contou com a participação dos senadores Tasso Jereissati (CE) e Armando Monteiro (PE), ex-presidente da CNI, entre outras autoridades.

Nordeste mais forte 2
Na pauta da 21ª Reunião, temas atuais relacionados ao Nordeste, como a nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), em especial o plano do nordeste e o papel da indústria no PNDR, a reforma tributária, a continuidade dos benefícios fiscais e o Brasil nos tempos atuais.

Vai demorar
A expectativa é de que o déficit da Previdência Social este ano atinja 312 bilhões e 400 milhões de reais. Número e consequências que os mais hábeis oradores ou ardilosos demagogos não conseguem ocultar. Dá a certeza de que a reforma será aprovada com facilidade em 2º turno na Câmara dos Deputados e, logo depois, pelo Senado. Porém, os efeitos das mudanças surgirão apenas dentro de, no mínimo, oito anos. Tempo em que o rombo continuará aumentando.

Silêncio diante do crime
O que os gestores públicos ficam devendo à população é o histórico dos saques da Previdência Social, nunca devolvidos. Está tudo registrado nos arquivos. Valor que hoje representaria uma das maiores reservas do mundo para o pagamento de aposentadorias e pensões dignas aos contribuintes da iniciativa privada.

É um carrossel
Estudiosos ficam impressionados com mudanças tão frequentes no Código Eleitoral Brasileiro, o que não ocorre em países desenvolvidos. A cada dois anos, vê-se uma bagunça de leis e resoluções. Na sequência, são tantas as consultas que as eleições acabam precisando mais de advogados do que de eleitores.

Resistem
Quando o ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que “o equilíbrio orçamentário constitui pressuposto básico para a estabilidade da Economia”, não é entendido pela porção perdulária dos gestores públicos. Parece estar falando a língua sânscrita, da Índia; silbo gomero, das Ilhas Canárias; xhosa, de interior da África do Sul, ou pirahã, de uma tribo com 350 indígenas da selva amazônica.

Para escrever na pedra:
“A cada minuto que passamos com raiva, perdemos sessenta segundos felizes”. De Ralph Waldo Emerson.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.