Arte

Resistência artística ao pôr do sol

Luiz Pazzini e Wagner Heineck estreiam, neste sábado, o projeto "Leituras dramáticas: resistência urgente"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Luiz Pazzini é um dos atores do projeto
Luiz Pazzini é um dos atores do projeto (Luiz Pazzini)

SÃO LUÍS- Os atores Luiz Pazzini e Wagner Heineck estreiam, neste fim de semana, o projeto “Leituras dramáticas: resistência urgente”. O evento acontece neste sábado, 3, às 16h, no Quintal Cultural do Casa D’Arte Centro de Cultura (Raposa).

O projeto “Leituras Dramáticas: resistência urgente” é uma iniciativa dos atores Luiz Pazzini e Wagner Heineck,como uma forma de somar energias teatrais. Para isso, foram selecionados dois textos emblemáticos: “Novas diretrizes em tempo de paz”, de Bosco Brasil, e “Audiências da comissão sobre atividades antiamericanas da câmara”, de Bertolt Brecht. O primeiro aborda o problema da imigração e o processo de deportação no Brasil e o segundo a expulsão de Brecht dos Estados Unidos que foi acusado de ser um autor comunista.

Sobre os atores
Luiz Pazzini mora no Maranhão há 20 anos. Ele nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Severínia. Cursou Artes Dramáticas na Universidade de São Paulo (USP). Quando jovem gostava de declamar a poesia do poeta maranhense Gonçalves Dias, Canção do Exílio. E foi nas terras onde há palmeiras e sabiás que Pazzini decidiu lecionar sua maior paixão, o Teatro. É professor aposentado do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão (1992 a 2018).

Em 2010, começou a pesquisar sobre a memória da Balaiada, que aconteceu no Maranhão entre os anos de 1838 a 1841. “Negro Cosme em Movimento” realizou apresentações nas cidades-estações da revolta, Nina Rodrigues, Caxias e Itapecuru-Mirim.

Já Wagner Heineck é ator e produtor cultural, nascido em São Paulo e radicado em São Luis/MA há 15 anos, iniciou sua carreira artística em 1990 no grupo “Os Petalógicos” sob a direção de Jair de Assumpção, depois passando por diversos grupos teatrais, com renomados diretores, como Renato Borgui e Ricardo Karman. Entre seus trabalhos, destacam-se: curso de interpretação para cinema com Fátima Toledo; participação no Simpósio de Jerzey Grotowski e Thomas Richards em sua vinda ao Brasil; sua indicação a Diretor revelação no Mapa Cultural Paulista em 1998 dirigindo “O Grito”; atuação no espetáculo “Uma estação no silêncio” (premiado no FESTA 42 – Festival Santista de Teatro/2000) em Santos/SP; direção e iluminação do espetáculo “Dorotéia – uma farsa irresponsável” (Premio Myriam Muniz de montagem - Funarte/2006) em São Luís/MA; iluminação do espetáculo de dança “Bull Dancing” (Prêmio Klauss Vianna de circulação – Funarte/2007) em Teresina/PI. Em 2006 é nomeado Diretor do Teatro Alcione Nazareth em São Luis/MA; foi um dos fundadores da Semana do Teatro no Maranhão e produtor das três primeiras edições da Mostra SESC Guajajara de Artes. Em 2009 dirigiu o Departamento Municipal de Cultura de Juquiá-SP.

Em 2011, 2012 e 2014 foi Coordenador Técnico do Conexão Dança em São Luis. Há 17 anos atua, esporadicamente, seu solo performático "Rambô", inspirado no poeta francês Arthur Rimbaud e no também poeta e ex-vocalista da banda de rock The Doors, Jim Morrison. Desde 2014 é Produtor Cultural do Casa d’Arte Centro de Cultura, em Raposa-MA. Em 2017 participou de um intercâmbio cultural, em Lima, Peru, através de convênio firmado entre a Embaixada Brasileira em Lima e Casa d’Arte Centro de Cultura/Instituto Maranhão Sustentável, ao qual assumiu o cargo de Coordenador de Cultura no Centro Cultural Brasil-Peru (CCBP), em Lima, durante 4 meses.

SERVIÇO

O quê

“Leituras dramáticas: resistência urgente”

Quando

Sábado, às 16h

Onde

Casa d´Arte Centro de Cultura. Rua do Farol do Araçagy, nº 09 – Raposa / MA

(Rua em frente à clínica Ruy Palhano).

ENTRADA FRANCA – Contribuição voluntária (contribua com o que quiser ou puder).

Informações: www.casadarte.art.br / (98) 98160-9188 / 99974-9366

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.